[Semana edição 552, de 4 de janeiro de 2024] A cantora guineense, Neia Batista, apresentou o seu primeiro álbum discográfico intitulado “NA UM CABAZ”, em concerto realizado no final de dezembro do ano passado. A cantora de voz inconfundível, como é chamada pelos seus admiradores, comoveu os seus fãs não só pela performance do ritmo e conteúdo do álbum, mas também pelas vestes e penteados usados na apresentação.
“NA UM CABAZ” conta com dez faixas musicais e teve a participação do também músico Djidji de Malaika e Zé Paulo Ialá.
Neia contou ao O Democrata que iniciou a gravar o álbum desde 2017 e que apenas em 2021 conseguiu concluir os trabalhos para apresentar o álbum ao seu público. O disco estava a ser ouvido e dançado pelos seus fãs há muito tempo, mas a cantora fez questão de proceder ao lançamento oficial no final do mês de dezembro de 2023.
BIOGRAFIA
Neia Marciano Batista nasceu no dia 25 de outubro de 1995. Concluiu os estudos liceais no liceu Agostinho Neto. Atualmente cursa Marketing em Lisboa.
Iniciou a sua carreira em 2014, com ritmos tradicionais modernizados. Em 2016 foi premiada a artista revelação do ano. Participou em várias celebrações internacionais com destaque para a celebração do dia de Portugal, em 2017, e no festival pan-africano nos Estados Unidos da América.
Recebeu a medalha de reconhecimento pela BEST OF Guiné-Bissau Awards. Em 2020 foi escolhida como a melhor voz feminina do ano pela Dama de Ferro.
Por: Epifânia Mendonça