A seleção de futebol feminino da Guiné-Bissau (sub-20), que participa pela primeira vez na fase de qualificação africana para o Campeonato do Mundo da categoria, conseguiu um importante triunfo na primeira eliminatória desta competição mundial.
O mundial da seleção feminina de sub’20 vai ser realizado em 2024, num país a ser indicado posteriormente pela FIFA.
A seleção feminina deslocou-se até a Lomé, capital do Togo, onde venceu a seleção local por 3-1 no domingo, 03 de setembro, numa partida da primeira mão entre as duas seleções da África Ocidental, segundo à imprensa desportiva do Togo, como também do Gabinete de Informação da Federação de Futebol da Guiné-Bissau(FFGB), consultadas pelo Jornal O Democrata.
Na partida realizada no Estádio de Kégué em Lomé, foi a seleção da casa que entrou melhor e conseguiu abrir o marcador aos 40 minutos do jogo, através daTatiana Kayaba, dando vantagem a seleção do Togo.
Com esse golo nos minutos finais da primeira parte, a seleção togolesa terminou a primeira parte a frente do marcador.
Já na segunda parte, a seleção da Guiné-Bissau entrou com outra postura e conseguiu dominar a partida. A equipa nacional equilibrou o jogo e de seguida procurou igualar o marcador. Aos 61 minutos do jogo, a Guiné Bissau empatou através da Fidélia da Costa.
Com o placar a assinalar um empate a uma bola, a Guiné-Bissau assumiu o controlo do jogo e silenciou a bancada dominada pelos adeptos da seleção local. E depois marcou o segundo golo através da imparável atacante, Fidélia da Costa, na transformação de um livre na zona frontal, deixando a guarda redes sem hipóteses de defesa.
Já no tempo extra da partida, aos em 90 + 6 minutos, a Guiné-Bissau fez o seu terceiro golo, através de Cumba Camará, fixando o resultado final em 3-1.
Desta forma, basta a Guiné-Bissau um empate na derradeira partida da segunda mão da primeira eliminatória no dia 8 de setembro em Bissau, para a seleção feminina sub-20 garantir o apuramento para a segunda eliminatória da fase de qualificação para o mundial da categoria.
Refira-se que antes da deslocação da seleção nacional ao Togo, o selecionador nacional, Romão dos Santos, mostrou-se satisfeito com o nível de preparação das jogadoras e disse acreditar que a sua equipa poderia ter um bom resultado no jogo frente ao Togo.
Nos últimos anos, a seleção feminina tem participado em várias competições no sentido de elevar o nível das jogadoras em competições internacionais e o selecionador Romão dos Santos prometeu enfrentar o desafio para ajudar a elevar o nível do futebol feminino nacional.
Por: Alison Cabral