Visita à seleção nacional: PR SISSOCO ADMITE QUE “VAMOS GANHAR”

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, afirmou que o estado de espírito dos jogadores da seleção nacional “está muito bom” e admitiu que os Djurtus vão ganhar o jogo desta noite frente aos elefantes da Costa de Marfim, país anfitrião do Campeonato Nacional Africano (CAN).  

O Chefe de Estado guineense fez estas afirmações na sua declaração ao canal TV Futebol da federação nacional de futebol, depois de uma visita às instalações hoteleiras onde estão hospedados os Djurtus.

Nesta visita à seleção nacional, Embaló fez-se acompanhar do ministro da Juventude, Cultura e dos Desportos, Augusto Gomes, do presidente da federação da Guiné Bissau, Carlos Teixeira, e dos membros do seu gabinete, para desejar boa sorte aos jovens jogadores.  

Embaló deslocou-se ontem (sexta-feira) à Abidjan (Costa de Marfim) a convite do seu homólogo marfinense, Alassane Ouattara, para assistir à abertura do CAN este sábado, 13 de janeiro de 2024, numa partida que oporá, os Djurtus contra os elefantes respetivamente, a Guiné-Bissau e a Costa de Marfim, a realizar-se no estádio Olímpico Alassane Ouattara.

O novo estádio multiuso, construído pelo governo marfinense para acolher o CAN, tem a capacidade para 60 mil adeptos e estará inundada por marfinenses e, de acordo com a informação apurada, a Guiné-Bissau contará com cerca de 700 adeptos que assistirão à partida.

O Presidente da República fez questão de cumprimentar um por um, os jogadores e membros da equipa técnica, desejando boa sorte a cada um. Na conversa com os jogadores, Embaló assegurou que não existe uma equipa pequena e afirmou que “se a Guiné fosse uma pequena equipa não estaria no CAN. Vamos ganhar o jogo”.

Umaro Sissoco Embaló fez uma curta declaração aos jornalistas e disse que o estado de espírito dos jogadores é bom, mostrando-se confiante na vitória dos Djurtus frente aos elefantes da Costa de Marfim.  

“CADA GUINEENSE NA SUA CRENÇA DEVE BUSCAR A VITÓRIA PARA A GUINÉ-BISSAU” – MINISTRO DOS DESPORTOS

Por sua vez, o ministro da Juventude, Cultura e dos Desportos, Augusto Gomes, disse que na visita efetuada aos jogadores, o chefe de Estado deixou o seu compromisso e a determinação de trabalhar junto com a seleção nacional, sobretudo mostrou-se confiante na prestação dos Djurtus.

“Está aqui hoje toda a nação guineense, por isso cada um de nós, que busque na sua crença a vitória para a Guiné-Bissau. Os nossos jogadores e a equipa técnica estão todos mobilizados e determinados. Portanto, a nossa força e oapoio como o décimo segundo jogador dos Djurtus em campo é muito importante para conseguirmos a vitória que todos nós almejamos”, assegurou.

Afirmou que desta vez a turma nacional não só vai arrancar vitórias nos jogos que vai disputar, mas também vai passar para a fase seguinte. Realçou o apoio do Presidente da República, que disse aos jogadores que “não existem pequenas equipas e que todas as equipas que estão na fase final do CAN são grandes equipas”.  

Assegurou que o governo marcou presença na abertura do campeonato africano para atender quaisquer necessidades dos jogadores e da equipa técnica.  

Para o presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), Carlos Mendes Teixeira, a visita do chefe de Estado é muito motivadora para os jogadores, a equipa técnica e todos os membros da federação. 

“O Presidente veio dar uma força extra aos jogadores. Os jogadores estão muito concentrados, determinados, motivados e muito empenhados para a causa da Guiné-Bissau”, disse o líder da federação nacional, acrescentando que está confiante e que a Guiné-Bissau tem um dos melhores balneários e a melhor seleção do mundo, razão pela qual “esta noite a Guiné-Bissau vai fazer história”. 

Questionado se a turma nacional está com pressão alta para enfrentar os elefantes, Caíto, como é conhecido no mundo de futebol, respondeu que os Djurtus não estão com nenhuma pressão, “têm respeito ao adversário como de sempre, mas a equipa nacional não está sob pressão nenhuma”.

Por: Assana Sambú

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *