A redação do semanário O Democrata fez um exercício jornalístico de levar ao conhecimento dos guineenses, particularmente dos seus eleitores, o percurso académico, político e profissional dos novos membros do governo de iniciativa presidencial dirigido pelo Eng. Rui Duarte de Barros.
O executivo de iniciativa presidencial está constituído por 24 ministérios e 09 secretarias de Estado, somando, no total 33 membros, dos quais seis mulheres.
O governo integra dirigentes do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM), do Partido da Renovação Social (PRS), Partido dos Trabalhadores Guineenses (PTG), da Assembleia do Povo Unido – Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), da RGB-Movimento Ba-fatá, do Partido Luz, do Conselho Nacional Africano (CNA) e algumas personalidades indicadas pelo Chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló.
Primeiro-ministro: Rui Duarte Barros:
Nascido no dia 18 de fevereiro de 1960, é dirigente do PAIGC e membro do Bureau Político e do Comité Central. Foi eleito deputado da nação no círculo eleitoral n°01 (Catió/Komo), região de Tombali nesta 11ª legislatura, na lista da Coligação Plataforma Aliança Inclusiva – “PAI TERRA RANKA”. Depois da investidura foi escolhido pelos deputados para as funções de presidente do Conselho de Administração do Parlamento. Foi nomeado Primeiro-ministro do Governo de Transição entre 2012 a 2014, depois do golpe de Estado de 12 de abril daquele mesmo ano, que afastou do poder o governo de PAIGC, liderado por Carlos Gomes Júnior. Foi Presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Cabos da Guiné-Bissau (SCGB SA) de 2018 a 2020). É economista de formação. Desempenhou também as funções de ministro da Economia e Finanças em 2002, nomeado pelo falecido Presidente Kumba Iala, durante a governação do Partido da Renovação Social. E exerceu a função de Comissário da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA).
—————————————————————————-
Soares Sambú [MADEM] – Ministro da Economia, Plano e Integração Regional:
Engenheiro de formação. Ingressou na carreia política filiando-se no Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), na década de 1990. Deputado há quase 20 anos e sempre pela lista do PAIGC, deixou o partido libertador para se integrar no MADEM, onde foi eleito duas vezes como deputado. Chegou ao cargo de primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional Popular na segunda legislatura multipartidária, em 1999. Ocupou o cargo do Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional. Foi ministro dos Recursos Naturais e do Meio Ambiente no governo de Martinho Ndafa Kabi, em 2007. Desempenhou também a função do ministro da Economia e da integração regional, em 2013. Em 2016 voltou a ocupar a pasta dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades. Foi ministro de Estado, da presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares. Foi vice primeiro-ministro e da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, Coordenador para a Área Económica e reconduzido para exercer a mesma função. Agora vai ocupar a pasta da Economia, Plano e Integração Regional.
————————————————————————-
Maria do Céu Silva Monteiro [P. da República] – Ministra da Justiça e Direitos Humanos:
Formada em direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, onde fez também o mestrado. É doutoranda em direito. Eleita primeira vez como presidente do Supremo Tribunal de Justiça, em 2004, reeleita em 2008 para a mesma função e permaneceu no cargo até dezembro de 2012. Foi por inerência membro do Conselho de Estado, durante 10 anos e voltou a ser convidada para aquele órgão de consulta de chefe de Estado, em 2023, antes de ser nomeada ministra da Justiça e Diretos Humanos. É membro efetivo da Conferência das Jurisdições Constitucionais da CPLP e foi também presidente do Fórum dos Presidentes de supremos tribunais de justiça da CPLP. Chegou a ocupar a função do presidente do Conselho Nacional da Comunicação Social, entre 1997 a 1998. Nomeada juíza do Tribunal de Justiça da CEDEAO, em 2012, e em junho de 2014, foi investida como presidente do Tribunal Superior de Justiça da CEDEAO. Está é a primeira vez que vai ocupar uma função governamental, desempenhando a função da Ministra da Justiça e Diretos Humanos.
—————————————————————-
Carlos Pinto Pereira [PAIGC] – Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades:
Carlos Henrique de Jesus Pinto Pereira nasceu no dia 01 de fevereiro de 1957, em Bissau. Fez a licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, Universidade Clássica. Fez a pós-graduação em ciências jurídico-internacionais na Faculdade de Direito de Lisboa, Universidade Clássica. É Advogado de reconhecida experiência, e dirigente do PAIGC. Quadro da Administração Pública desde 1983/92. Bastonário da Ordem dos Advogados e Vice-presidente Nacional da UIA-União Internacional dos Advogados, presidente do Instituto de Direito Comunitário da Faculdade de Direito de Bissau. Exerceu a função de ministro da administração pública e trabalho 2000/2001, ministro da justiça 2001/2002. Ocupou a pasta dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades no governo da Coligação PAI Terra Ranka, volta a ocupar a mesma pasta no executivo de iniciativa presidencial.
———————————————————————-
Marciano Silva Barbeiro [MADEM] – Ministro da Administração Territorial e do Poder Local:
Nasceu a 20 de outubro de 1957, em Bissau. Quadro do Ministério da Educação, técnico de construção civil e com especialização em construções escolares. Foi dirigente e membro do Comité Central do PAIGC, deixou o partido libertador e foi juntamente com outros dissidentes do PAIGC fundar o Movimento para a Alternância Democrática (MADEM). Foi eleito deputado da nação várias vezes na lista do PAIGC e já duas vezes na lista do MADEM. Foi membro de governo várias vezes e com destaque para as pastas da defesa, de 2007 a 2009. Desempenhou a função de ministro das obras públicas, habitação e urbanismo. Foi Presidente da Comissão de Pilotagem da Reforma no Setor da Defesa e Segurança. Desempenhou a função de Chefe da Casa Civil da Presidência da República, de 2014 a 2016. Ocupou o cargo de ministro de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural no governo de iniciativa presidencial dirigido por Nuno Gomes Nabian e desta vez foi chamado para a pasta de Administração Territorial e do Poder Local.
——————————————————————————
Botche Candé [PTG] – Ministro do Interior e da Ordem Pública:
Nasceu a 18 de julho de 1955. Iniciou os seus estudos primários que veio a interromper após o falecimento do pai. Foi dirigente e dissidente do PAIGC. Em 2001 foi nomeado ministro de Estado e Conselheiro para Assuntos Religiosos do Presidente da República Koumba Yalá. De 2002 a 2003, foi ministro de comércio, indústria, turismo e artesanato. Em 2009, foi nomeado novamente ministro de comércio, indústria, turismo e artesanato. Fez parte do elenco de Baciro Djá como o ministro de estado do interior. Exerceu as funções de Alto Comissário para a peregrinação a cidade santa de Meca (Arábia Saudita) e foi Conselheiro Especial para assuntos da defesa, da segurança interna e externa do antigo Presidente José Mário Vaz. Ocupou a pasta do interior no governo de Nuno Gomes Nabian e voltou a ser nomeado na remodelação governamental para ocupar a mesma função e reforçado com o título de ministro de Estado. O líder do PTG voltou a ser chamado para dirigir o ministério do interior.
——————————————————————————-
Nicolau dos Santos [PRS] – Ministro da Defesa Nacional:
Nicolau dos Santos nasceu a 6 de novembro de 1963. Tem diploma de Mestrado em Agronomia, pelo Instituto de Agronomia de Kouban/Rússia (Ex-URSS). Dirigente do Partido da Renovação Social, foi eleito deputado da Nação em 1999/2000, voltou a ser eleito deputado na IX legislatura, em 2014. Foi Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República da Guiné-Bissau acreditado na República Popular de China, Correia do Sul e Japão, de 2000/2007. Foi ministro de Agricultura, Transportes e telecomunicações, em 2013/2014. Em 2017, foi nomeado Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Florestas e Pecuária no governo de Umaro Sissoco Embaló. Ocupou a pasta da Defesa Nacional no governo da Coligação PAI – Terra Ranka, voltou a ocupar a mesma função neste executivo.
—————————————————————————-
Mário Muzante da Silva [PAIGC] – Ministro das Pescas e Economia Marítima:
Nasceu no dia 25 de setembro de 1965 em Bula, Região de Cacheu. É especialista em Hidrografia e licenciado em Ciências Náuticas. É dirigente do PAIGC, membro do Bureau Político e membro do Comité Central. É também o presidente da Comissão Política do PAIGC para o Setor Autónomo de Bissau. Eleito deputado da nação nas 10º e 11ª legislaturas no círculo eleitoral 26 (SAB), atualmente é deputado da UEMOA. Foi diretor da marinha mercante três vezes, e duas vezes diretor-geral de Administração dos Portos da Guiné-Bissau (APGB). Agora vai desempenhar pela primeira vez uma função ministerial, ocupando a pasta das pescas e economia marítima no governo de iniciativa presidencial.
________________________________________
Malal Sané [P. da República], Ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares:
Nasceu no dia 12 de novembro de 1959, em Burquelém (Setor de Boé, Região de Gabú). Licenciou-se em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa. É Dirigente do PAIGC. Dejaneiro de 1994 até 1996, foi diretor-geral da pesca industrial. Em 1996/97, foi Secretário Estado da Comunicação Social. Em 1997/99, foi ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Assuntos Parlamentares e da Informação. Em 2001, foi Secretário Estado das Pescas. Em outubro de 2015, ocupou igualmente a função do ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares e volta a desempenhar a mesma função no governo da iniciativa presidencial dirigido por Rui Duarte de Barros.
————————————————————————
Ilídio Vieira Té [PRS] – Ministro das Finanças:
Nasceu no dia 05 de maio de 1983. Licenciou-se em Direito Público, em 2007 e Mestre em Direitos Humanos Interculturais e Desenvolvimento pela Universidade Pablo de Olavide (Espanha – Sevilha, em 2009). Dirigente do PRS foi eleito deputado da Nação na lista dos renovadores, pela primeira vez nesta 11ª legislatura. Foi diretor de Serviço da Organização Administrativa do Ministério da Função Pública. Diretor de Gabinete do ministro da Função Pública, Trabalho e Segurança Social. Secretário-geral do ministério da Administração Pública, Trabalho e Reforma Administrativa, entre 2018/2019. Secretário de Estado do Tesouro e vai continuar na mesma função no governo da iniciativa presidencial. Nomeado ministro das Finanças, depois da saída de Alage Mamadu Fadia, volta a ocupar a pasta das Finanças.
————————————————————————-
Malam Sambú [PRS] – Ministro dos Recursos Naturais:
Nasceu no dia 10 de agosto de 1961. Fez o ensino médio Superior na escola Normal Superior “Tchico Té”, professor de física de 1982 a 1988. É licenciado pela Universidade de Nanjing e fez o mestrado em Engenharia Elétrica e Eletrónica na Universidade de Macau. Engenheiro responsável pelas áreas de eletricidade, informática, telecomunicações, frio e fiscalização de obras na Universidade de Macau. Adido comercial e empresarial da Guiné-Bissau, em Macau, foi o primeiro secretário da Embaixada da Guiné-Bissau na República Popular da China, bem como para o Japão, a Índia, Singapura, a República de Correa e a República Socialista de Vietnam. Dirigente do PRS, eleito deputado da nação, em 2008 e volta a ser eleito deputado nesta 11ª legislatura. Ocupou a pasta das Pescas no governo de Nabian e agora vai ocupar a pasta dos Recursos Naturais no governo de iniciativa presidencial.
————————————————————————
Valentino Hideberto Infanda [APU-PDGB] – Ministro da Energia:
Licenciou-se em Ciências da Educação e Sociologia pela Universidade Lusófona da Guiné. É mestre em ensino da língua portuguesa como língua segunda/estrangeira pela Universidade do Porto. Foi docente na Universidade Lusófona e na Escola Nacional da Administração. Foi também docente auxiliar de Língua Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Desempenhou a função de diretor do Gabinete de Cooperação e da Coordenação de Parcerias do Ministério da Educação Nacional. Em 2020, foi nomeado diretor-geral do Ensino Superior e Investigação Científica, cargo que desempenhou até 2023. Agora vai ocupar a pasta da Energia no governo de iniciativa presidencial.
