
O chefe de Estado da Guiné-Bissau, Umaro SissocoEmbaló, ausculta os partidos políticos com representação na Assembleia Nacional Popular (ANP) sobre a necessidade de reconstituir o Conselho de Estado, um órgão consultivo do Presidente da República e solicitar novas propostas às entidades que, por inerência, fazem parte deste órgão.
A Assembleia do Povo Unido- Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) do antigo primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian, atual conselheiro de Embaló, foi o primeiro partido a ser ouvido pelo Presidente da República.
O Conselho de Estado é um órgão de consulta do Presidente da República, e é composto pelos Presidentes do Parlamento, do Supremo Tribunal de Justiça, pelo primeiro ministro, pelos representantes dos partidos com assento parlamentar e cinco personalidades indigitadas pelo Chefe de Estado.
À saída, André Deuna, vice-presidente da APU-PDGB, disse que o partido não se opõe à ideia de renovação do Conselho de Estado, por ser uma das prerrogativas constitucionais do Presidente da República.
Questionado se o partido já avançou com uma proposta neste sentido, André Deuna disse que não, mas prometeu reunir em breve os órgãos do partido e propor um nome por escrito
Por: Redação