O Ministério do Interior, através Comissariado Nacional da Ordem Pública, anunciou esta sexta-feira, 29 de março de 2024, que já tem disponível, no terreno, mil e novecentos e um (1901) homens das forças de segurança para o asseguramento da festa da páscoa, em todas as zonas do território nacional, principalmente em diferentes praias do país, no Leste, no Sul, no Norte e no SAB, incluindo as ilhas do arquipélago dos bijagós.
O anúncio foi tornado público pelo chefe da Operação da Polícia da Ordem Pública (POP), Henrique Ussumane Djafuno, que informou que foi elaborado um plano operacional que permite assegurar a quadra festiva da Páscoa em diferentes praias da Guiné-Bissau permitindo aos cidadãos divertirem-se em segurança.
Henrique Ussumane Djafuno chamou atenção a todos os condutores que vão para diferentes localidades no sentido de irem com paciência e ponderação e que quem consumir álcool que não esteja ao volante.
Henrique Djafuno alertou aos motoristas dos transportes públicos a conduzirem com prudência, a absterem-se das bebidas alcoólicas e não superlotar os carros, porque “poderão colocar em risco a vida das pessoas”.
Djafuno avisou que os homens de trânsito, tanto da Polícia Trânsito quanto os da POP estarão nas vias públicas para vigiar as irregularidades e que não tolerarão quem for apanhado a violar as regras de trânsito, sobretudo no excesso de velocidade ou de lotação.
Apelou aos jovens que vão às diferentes praias a divertirem-se num ambiente de segurança e de harmonia, a respeitarem as boas práticas e que cumpram, no máximo, a ordem para assessorar os elementos das forças de segurança no terreno.
“Esperamos que a festa da páscoa de 2024 seja melhor que as dos anos anteriores e menos incidentes graves”, reforçou.
Por: Carolina Djemé
Fotos: CD