——————————————————————-
Fatumata Djau Baldé [PTG] – Ministra da Agricultura e Desenvolvimento Rural:
Nasceu no dia 01 de maio de 1964, em Canchungo, região de Cacheu. É formada em Contabilidade e Mestre em Estudos legais pela ‘Atlantic International University. Fez formações em diferentes domínios, sobretudo na área de planificação de projetos e na gestão de riscos operacionais nas instituições de microfinanças. É doutoranda e falta apenas defender a tese.Ativista de direitos humanos e dedicada na luta contra a prática de excisão feminina através da Organização Não Governamental – Comité Nacional para o Abandono de Praticas Tradicionais Nefastas à Saúde da Mulher e Criança. Foi presidente do Comité e também membro da direção executiva do Comité Inter Africano para Abandono das Práticas Tradicionais Nefastas à Saúde da Mulher e Criança,presidente do Instituto da Mulher e Criança, entre 2000/2001. Desempenhou várias vezes funções ministeriais e inclusive chefiou a pasta dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades. Foi ministra da Administração Pública e Trabalho, e agora vai ocupar a pasta da Agricultura e Desenvolvimento Rural.
—————————————————————————
Alberto Demba Turé [PTG] – Ministro do Turismo e Artesanato:
Nasceu a 07 de abril de 1957 na cidade de Gabú. É mestre em Ciências Técnicas – Instituto Técnico Superior da Indústria Pesqueira de Astrakan – URSS. Formou-se na Engenharia Eletromecânica – Naval. Fez também os cursos de Administração e gestão de Empresas, de Gestão de Recursos Humanos e de Contabilidade Aplicada (CENFA-BISSAU). Foi membro da Equipa de Reparação de Navios de Pescas da Guiné-Bissau, instalados em AFRICAMER. Foi diretor técnico da “Estrela do Mar” (empresa de pescas) e mais tarde, o diretor geral da Estrela do Mar. Membro fundador da sociedade AFRIPÊCHE, LDA, diretor técnico e armamento – Bissau. Foi ministro Conselheiro de Presidente da República para a área das pescas e ambiente, em 2012. Esta é a primeira vez que ocupa uma função ministerial, assumindo a função do ministro do Turismo e Artesanato.
—————————————————————————
Maria Conceição Évora [MADEM] – Ministra da Comunicação Social:
Nasceu no dia 17 de fevereiro de 1964, em Tite, região de Quinara. Estudante de 2º ano do direito na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Brasil, 1986/1988. De 1988/1991 frequentou 2º ano de curso de Comunicação Social na Universidade Nova de Lisboa-Portugal. Frequentou formação na área dos Direitos Humanos – ULB – na Universidade Livre de Bruxelas-Bélgica. Exerceu, há vários anos como jornalista na Radiodifusão Nacional, tendo desempenhado as funções da Diretora-geral da Radiodifusão Nacional, de 1996 – 1999. De 2018/2019, Inspetora-geral da Juventude, Cultura e Desportos. Desempenhou as funções deDiretora-geral dos Desportos, de 2017/2018. Foi secretária de Estado da Juventude e Desportos, em 2019. Dirigente do MADEM, ocupou a pasta de ministra de Família e Solidariedade e volta a ocupar a mesma função no governo de iniciativa presidencial. Desta vez foi convidada para dirigir o pelouro da Comunicação Social.
————————————————————————
José Carlos Esteves [PAIGC] – Ministro dos Transportes, Telecomunicações e Economia Digital:
Nasceu no dia 30 de agosto de 1979. É engenheiro civil e consultor sénior. Membro do Bureau Político e do Comité Central do PAIGC, participou várias vezes nos projetos da construção de estradas e pontes. Foi Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações de 2008 a 2012. Foi diretor do Gabinete técnico da empresa de construção internacional italiana ASTALDI, spa. Foi responsável técnico do gabinete de estudos e projetos dimensão 3, Lda. Foi Secretário de Estado de Transportes e Comunicações. Assumiu a pasta do ministro de Transportes e Comunicações no governo da Coligação PAI-Terra Ranka, volta a ocupar a mesma função.
————————————————————————-
Orlando Mendes Veigas [PRS] – Ministro do Comércio e Indústria:
Nasceu a 26 de Junho de 1960, em Catió, Região de Tombali. É licenciado em Ciências Agro-Económicas pela Universidade Agrária Estatal de Taskente (Ex-URSS), em 1992. Fez o curso de pesquisa de extensão de sistema de produção Agro-pecuária. Dirigente e membro da Comissão Executiva do PRS. Foi presidente da Câmara Municipal de Bissau, em 2002/2003, diretor-geral das alfândegas. Exerceu várias vezes cargos ministeriais, com destaque para as pastas de Secretário de Estado do Tesouro no governo liderado por Baciro Dja, ministro dos Transportes e das Telecomunicações e de ministro das Pescas. Foi nomeado para integrar o governo com o título de ministro de Estado dos Recursos Naturais e Energia. Desta vez convidado para dirigir a pasta do Comércio e Indústria.
—————————————————————————
Herry Mané [MADEM] – Ministro da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica:
Nasceu no dia 12 de janeiro de 1966 em Bignonia, República do Senegal. É mestre em Engenharia Econômica e com especialização em Gestão e Administração de Empresas pela Academia Estatal de Moscovo (GASBU) no ano de 1996. Foi professor de Matemática, Filosofia, Psicologia e História em diferentes liceus até 2003. É técnico do Ministério da Defesa Nacional. Em 2004, foi eleito deputado da nação na lista do Partido Unido Social Democrata e indicado como deputado no Parlamento da UEMOA durante 3 anos. De abril de 2007 a agosto de 2008 desempenhou a função de Ministro de Comércio, Turismo e Artesanato. Foi assessor do Gabinete do Presidente da República, José Mário Vaz, e desempenhou a mesma função com o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, até antes da sua nomeação como ministro da Educação, Ensino Superior e Investigação Científica neste governo da iniciativa presidencial.
—————————————————————————-
Aly Hizaji [PAIGC] – Ministro de Administração Pública, Emprego, Formação Profissional e Segurança Social:
Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo – Escola de Comunicações e Artes -Departamento de Relações Públicas em 1988. Tem especialização em Psicologia Educacional e psicofarmacologia. É dirigente do PAIGC, membro da Comissão Permanente, do Bureau Político e do Comité Central. Foi Secretário Nacional do PAIGC de 2015 a 2022, agora ocupa a função de presidente do Conselho de Jurisdição do partido. Foi Secretário-geral do Ministério dos Recursos Naturais, Energia e Ambiente. Foi chefe do Gabinete do ministro do Comércio, Turismo e Artesanato. Esta é a primeira vez que ocupa uma pasta governamental, desempenhando a função do Ministro de Administração Pública, Emprego, Formação Profissional e Segurança Social.
———————————————————————-
Domingos Malú [PRS] – Ministro da Saúde Pública:
Domingos Malú nasceu a 15 de dezembro de 1971, em Bigene, região de Cacheu. É Mestre em Engenharia Económica e Gestão – Especialista em Análises e Avaliações de bens Patrimoniais e de Investimentos pela Universidade Estatal da Federação da Rússia. Fez, em 2009, o Curso de Magistratura Financeira no Centro de Formação Jurídica e Judiciária de Matola em Moçambique, formação para auditores e verificadores de contas de gestão das instituições públicas Membro do conselho nacional e da comissão política do Partido da Renovação Social (PRS). É secretário nacional para a organização, implementação e modernização das estruturas do PRS. Foi militar entre 1989/1992, também foi docente na universidade católica e na escola nacional de administração. Foi Juiz Conselheiro do Tribunal de Contas, também desempenhou a função de Secretário-geral do Tribunal de Contas e diretor geral do Tribunal de Contas. Foi Secretário de Estado da Gestão Hospitalar e chegou a ocupar a função de ministro da Saúde Pública entre 2014/2015. Nomeado para a pasta de Ministério da Saúde Pública, no governo da Coligação PAI – Terra Ranka, ocupa agora a mesma função.
—————————————————————————-
Augusto Nhaga [RGB – Mov. Bafata] – Ministro dos Combatentes da Liberdade da Pátria:
Nasceu em Bissalanca, Setor de Safim, Região de Biombo. Licenciado em Direito (Menção em Administração Pública), em 2009. Deputado da nação na VIª legislatura, 1999-2003. Membro da Comissão Especializada para os Assuntos Jurídicos, Constitucionais, Administração Pública e Direitos Humanos e membro da Comissão ad-hoc para os Assuntos da Mulher e Criança. Em 2010, consultor para elaboração da lei de bases do Ambiente e do regulamento da Inspeção Ambiental e no mesmo ano consultor para finalização do projeto da lei de avaliação ambiental. No ano 2011, foi consultor para a elaboração do regulamento do fundo para o ambiente. Dirigente da Resistência da Guiné-Bissau – Movimento Bafatá. Secretário de Estado dos Combatentes da Liberdade da Pátria e reconduzido a ocupar a mesma função neste executivo. Foi convidado a ocupar agora a pasta dos Combatentes da Liberdade da Pátria.
——————————————————————————
Maria Inácia Có Mendes Sanhá [PRS] – Ministra da Mulher, Família e Solidariedade Social:
Nasceu a 25 de maio de 1968. Fez-Bacharel em Língua Portuguesa na Escola Normal Superior Tchico Té em Bissau de 1989/92. 2001 – Curso de Criação e Gestão de Pequenas Empresas – Praia Cabo-Verde. Em 2012 – Presidente do Instituto de Mulher e Criança. De 2006/ 2010 – Diretora Geral da Solidariedade Social e Família. 1997/2000 – Chefe do Departamento de Informação e Orientação Profissional – DGTEFP – MFPT.1996/97 – Técnica do Emprego da Direção Geral do Trabalho, Emprego e Formação Profissional (DGTEFP) – Ministério da Função Pública e Trabalho. Ocupou duas vezes a pasta da Secretária de Gestão Hospitalar nesta legislatura, foi promovida no seu partido para desempenhar a função da ministra da Saúde Pública, Família e Coesão Social, cumulativamente. Agora foi convidada para a pasta da Mulher, Família e Solidariedade Social.
————————————————————————
Fidelis Forbs [MADEM] – Ministro das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo:
Nasceu a 02 de junho de 1975, em Bissau. Iniciou a formação em Contabilidade e Gestão na Escola Nacional de Administração (Ex-CENFA) e concluiu no Instituto Profissional de Lisboa (Portugal), em 2005. Fez “Cothing – Executivo e Financeiro” no Instituto Profissional de Lisboa (IPROF). É dirigente do MADEM-G15. Em 2008, desempenhou a função de Diretor-geral dos Desportos. Em 2012, foi nomeado diretor administrativo e financeiro da PETROGUIN. Foi, no governo de Baciro Djá, nomeado Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações. No executivo de General Sissoco Embaló, foi nomeado para exercer a função do Ministro dos Transportes e Comunicações, exerceu a função do ministro das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo e volta a ocupar a mesma função. Convidado mais uma vez para ocupar a mesma pasta no governo de iniciativa presidencial dirigido por Rui Duarte Barros.
——————————————————————————
Viriato Soares Cassamá [MADEM] – Ministro do Ambiente, Biodiversidade e Ação Climática:
Nasceu no dia 14 de novembro de 1970, na cidade de Gabú. É licenciado em Engenharia do Ambiente, ramo ambiente, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa (UNL) – 1997. É mestre em Georecursos (Gestão dos Recursos Naturais), área científica (Geossistemas), pelo Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL) – setembro de 2006. Doutorando em Estudos Globais, pela Universidade Aberta, Portugal. Diretor-geral do Ambiente (2016-2020), Coordenador do Projeto de Promoção de uma Agricultura Clima-Inteligente no Leste da Guiné-Bissau (até fevereiro de 2020). Investigador em matéria Deteção Remota das Alterações do Coberto do solo, Cartografia da Vegetação, Sistemas de Informação Geográfica. Desempenhou a função de ministro do Ambiente e Biodiversidade, volta a ocupar a mesma pasta no executivo deiniciativa presidencial. Vai agora desempenhar a mesma função no governo de iniciativa presidencial dirigido por Rui Duarte Barros.
————————————————————————-
Augusto Gomes [APU-PDGB] – Ministro da Cultura, Juventude e Desportos:
Nascido a 03 de janeiro de 1964 em Canchungo, região de Cacheu, é licenciado em direito pela Universidade Jean Piaget. Fez o curso médio de inglês no Centro de Formação Administrativa (CENFA). É técnico superior bancário, formado no Instituto de formação bancária de Portugal em 1995/1997. De 2000 a 2002, foi assessor principal do administrador provisório do Banco Internacional da Guiné-Bissau (BIGB). De 2012 a 2014, desempenhou a função de diretor-geral da Presidência da República. Desempenhou também a função de chefe de gabinete do ministro da Presidência do Conselho de Ministros desde junho de 2018 e até a queda do governo de Aristides Gomes. Antes da remodelação do executivo, ocupava a pasta do Secretário de estado da cooperação internacional.Desempenhou a função do ministro de Transportes e Comunicação, bem como ocupou a pasta da Cultura, Juventude e Desportos no governo de iniciativa presidencial e desta vez foi convidado a dirigir a mesma pasta, no executivo liderado por Rui Duarte de Barros.
SECRETARIAS DE ESTADO
Mamadu Baldé [P. da República] – Secretário de Estado do Tesouro:
Nasceu no dia 28 de julho de 1956, em Bangacia-Cossé, Região de Bafatá. É Mestre em Finanças e Management pela École Supérieure de Commerce, Dakar, tendo-se graduado em Contabilidade, pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), Portugal. Foi técnico profissional do Banco Central da Guiné-Bissau (BCGB), tendo desempenhado várias funções com destaque para as de diretor de Estrangeiro. Foi membro do Conselho de Administração do BCEAO e de Conselho de Orientação da Agência UMOA. Desempenhou a função de Assessor do Ministro das Finanças para Assuntos Bancários, cargo que deixou para a função de Diretor Geral do Tesouro e da Contabilidade Pública. Foi também diretor-geral da EAGB. De julho de 2022 a agosto de 2023, desempenhou a função de Secretário de Estado do Tesouro, cargo que voltou a ocupar neste governo de iniciativa presidencial.
—————————————————————————
Mónica Buaro da Costa [PRS] – Secretária de Estado de Plano e Integração Regional:
Nasceu no dia 29 de outubro 1978, em Contuboel, região de Bafatá. Tem Pós-graduação na Administração Pública- pelo INA- Instituto Nacional de Administração Pública (Portugal), em 2015. Foi funcionária da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau (ANP). Foi secretária do 2º Secretário da ANP, em 2009. De 2013 a 2014, foi expert da SARL-Consultora Associada para os domínios de estudos, diagnósticos e formações. Consultora do PNUD para a realização de estudo/pesquisa sobre o estado do serviço público em África SOPSA, de 2015/2016. Foi diretora-geral da Rádio Difusão Nacional (RDN). Foi secretária de Estado do Plano e Integração Regional e ministra da Educação Nacional. De novo é nomeada secretária de Estado de Plano e Integração Regional no executivo de iniciativa presidencial liderado por Rui Duarte Barros.
——————————————————————————
Cipriano Mendes Pereira [MADEM] – Secretário de Estado das Comunidades:
Nasceu no dia 09 de outubro de 1971. Iniciou o ensino secundário no Liceu Nacional Kwame Nkrumah e prosseguiu os estudos em Portugal, onde fez o 10º ano da escolaridade no Externato São José. Frequentou o curso de Administração de curta duração em Paris (França). Militante e dirigente do MADEM, onde foi eleito por duas vezes como deputado da Nação, durante a 10ª e 11ª legislatura. Foi vice-presidente da Comissão Especializada para a política externa, cooperação internacional e emigração da Assembleia Nacional Popular. Chegou a ocupar a função de vogal do Instituto Marítimo Portuário. Foi Coordenador da Agência Nacional de Cajú (ANCA) junto a báscula do comércio. Desempenhou também a função de assessor do ministro da Presidência do Conselho de Ministros para a área social. Esta é a primeira vez que ocupa uma função governamental, onde vai dirigir a secretaria de Estado das Comunidades.
—————————————————————————
Nancy Raisa da Silva Alves Cardoso [Partido Luz da Guiné-Bissau] – Secretária de Estado da Cooperação Internacional:
Nasceu no dia 12 de dezembro de 1992 em Gabú. É licenciada em Ciências Políticas e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa. Mestranda em Estudos Africanos pelo Instituto Universitário de Lisboa, fez o curso da Contabilidade e Gestão na Escola Nacional de Administração, em Bissau. É membro do Movimento defensoras dos direitos das Mulheres da Guiné-Bissau (MIGUILAN). Foi membro do Movimento dos Cidadãos Conscientes Inconformados na Diáspora (MCCI), Lisboa. Desempenhou a função da vice-coordenadora e responsável para assuntos académicos do movimento socio político dos jovens guineenses “Geração Positiva” que apoiou o PAIGC. É membro fundadora e vice-presidente do Partido Luz da Guiné-Bissau (PL-GB). Esta é a primeira vez a ocupar pasta governamental, desempenhando a função da Secretária de Estado da Cooperação Internacional no governo de iniciativa presidencial.
