Federação de Motoristas: “POLICIAS CONDICIONAM MOTORISTAS PARA OBTER AUTORIZAÇÃO DE TODOS OS DOCUMENTOS, O QUE NÃO ESTÁ NA LEI”

O Secretário-Geral da Federação dos Motoristas e Transportadores da Guiné-Bissau, Caram Samba Lamine Cassamá, afirmou esta segunda-feira,12 de fevereiro de 2024, que alguns agentes da polícia de trânsito condicionam os motoristas para obterem provisórios e autorização de todos os documentos o que não está em nenhuma legislação guineense.

Caram Samba Lamine Cassamá falava à imprensa após um encontro com o ministro do interior e da ordem pública, Botché Candé,  nas instalações do ministério do interior.

O sindicalista aconselhou os motoristas dos transportes públicos a pagarem todos os documentos exigidos como forma de evitarem “conflitos” nas estradas e , consequentemente, garantirem que sejam desencorajadas várias práticas e cobranças ilícitas.

O responsável da federação dos motoristas disse que solicitaram o encontro com ministro do interior e da Ordem pública para lhe informar do que realmente se passa nas estradas do país e nas vias públicas da capital.

Caram Samba Lamine Cassamá apontou o aumento dos postos de controlo, a retoma de todos os postos que tinham sidos suspensos, a emissão de cadernos nas vias públicas, tanto pela Guarda Nacional como pela Polícia de  Trânsito.

“Para nós, o correto seria  dar um tempo a essa instituição para que pudesse  reunir diferentes estruturas para depois chamar-lhes dentro de uma ou duas semanas para ver como ultrapassar a situação, antes da chega do pré-aviso de greve”, sustentou.

Caram Samba Lamine Cassamá lembrou que existem vários despachos conjuntos sobre essa matéria, razão pela qual não adianta rubricar  outros acordos ou despachos, apenas que cada entidade assuma, a pé de letra, o seu engajamento e compromisso de forma correta para que haja paz social no setor dos transportes..

“Temos informação através de um dos conselhos de ministros  que o governo fala sobre a modernização e profissionalização do setor dos transportes, com a criação de um sistema único de pagamento dos documentos. É preciso levar em consideração dois aspetos importantes, a criação de guiché único para o pagamento de documentos como também pagamento de coimas”,  defendeu.

Cassamá denunciou  que neste momento estão a circular vários recibos falsos da direção geral de contribuições e impostos, entidade responsável pela emissão de cadernetas nas vias públicas.

Lembrou que o ministério das finanças tinha facultado números de contas bancárias para os quais os motoristas poderiam fazer pagamentos de coimas das infrações cometidas nas vias públicas, mas até ao momento não foi especificado em que estabelecimento bancário esse pagamento deverão ser feito, de maneira que “é preciso corrigir essa situação o mais rápido possível”.

“O sistema de guiché único irá ajudar bastante no desenvolvimento do setor dos transportes, garantir a fiabilidade da documentação, como a carta de condução, os livretes de carro e outros documentos e ter  um banco de dados que permitirá saber o número de carros que fazem transportes para o bem do setor dos transportes guineense”, aconselhou.

Por: Aguinaldo Ampa

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *