Após o cumprimento da décima segunda jornada do Campeonato Nacional de Futebol da Guiné-Bissau “Guines-Liga” da presente temporada, o histórico clube de futebol do país, voltou novamente a perder nesta jornada da competição.
O Clube de Futebol os Balantas de Mansoa, que foi o primeiro clube campeão nacional, após a independência da Guiné-Bissau em 1973, foi derrotado neste fim de semana pelo FC Cuntum por 2 a 0, em partida realizada no Estádio Lino Correia em Bissau.
A formação nortenha tida como um dos melhores clubes nacionais a par do Sport Bissau e Benfica, Sporting Clube da Guiné-Bissau e a União Desportiva Internacional de Bissau e Sporting Clube de Bafatá, está a atravessar o pior momento da sua história nos últimos 10 anos.
Além da crise de resultados nos últimos anos que levou o Mansoa a lutar pela manutenção no maior escalão do Campeonato Nacional, o clube sediado na cidade de Mansoa tem problemas internos na sua liderança que motivou a saídas de vários dirigentes do clube.
No princípio desta época desportiva, ou seja, no mês de fevereiro, o presidente do Clube de Futebol os Balantas de Mansoa, Bernd Glazinski, renunciou ao cargo do líder deste clube, alegando motivos pessoais para a sua saída.
Em 12 jogos disputados na Guines-Liga da presente temporada, o Mansoa perdeu 8, empatou 3 e venceu somente uma. Com mais uma derrota nesta décima segunda jornada da competição, a formação nortenha continua com 6 pontos na tabela classificativa.
Embora faltem três jornadas para o fecho da primeira volta da Guines-Liga, o treinador de Mansoa, Lentini, acredita que o clube nortenho vai conseguir pontos para conseguir permanecer na primeira liga.
Em relação ao seu adversário, o FC Cuntum não perde há quatro jogos consecutivos na competição, o que lhe permitiu somar 8 pontos nas últimas quatro jornadas nesta prova organizada pela Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF).
Com este triunfo diante de Mansoa, os Cavalos Brancos de Cuntum tem agora 14 pontos na tabela classificativa da Guines-Liga da presente época desportiva.
Nos restantes jogos desta competição, o Clube Desportivo e Recreativo de Gabú está a atravessar melhor fase no campeonato somando pontos na luta pelos seus objetivos na competição.
Nas últimas quatro jornadas da Guines-Liga, a formação do leste somou 12 pontos na tabela classificativa, ou seja, venceu todos os quatros jogos que disputou nesta prova.
Após as vitórias frente ao FC Canchungo, Clube de Futebol os Balantas de Mansoa e Sporting Clube de Bafatá, o Clube Desportivo e Recreativo de Gabú derrotou nesta décima jornada o FC Sonaco por 1 a 0.
Segundo relatos da imprensa local, foi uma partida de futebol bem disputada com oportunidades de golos para ambas as partes, mas a formação de Gabú teve maior sorte e conseguir levar três pontos para casa.
O único tento da partida foi marcado na reta final do jogo por intermédio de Bangura, antigo jogador de Sonaco, que valeu três pontos à formação de Gabú.
Com esta vitória diante do Sonaco, o Clube Desportivo e Recreativo de Gabú tem agora 21 pontos na tabela classificativa, enquanto, o FC Sona cocontinua com 12 pontos.
Em Bissau, o Sporting Clube de Bafatá, orientado por Infamara Dabó sofreu a pesada derrota diante da União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB), que ficou em terceiro lugar na época passada desta prova.
A partida foi disputada no Lino Correia, centro da capital do país, onde a formação leonina de Bafatá foi derrotada por 5 a 1, numa partida totalmente dominada pela UDIB, somando assim a terceira derrota consecutiva nos últimos três jogos.
Mesmo com estas três derrotas consecutivas, o Sporting Clube de Bafatá, através do seu treinador têm criticado o trabalho dos árbitros nos últimos dois jogos, nomeadamente contra Gabú e a UDIB.
Após empate na semana passada frente ao Mansoa, a UDIB, orientada por Bentem Culubali, conseguiu um importante triunfo na luta pelos lugares cimeiros da competição.
Os rapazes da avenida têm agora 22 pontos na tabela classificativa da Guines-Liga, enquanto o Sporting Clube de Bafatá continua com 13 pontos e foi ultrapassado pelo FC Cuntum, que agora tem 14 pontos.
Em São Domingos, a zona da fronteira entre a Guiné-Bissau e o Senegal, a formação local, que perdeu na semana passada frente aos Portos de Bissau, recebeu e empatou com o FC Pelundo 0 a 0 nesta décima segunda jornada da prova.
Foi uma partida entre as duas equipas que perderam na jornada anterior com os seus respectivos adversários, acabou por terminar empatada, onde cada equipa levou um ponto para casa.
O FC Pelundo perdeu oportunidade para aproximar do FC Canchungo, o vice-líder da tabela classificativa, que também empatou nesta jornada. Já os Tigres de São Domingos, que esta zona crítica da tabela, deixou fugir dois nesta luta para garantir a manutenção da prova.
Após o empate diante dos Tigres de São Domingos, o FC Pelundo tem agora 18 pontos na tabela classificativa, enquanto, os Tigres de São Domingos farão 14 pontos.
Em Bissau, o Sporting Clube da Guiné-Bissau recebeu e venceu o Binar FC 4 a 1, em partida da décima segunda jornada da Guines-Liga. Após a vitória na semana passada frente aos Arados de Nhacra, a formação leonina conseguiu somar importante triunfo nesta luta pela conquista da prova.
Foi um jogo dominado durante os 90 minutos pelos os leões da Guiné-Bissau frente uma equipa que está no meio da tabela, lutando para garantir a manutenção na primeira liga.
Com este triunfo, a equipa orientada pelo experiente treinador nacional, Pedro Dias, aproximou-se do FC Canchungo, o vice-líder da tabela classificativa. O Sporting Clube da Guiné-Bissau tem agora 21 pontos na tabela classificativa, enquanto o Binar FC permanece com 12 pontos.
Quase a maioria dos jogos foram disputados em Bissau. Os Portos de Bissau, que regressou à vitória na semana passada numa partida frente aos Tigres de São Domingos, depois de quatro jogos sem vencer, voltou a ficar pontos nesta jornada.
Os Estivadores receberam a visita de Nuno Tristão FC Bula, que na semana passada conseguiu a sua segunda vitória na Guines-Liga, e as duas equipas saíram empatadas 1 a 1.
Foi um jogo bastante equilibrado e com lances de golos para ambas as equipas, mas terminou com um empate entre as duas equipas históricas do campeonato nacional.
Os Portos de Bissau perdeu a oportunidade de ultrapassar o FC Pelundo na tabela classificação e aproximar de Canchungo, atual campeão nacional.
Embora que a equipa iniciou bem o campeonato, mas nota-se quebra nesta equipa dos Portos de Bissau.
Com este empate, os Portos de Bissau têm agora 18 pontos na tabela classificação da prova, enquanto o Nuno Tristão FC Bula fez 12 pontos na tabela classificativa.
Nos outros dois jogos realizados em Bissau, o Sport Bissau e o Benfica, um clube invicto no campeonato nacional, após a décima segunda jornada da Guines-Liga, empatou nesta jornada com o atual campeão nacional, o FC Canchungo.
As águias que vieram de série das vitórias nos últimos jogos, foram travados pelo seu direto adversário na luta pela conquista do título nacional da presente temporada.
Foi uma partida de futebol com número considerável dos adeptos nas bancadas de Lino Correia, mas ficou marcada com a expulsão do jogador do Canchungo, Oliveira Sá (Baguerra), na sequência de uma discussão sobre uma falta assinalada perto da baliza da equipa nortenha.
Os golos do Benfica foram marcados por intermédio de Javier e Abu e os golos de Canchungo foram apontados por intermédio de Mamadú e Zamora.
De salientar que com este resultado, o Sport Bissau e Benfica soma 28 pontos, ocupando assim o primeiro lugar e FC de Canchungo 25 pontos na segunda posição da tabela classificativa do Campeonato Nacional da primeira liga.
A décima primeira jornada encerrou no domingo, com o jogo entre o Flamengo de Pefine e os Arados Nhacra, no Estádio Lino Correia, em Bissau, com empate 1 a 1 entre as duas formações.
Foi uma partida com pouco número de adeptos nas bancadas, mas permitiu as duas equipas somarem um ponto cada nesta luta para garantir a manutenção na Guines-Liga.
O histórico clube de Pefine não perdeu os últimos três jogos consecutivos, mas continuou na zona crítica da tabela, ou seja, o Flamengo de Pefine está em penúltimo lugar da tabela com 8 pontos, somente à frente dos Balantas de Mansoa.
Por seu turno, os Arados de Nhacra que mergulhou em crise de resultados nas últimas jornadas da Guines-Liga e não venceu os últimos 5 jogos da prova, mas conseguiu somar um ponto frente ao Flamengo de Pefine.
Com este empate, a formação nortenha tem agora 14 pontos na tabela classificativa da prova.
Os resultados completos da décima segunda jornada da Guines-Liga:
Benfica 2 Canchungo 2
Pefine 1 Nhacra 1
Sporting 4 Binar 1
São Domingos 0 Pelundo 0
Gabú 1 Sonaco 0
Cuntum 2 Mansoa 0
Bula 1 Portos de Bissau 1
UDIB 5 Bafatá 1
Classificação:
1 – Benfica tem 28 pontos,
2 – Canchungo tem 25 pontos,
3 – UDIB tem 22 pontos,
4 – Sporting tem 21 pontos,
5 – Gabú tem 21 pontos,
6 – Pelundo tem 18 pontos,
7 – Portos de Bissau tem 17 pontos,
8 – Cuntum tem 14 pontos,
9 – São Domingos 14 pontos,
10 – Nhacra tem 14 pontos,
11 – Bafatá tem 13 pontos,
12 – Bula tem 12 pontos,
13 – Sonaco tem 12 pontos,
14 – Binar tem 12 pontos,
15 – Pefine tem 8 pontos,
16 – Mansoa tem 6 pontos.
Os avançados Bacari Sissé, que joga na UDIB, e António Oliveira Sá (Baguera), do FC Canchungo, lideram a lista dos melhores marcadores, ambos com 7 golos marcados, após o cumprimento da décima terceira jornada.
Por: Alison Cabral