Guines-Liga: BENFICA VENCE BINAR E PARTILHA A LIDERANÇA COM FC CANCHUNGO 

O Sport Bissau e Benfica (SBB), vice-campeão nacional, somou três vitórias consecutivas no Campeonato Nacional da primeira divisão em futebol, a “Guines-Liga” da presente temporada 2023-2024 e alcançou o FC Canchungo na liderança da prova, no dia em que fechou da sétima jornada da competição.

Nas últimas três jornadas, na quinta, sexta e sétima jornadas, as Águias da Guiné-Bissau venceram a União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB), FC Cuntum e Binar FC e somaram nove pontos na luta pela liderança com os seus rivais diretos.

Em partida realizada ontem, 31 de janeiro de 2024, no Estádio Lino Correia, em Bissau, os pupilos de Romualdo José da Silva “Aldo” receberam e venceram o Binar FC por 1 a 0, graças ao golo de Adulai Jaló, aos 50 minutos do desafio.

Os encarnados aproveitaram o empate do FC Canchungo para somar iguais pontos que a formação nortenha na liderança. Os Lobos de Canchungo, campeão em título, e as Águias têm agora ambas 17 pontos cada, na tabela classificativa.

A formação do Binar FC, que perdeu com o Benfica nesta sétima jornada, mantém-se com 7 pontos.

Em Canchungo, a formação que estava imparável na Guines-Liga até à quinta jornada da prova, angariou dois empates nas duas últimas jornadas da competição organizada pela Liga Guineenses dos Clubes de Futebol.

Depois do empate na sexta jornada no reduto dos Arados de Nhacra 0 a 0, os Lobos de Canchungo voltaram a empatar nesta sétima jornada em casa, frente ao Sporting Clube da Guiné-Bissau 0 a 0. Com estes dois empates, o campeão desperdiçou 4 pontos na tabela e foi alcançado pelo Benfica.

A formação leonina de Bissau, que venceu na jornada anterior em Bissau o FC Pelundo, com este empate frente ao FC Canchungo, tem agora 13 pontos na Guines-Liga.

O FC Canchungo e Sport Bissau e Benfica são as únicas equipas que ainda não perderam na competição. Com sete jogos já realizados, as equipas venceram 5 jogos e empataram duas partidas. Outra equipa invicta é o Sporting da Guiné-Bissau que somou quatro empates e três vitórias na prova.

Nos restantes jogos da Guines-Liga da sétima jornada, a formação do Sporting Clube de Bafatá conseguiu somar a sua segunda vitória consecutiva. A equipa sediada na segunda capital do país alcançou seis pontos nas duas últimas jornadas, vencendo o Binar FC e o FC Sonaco.

Na partida frente ao FC Sonaco, disputado na cidade de Bafatá, concretamente no recinto Inum Embaló, perante uma boa assistência do público, a equipa orientada por Infamara Dabó “Vando” venceu por 1 a 0, graças ao golo de Abulai Mané, no tempo extra da partida.

Com este resultado, Bafatá chega aos 7 pontos e alcança o FC Sonaco na tabela classificativa da Guines-Liga, após o cumprimento da sétima jornada da prova.

Em Mansoa, a formação local voltou a perder nesta jornada e está no fundo da tabela classificativa da competição. O histórico Balantas de Mansoa foi derrotado em casa pelos Arados de Nhacra por 2 a 1.

Nos sete jogos disputados na Guines-Liga, os Balantas de Mansoa perderam 6 e venceram apenas um e encontram-se neste momento na zona de despromoção com apenas três pontos.

A formação dos Arados de Nhacra está a ser, neste momento, a equipa sensação da prova. Os Arados de Nhacra perderam apenas na primeira jornada da Guines-Liga frente ao Sport Bissau e Benfica. Com este triunfo em Mansoa, o seu vizinho da região de Oio, os Arados de Nhacra têm agora 12 pontos, fruto de três vitórias, três empates e uma derrota. 

Em Bissau, a formação do FC Cuntum, que outrora foi equipa sensação no campeonato nacional, continua sem vencer na prova na presente época desportiva. A par de Nuno Tristão o FC Bula, os Cavalos Brancos de Cuntum são as únicas equipas que não conheceram o sabor de uma vitória, volvidos sete jogos na competição.

Depois da derrota na jornada anterior frente ao Benfica, o FC Cuntum voltou a perder na sua deslocação ao norte da Guiné-Bissau nesta sétima jornada. Em partida realizada no municipal de São Domingos, a formação dos Tigres de São Domingos foi mais eficaz no capítulo de finalização e venceu a partida por 1 a 0.

Segundo relatos da imprensa desportiva, o único golo do desafio foi marcado por intermédio de Vítor Cá, após erro do guardião de Cuntum, Romário Portal, aos 40 minutos.

Com esta vitória em casa, os Tigres de São Domingos somam 9 pontos na tabela, enquanto a formação do FC Cuntum continua no fundo da tabela com apenas três pontos, graças a três empates e 4 derrotas na prova.

Em Bula, a formação nortenha, que empatou na sua deslocação ao leste da Guiné-Bissau, onde defrontou a formação do Clube Desportivo e Recreativo de Gabú, voltou a perder pontos nesta sétima jornada. O Nuno Tristão FC Bula recebeu no seu reduto a visita da UDIB e foi derrotado perante os seus adeptos por 1 a 0 nesta jornada. Sediada na região de Cacheu, a equipa de Bula continua com 4 pontos na tabela classificativa, graças a quatro empates e três derrotas na Guines-Liga.

Por seu turno, a formação da UDIB, que somou duas vitórias consecutivas, nomeadamente frente aos Tigres de São Domingos e Nuno Tristão FC Bula, tem agora 12 pontos na tabela.

Na região de Cacheu, a formação de Pelundo regressou aos triunfos depois da derrota na semana passada frente ao Sporting Clube da Guiné-Bissau. O FC Pelundo recebeu a visita do Flamengo de Pefine e venceu por 2 a 1. A formação de Pelundo, que não vencia nos últimos dois jogos, conseguiu sacudir a pressão com a vitória frente a uma equipa que também enfrenta crises dos resultados. Após empate em Bula na quinta jornada da Guines-liga, o Flamengo de Pefine somou duas derrotas consecutivas na competição, nomeadamente frente aos Portos de Bissau e ao FC Pelundo.

Com esta derrota em Pelundo, Pefine continua com 5 pontos na tabela, enquanto o FC Pelundo tem agora 13 pontos, após cumprimento da sétima jornada,  que fecha hoje com a partida entre os Portos de Bissau e o Clube Desportivo e Recreativo de Gabú.

Os resultados já conhecidos da sexta jornada da Guines-Liga:

Benfica 1 Binar 0

São Domingos 1 Cuntum 0

Pelundo 2 Pefine 1

Canchungo 0 Sporting 0

Bula 0 UDIB 1

Mansoa 1 Nhacra 2

Bafatá 1 Sonaco 0

Por: Alison Cabral

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *