
A Seleção Nacional de Futebol da Guiné-Bissau entrou mal da partida inaugural do Campeonato Africano das Nações em Futebol (CAN’2023), frente a sua congênere da Costa do Marfim e acabou por sofrer um golo madrugador aos 4 minutos da primeira parte, dando assim vantagem a seleção anfitriã desta competição.
Na sequência de um erro do defesa direito da seleção nacional, Jefferson Encada, a seleção da Costa do Marfim aproveitou a ocasião para abrir o marcador por intermédio de Seko Fofana, médio centro marfinense que joga na Al Nassr da Arábia Saudita.
A seleção da Costa do Marfim, mostrou a sua superioridade durante a primeira parte, controlando por completo a posse de bola perante uma seleção da Guiné-Bissau que acusou enormes dificuldades.
Após 15 minutos da partida, os Pupilos de Baciro Candé tentaram igualar a partida na sequência de um belo cruzamento de Fali Candé na esquerda, mas o avançado da Guiné-Bissau Mama Baldé, não soube aproveitar esta oportunidade.
Para além do controlo da posse de bola, a seleção marfinense bloqueou completamente o ataque da seleção nacional, composta por Mama Baldé, Mauro Teixeira e Carlos Mané. O guardião adversário foi quase um espectador na partida.
Aos 33 minutos da primeira parte, Fofana teve oportunidade para fazer dois a zero, mas a bola não entroudevido a uma enorme defesa do guarda-redes da Guiné-Bissau, Djoco.
O jogo marcou a estreia de vários jogadores da Guiné-Bissau no CAN, nomeadamente Carlos Mané e Djoco, e a primeira parte terminou com a vantagem da seleção marfinense.
Várias personalidades guineenses estão a assistir a partida na capital marfinense, nomeadamente o Chefe de Estado, Umaro Sissoco Embalo e o ministro da Cultura, Juventude e Desportos, Augusto Gomes.
Esta é a partida inaugural do maior torneio de futebol em África com o jogo do grupo A entre a Costa do Marfim e a Guiné-Bissau. A jornada prossegue amanhã com outro jogo do grupo A, entre a Guiné-Equatorial e a Nigéria.
Por: Alison Cabral
Foto: CAF