A segunda vice-presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Adja Satu Camará, disse esta quinta-feira, 27 de julho de 2023, que o povo guineense espera uma elevada responsabilidade e compromisso dos deputados da décima primeira legislatura para que o país encontre os caminhos da paz e da estabilidade.
Ao presidir o ato da tomada de posse de novos deputados, Satu Camará instou os novos parlamentares a trabalharem de mãos dadas, a todos os níveis, para a construção do país, concretizando o espírito de estabilidade na pátria de Amílcar Cabral.
Satu Camará lamentou a queda registada no capítulo de igualdade de género na ANP em comparação a outros países que, segundo disse, estão a progredir nessa matéria e lembrou que no universo de 102 deputados, a nova legislatura vai contar apenas com 10 mulheres.
“Registrou-se uma queda da promoção da igualdade de género. Na presente legislatura, no universo de 102 deputados, foram eleitas apenas 10 mulheres, um número inferior a da décima legislatura (12)”, disse, lamentando o não cumprimento da lei da paridade, aprovada pelos deputados partidos representados na ANP na nona legislatura.
Por fim, Satu Camará espera um bom senso e engajamento de todos a bem da nação.
Por: Tiago Seide e Aguinaldo Ampa
Foto: Marcelo Na Ritche