
A Guiné-Bissau perdeu esta terça-feira, 18 de julho de 2023, por 3 – 2 contra o Benim, na segunda mão da eliminatória para os jogos Olímpicos Paris 2024 e ficou afastada da corrida para esta competição, a ser disputada em França no próximo ano.
No jogo disputado no estádio Amizade general MathieuKérékou, a seleção feminina olímpica guineense, orientada pelo mister Dominguinho Fernandes, precisava vencer o jogo para manter vivo o sonho de se chegar pela primeira vez aos jogos Olímpicos, depois de ter empatado por duas bolas em Bissau no jogo da primeira mão.
As pupilas do mister Dominguinho começaram muito bem a partida, logo nos primeiros minutos, por intermédio de Fatumata Silla Sissé, mas quando se esperava que a equipa se galvanizasse, aos 23 minutos a seleção feminina do Benim igualou o marcador por intermédio de Léa Fachinan.
Aos 29 minutos, a seleção do Benim ampliou o resultado, através de um livre cobrado por Aude Gbedjissi. Mesmo com esta desvantagem, a Guiné-Bissau mantinha a esperança de igualar a partida, antes do fim dos primeiros 45 minutos. Aos 39 minutos, Yolande Gnammi deitou por terra o sonho dos guineenses ao marcar o terceiro golo da sua seleção, fechando o placar do primeiro tempo por 3-1, a favor do Benim.
A segunda parte foi equilibrada com a turma nacional a criar perigos na baliza do adversário. Aos 83 minutos, através de um livre, Itcha Gomes reduziu a desvantagem por 3- 2.
As jogadoras precisavam de marcar golos para superar a eliminatória. Por isso, criaram perigos que não resultaram em nada e que lhes possam fazer chegar ao empate para manter vivo o sonho de o país chegar aos jogos Olímpicos Paris 2024, mas não teve sorte, foi a seleção do Benim que conseguiu assegurar o resultado do jogo.
Por: Tiago Seide
Foto: Aliu Baldé, cortesia