Guines-Liga: CANCHUNGO SEGUE IMPARÁVEL E MANSOA ALCANÇA A PRIMEIRA VITÓRIA NA PROVA

O FC Canchungo, campeão em título, continua imparável   e está  no topo da classificação do Campeonato Nacional de Futebol (Guines-Liga) da presente temporada desportiva 2023-2024, na Guiné-Bissau.

A formação nortenha, que na última época desportiva venceu a Guines-Liga e a Taça da Guiné, venceu todos os cincos jogos até a quantia jornada desta prova.

No último fim de semana, os Lobos de Canchungo receberam a visita do FC Sonaco e venceram a formação do leste por 1-0, numa partida com muito público no recinto desportivo, segundo relatos da imprensa desportiva nacional.

O único tento da equipa orientada pelo histórico treinador guineense João Dembi, conhecido como “Casaco,” foi apontado por intermédio de Oliveira António Sá (Baguera)aos 87 minutos da partida, no campo Mamudo Bobo Djaló, em Pandim.

Com esta derrota em Canchungo, o FC Sonaco soma duas derrotas consecutivas na prova, uma vez que perdeu na semana passada no seu reduto com o FC Pelundo.

Após a conclusão da quinta jornada e com o triunfo frente à formação de Sonaco, o FC Canchungo tem agora 15 pontos na tabela classificativa, enquanto a formação de Sonaco mantém-se com 4 pontos .

Na região de Oio, o histórico clube os Balantas de Mansoa, que está a atravessar um período delicado da sua história, conseguiu, no último fim de semana, a sua primeira vitória na Guines-Liga, após a conclusão da quinta jornada da competição.

Os Balantas de Mansoa, que perderam os últimos quatro jogos da Guines-Liga, venceram no último fim de semana no Estádio Corca Sow, em Mansoa, o Sporting Clube de Bafatá por 2-0. Embora o clube nortenho continue no fundo da tabela com apenas três pontos, esta vitória vai reduzir a pressão à volta da equipa.

Os Balantas de Mansoa, que têm disputado o Campeonato Nacional com os principais clubes sediados em Bissau, mas nos últimos anos tem enfrentado crises internas na liderança desta equipa.

Na sequência desta crise no seio dos Balantas de Mansoa, vários dirigentes afastaram-se da direção.

Por seu turno, a formação de Bafatá caiu para último lugar da tabela classificativa com um ponto. Após a conclusão da quinta jornada da Guines-Liga, a formação sediada na segunda capital da Guiné-Bissau soma quatro derrotas consecutivas e ainda não venceu nenhuma partida.

A formação do leste do país está a ser orientada por Infamara Dabó “Vando”, que foi determinante para a manutenção do clube na primeira divisão na última época desportiva. O experiente técnico assumiu o comando do clube na parte final da prova, mas conseguiu tal proeza.

Em São Domingos, zona da fronteira entre a Guiné-Bissau e o Senegal, a equipa local foi derrotada pelo Clube Desportivo e Recreativo de Gabú por 3 a 0, no último fim de semana. Em partida realizada no Municipal de São Domingos, a formação de Gabú foi mais eficaz e conseguiu fazer três golos, somando três pontos nesta jornada.

Segundo relatos da imprensa local, foi uma partida de futebol bem disputada pelas duas equipas, mas ficou marcada com a expulsão de um jogador do São Domingos na segunda parte.

O Clube Desportivo e Recreativo de Gabú conseguiu um  importante triunfo no reduto de São Domingos, após empate na semana passada com o Sport Bissau e Benfica na semana passada. A formação do leste da Guiné-Bissau tem agora 8 pontos na tabela classificativa, enquanto a formação de São Domingos mantém-se com 6 pontos na Guines-Liga.

Em Bula, a formação local continua sem vencer na competição. Depois da quinta jornada da Guines-Liga, o Nuno Tristão FC Bula, FC Cuntum e o Sporting Clube de Bafatá, são os únicos clubes que não conseguiram vencer  jogo na prova, esta temporada.

O Nuno Tristão FC Bula, que foi campeão nacional, empatou no último fim de semana no seu reduto frente à formação de Flamengo de Pefine. As duas formações saíram empatadas a 1-1 durante os 90 minutos regulamentares.

Com este empate, Bula tem agora três pontos na tabela classificativa, enquanto o Flamengo de Pefine, que também enfrenta uma crise de resultados, tem agora 5 pontos na tabela classificativa.

Em Bissau, o FC Cuntum continua sem vencer. Após cinco jogos, a formação sediada no bairro de Cuntum soma três empates e duas derrotas.

No último fim de semana, a equipa de Cuntum recebeu a visita do Binar FC no Estádio Lino Correia, no centro da capital Bissau, e empatou 1 a 1 com a formação nortenha, que vem de uma vitória na semana passada frente aos Balantas de Mansoa.

O golo de Cuntum foi apontado por intermédio de Bacari Sani, aos dois minutos da partida. O golo da formação de Binar foi marcado por Tcherno Baldé, no tempo extra da partida.

Com este empate, o FC Cuntum tem agora três pontos, enquanto a formação de Binar FC faz 7 pontos na tabela classificativa, o que coloca o FC Canchungo como líder da prova.

Em Pelundo, a formação local, que atravessa um bom momento, foi travada no seu reduto pela equipa de Arados de Nhacra. Em partida disputada no campo Vicente Cacante Injai, em Pelundo, as duas formações saíram empatadas a zero bolas.

O FC Pelundo, que vem de três triunfos consecutivos, não conseguiu superar uma formação de Nhacra, que também não perde faz três jogos consecutivos.   

Segundo relatos da imprensa local, foi uma partida bastante equilibrada durante os 90 minutos regulamentares e com poucas ocasiões de golos. Com este resultado, o FC Pelundo soma 10 pontos na tabela classificativa da Guines-Liga e os Arados de Nhacra  têm  8.

Em Bissau, os Portos de Bissau, que iniciaram o Campeonato Nacional com duas vitórias consecutivas, vencendo Bafatá e Mansoa, não vencem há três jogos consecutivos. Depois da derrota na terceira jornada frente ao FC Sonaco em Bissau e do empate na semana passada frente aos Arados de Nhacra, os Estivadores voltaram a não vencer nesta jornada, ao empataram, nesta quinta jornada frente ao Sporting Clube da Guiné-Bissau 1 a 1, no Estádio Lino Correia. Foi um jogo com pouco público nas bancadas.

Com este empate, os portos de Bissau têm agora 8 pontos na tabela, enquanto a formação leonina faz 9 pontos na tabela classificativa. As duas equipas estão separadas por um ponto na classificação.

Um dos jogos mais aguardados da jornada, entre o Sport Bissau e Benfica e a União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB) terminou com o triunfo dos encarnados por 2 a 0, em partida disputada no Estádio Lino Correia.

As Águias, que empataram na jornada anterior na sua deslocação ao leste da Guiné-Bissau, voltou às vitórias frente a um dos seus diretos adversários na luta pelo título nacional.

Os encarnados foram superiores, principalmente na segunda parte, e fizeram dois golos por intermédio de Sadraque Monteiro e Adulai Jaló. Com esta vitória, o Benfica assumiu de forma isolada a vice-liderança da prova com 11 pontos.

As Águias, que foram vice-campeãs nacionais na época passada, estão agora a 4 pontos do líder da classificação, o FC Canchungo. A União Desportiva Internacional de Bissau mantem-se com 06 pontos.

Resultados completos da quinta jornada da Guines-Liga:

UDIB 0 Benfica 2

Mansoa 2 Bafatá 0

Canchungo 1 Sonaco 0

São Domingos 0 Gabú 3

Bula 1 Pefine 1

Cuntum 1 Binar 1

Portos de Bissau 1 Sporting 1

Pelundo 0 Nhacra 0

Por: Alison Cabral

Foto: O golo gb

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *