O presidente da Comunidade Senegalesa na Guiné-Bissau, Mamadou Moustapha Khouma, apelou esta sexta-feira, 22 de março de 2024, aos coordenadores dos partidos políticos do Senegal que vivem na Guiné-Bissau para aconselharem os seus militantes no sentido de se pautarem pelo civismo e paz no processo de votação das eleições presidenciais que se realiza no domingo, 24 do mês em curso.
A chamada de atenção foi manifestada por aquele responsável na sua comunicação aos jornalistas, à saída de uma audiência com o ministro do Interior e da Ordem Pública, Botche Candé, a quem foi informar dos preparativos do processo de votação da comunidade senegalesa na Guiné-Bissau.
Mamadou Moustapha Khouma disse que durante o encontro foram aconselhados para organizarem melhor sem criarem alguma situação que possa por em causa o processo de votação.
“Queremos também associar essa chamada de atenção a todos os senegaleses para participarem em massa, cumprindo a hora marcada para a votação de maneira ordeira, sem problemas para escolherem quem assumirá o destino do Senegal nos próximos tempos. Queremos agradecer ao ministro do interior e da ordem pública por ter-nos recebido e aconselhado sobre a forma como devemos organizarmo-nos para evitar quaisquer situações que possam comprometer o processo eleitoral”, sublinhou.
O responsável da comunidade senegalesa no país disse que os senegaleses que escolheram a Guiné-Bissau para viver, vão continuar a trabalhar no sentido de contribuir para que haja a paz tanto no Senegal como na Guiné-Bissau, permitindo uma boa convivência entre a população dos dois países.
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A