Senegal: GOVERNO EXTINGUE O PARTIDO PASTEF DE OUSMANE SONKO

O governo senegalês, através do ministério do Interior, extinguiu esta segunda-feira, 31 de julho de 2023, os Patriotas do Senegal  pelo Trabalho, Ética e Fraternidade (PASTEF).

O documento que extinguiu o partido liderado por Ousmane Sonko foi assinado pelo ministro do Interior, Antoine Felix Diome, no qual justifica que os “patriotas” criam perturbações da ordem pública e que os mais recentes casos que ocorreram na primeira semana de junho deste ano causaram mortes de pessoas, após as situações semelhantes registadas em março de 2021.

“O partido político PASTEF, por meio de seus líderes e autoridades, tem convocado com frequência seus simpatizantes para movimentos insurrecional, que teve consequências graves incluindo inúmeras perdas de vidas humanas, muitos feridos, além de saques e saques de bens públicos e propriedades privadas”, lê-se no documento consultado pelo O Democrata.

“Na sequência destes factos que constituem uma violação grave e permanente das obrigações dos partidos políticos e de acordo com o disposto no artigo 4.° da Constituição e no artigo 4.° da Lei n.° 81-17 de 06 de Maio de 1981 relativa partidos políticos, alterado pela Lei n° 89-36, de 12 de outubro de 1989, o partido político PASTEF é extinto pelo Decreto n° 2.023-1.407, de 31 de julho de 2023”, informou o decreto.

O documento consultado pelo O Democrata informa ainda que o património dos “patriotas” será liquidado nos termos das disposições legais e regulamentares em vigor.

Refira-se que o líder do PASTEF, Ousmane Sonko, foi indiciado hoje pela justiça pela prática de oito crimes cometidos desde 2021, nomeadamente: “Convocação à insurreição, associação de criminosos, ataque à segurança do Estado, conspiração contra a autoridade do Estado, ato e manobra para comprometer a segurança pública e criar graves distúrbios políticos, associação de criminosos em conexão com uma empresa terrorista, mas também por roubo” e foi formalmente detido.

Segundo a imprensa local, Sonko iniciou a greve de fome, apelando à população para se “manter de pé” e “resistir”.

Por: Redação 

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *