
O ministério do Interior e da Ordem Pública, através do Comissariado Nacional da Polícia de Ordem Pública, anunciou que iniciou-se desde o dia 13 de dezembro de 2023, a prevenção de 24/24h, com a colocação de elementos das forças de segurança no terreno, para garantir a proteção das populações e seus bens a nível de todo o território nacional, no âmbito das celebrações da quadra festiva do Natal e a festa do Final do Ano.
A colocação das forças de segurança nas ruas a nível de todo o país até ao dia 05 de janeiro de 2024 foi anunciada esta sexta-feira, 15 de dezembro, pelo Comissário Nacional da Ordem Pública, Brigadeiro-general Salvador Soares, durante uma conferência de imprensa para informar à população em geral que já se iniciou a prevenção a nível das forças de segurança.
“Foram disponibilizados no total dois mil homens, à nível de todo o território nacional, entre as quais elementos da Polícia da Ordem Pública, da Guarda Nacional e todas as suas corporações, Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros para no mínimo tentarem garantir a segurança a todos os cidadãos nacionais e estrangeiros que escolheram a Guiné-Bissau para viver e passar a quadra festiva de Natal e Novo Ano”, disse.
Salvador Soares explicou que criou-se, como de costume, um Comando Conjunto constituído não só por elementos das forças de segurança do Ministério do Interior, mas também pelos representantes do Serviço de Informação e Segurança, do Estado-Maior General das Forças Armadas, da Polícia Judiciária e da Interpol. Acrescentou que as forças no terreno estão agora minimamente preparadas e prontas para garantir a segurança necessária às populações durante as festividades do Natal E Novo Ano.
O Comissário da POP aproveitou a ocasião para chamar atenção a toda a população no sentido de estarem mais atentos neste período da festa, dado que é o momento em que se regista um aumento de atos de delinquência e pequenos crimes, tendo alertado aos cidadãos e particularmente às mulheres no sentido de evitarem usar ou portar pertences pessoais de valor nos locais de muita aglomeração de pessoas.
O Comissário pediu prudência aos condutores e sobretudo os dos transportes públicos para respeitarem o código bem como embarcarem a lotação completa e certa nos transportes e andar de forma normal para chegarem ao destino com segurança, dado que neste período se verifica mais os casos de desvio e violação de procedimentos do código de estrada.
“Neste momento estaremos muito rigorosos e todo o cidadão que for apanhado a cometer qualquer ato criminal na rua ficará sujeito a passar todo o período de festas num centro de detenção, ou nas celas da Segunda Esquadra.
Por: Carolina Djemé