—————————————————————————
Elísio Gomes Sá [P. da República] – Secretário de Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais:
(INDISPONÍVEL)
————————————————————————
Garcia Bifa Bideta [APU-PDGB] – Secretário de Estado da Juventude:
Nasceu no dia 16 de abril 1983, em Nhacra, região de Oio. Fez a licenciatura em Ciências da Educação na Universidade Lusófona da Guiné (ULG), entre 2004 e 2010. Fez o mestrado em Sociologia pela Universidade do Porto (Portugal) – Especialização em Políticas Educativas na Guiné-Bissau. É docente na Universidade Lusófona da Guiné, Escola Nacional de Administração e Universidade Jean Piaget. De 2017/2019, diretor do Serviço da Divisão da Política da Educação e Formação no Instituto Nacional para o Desenvolvimento da Educação – INDE. Coordenador Pedagógico da Harmonização de Programas do Ensino Secundário, 2016/2019. É dirigente de APU-PDGB e é a segunda vez que participa num governo em representação do seu partido e vai exercer as mesmas funções que desempenhou no anterior governo. Agora convidado para a pasta da Juventude.
———————————————————————
Djibrilo Djaló [Congresso Nacional Africano – CNA] – Secretário de Estado de Ensino:
Nasceu no dia 01 de outubro de 1975. Licenciou-se em direito pela Faculdade de Direito de Bissau em 2006, tendo pós-graduação em Direito do Ambiente pela Universidade Clássica de Lisboa e pós-graduação em direito Bancário pela Faculdade de Direito de Bissau. Mestre em Gestão de Projetos pelo Instituto Superior de Gestão em Ziguinchor (Senegal), entre 2006 a 2009. Advogado desde 2010 e, defensor oficioso de 2009 a 2011 no Tribunal Militar Superior. É docente de direito na Universidade Lusófona da Guiné. Militante e dirigente do Conselho Nacional Africano (CNA). Antes da sua nomeação, desempenhava a função do diretor-geral da coordenação da Ajuda Não Governamental do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades. Agora ocupa a pasta da Secretaria de Estado do Ensino.
——————————————————————
José Carlos Macedo Monteiro [MADEM] – Secretário de Estado da Ordem Pública:
Nasceu a 20 de outubro de 1967 em Bissau. Fez curso de formação de professor na Escola Normal Amílcar Cabral de Bolama. Participou no fórum dos presidentes da Câmara Municipal da Sub-Região (SAFRA) em Tamba-Cunda (Senegal), tendo sido nomeado como responsável para resolução dos pequenos conflitos. Foi administrador do setor de Gabú e mais tarde nomeado Governador da região com o mesmo nome. É Secretário Regional do MADEM para a região de Gabú, membro da Comissão Política e do Conselho Nacional do MADEM. Supervisor do partido para a província leste (Bafatá e Gabú), foi eleito deputado da Nação na décima legislatura na lista do MADEM e desempenhou a função de presidente da Comissão Especializada para os assuntos da Administração Interna, Poder Local e Defesa Nacional do Parlamento. Em junho de 2023, foi eleito deputado da nação na 11ª legislatura, indicado pelo seu partido como vice-líder da bancada parlamentar. Agora vai dirigir a pasta do Secretário de Estado da Ordem Pública.
—————————————————————————-
Abas Embaló [PRS] – Secretário de Estado de Gestão Hospitalar:
Abas Embaló nasceu no dia 11 de março de 1981. É mestre em Contabilidade e Finanças pelo Instituto Superior de Empreendedorismo e Gestão, em Dakar (Senegal). Recebeu a formação em programas orçamentais e contratos públicos: Caso dos países da UEMOA, em Dakar, em Desenvolvimento orçamental e fiscalidade na área da UEMOA e pós-graduação em direito OHADA. É militante do Partido da Renovação Social (PRS). Foi contabilista dos serviços de Contabilidade da Administração dos Portos da Guiné-Bissau e professor de Contabilidade e Finanças. Foi também responsável pelo desenvolvimento orçamentário e acompanhamento do controle de execução do ato de impacto financeiro na área da UEMOA. Foi Secretário de Estado da Juventude, Cultura e Desportos no governo da Coligação, foi chamado agora para dirigir a pasta de Gestão Hospitalar.
Por: Redação