O Sport Bissau e Benfica venceu hoje o seu eterno rival Sporting Clube da Guiné-Bissau por 1-0, em partida da 17.ª jornada do Campeonato Nacional da primeira divisão “Guines-Liga” da presente temporada na Guiné-Bissau.
Em derby da capital guineense entre as duas equipas com maior número de títulos nacionais, levou a melhor as Águias, atual líder da tabela classificativa desta prova organizada pela Liga Guineenses dos Clubes de Futebol do país(LGCF).
Em partida realizada no Estádio Lino Correia em Bissau, com um número considerável de adeptos nas bancadas, foi assistida pelo secretário de Estado da Ordem Pública, José Carlos Macedo e demais membros ligados ao futebol nacional.
A partida que teve início as 17h00, considerada o jogo da jornada da Guines-Liga, foi equilibrada na primeira parte, embora o Benfica tivesse a maior posse da bola e oportunidades para fazer golos.
Apesar de muita perda de bolas para ambas equipas na primeira parte, houve muita critica ao trabalho da equipa de arbitragem, principalmente pela equipa técnica do Benfica.
A equipa de arbitragem liderada por Aldair Grabé, mostrou vários cartões amarelos durante o encontro. Além dos cartões amarelos, as duas equipas não gostaram de algumas decisões tomadas pelo juiz da partida, principalmente o treinador encarnado, Aldo.
Apesar do equilíbrio na primeira parte, o Benfica teve aoportunidade de fazer o primeiro e o único golo, por intermedio de Sidraque, após um erro do guardião do Sporting, mas o camisola 11 das Águias não soube aproveitar.
Já na segunda parte, o treinador do Sporting fez algumas alterações na sua equipa com intenção de assumir o controlo da partida, mas o Benfica continuou a entrar melhor na partida.
Os pupilos de Aldo conseguiram controlar a posse de bola, criando vários lances para fazer golos, embora os seus atacantes não estivessem inspirados.
Aos 54 minutos da partida, o Benfica beneficiou de uma grande penalidade que foi convertida com sucesso pelo defesa esquerdo dos encarnados Rachid, que foi jogador do Sporting na época passada.
Embora não fosse uma grande partida de futebol, dois jogadores do Benfica fizeram uma grande partida de futebol durante os 90 minutos regulamentares. Trata-se dos médios Abú e Vitorino, jovens jogadores com grande talento.
Após o golo do Benfica, a formação leonina foi superior, mas não soube concretizar o seu domínio em golos. Apesar da superioridade da formação leonina, um dos seus jogadores foi expulso aos 87 minutos na sequência de uma discussão com o árbitro da partida.
Nos minutos finais, o Benfica assumiu novamente o jogo, com várias oportunidades para ampliar o marcador, mas sem sucesso e a partida terminou com esta vitória tangencial do Benfica por 1 a 0.
Com este triunfo, o Benfica do Aldo continua sem perder na competição nesta época 2023-2024. Após o cumprimento da 17.ª jornada, o clube liderado por Wilson Pereira Batista conseguiu vencer uma das equipas que não conseguiu vencer na primeira volta da prova.
Após o jogo, o treinador do Sporting, Pedro Dias,parabenizou o seu adversário, mas mostrou-se duvidoso em relação a decisão da equipa de arbitragem no lance dagrande penalidade.
Dias, que foi também treinador do Benfica, assegurou que o Sporting vai continuar na luta pelo título, embora assegure que o seu clube merecia vencer.
Por seu turno, o treinador do Benfica, Aldo, disse que o clube não fez grande exibição, mas o importante foiconseguir os três pontos.
Aldo, que foi jogador do Benfica e do Sporting, reconheceu que foi um jogo difícil, uma vez que o Sporting perdeu na jornada anterior frente ao FC Cuntum e precisa voltar a conquistar uma vitória na competição.
De salientar que as duas equipas empataram 2 a 2 na primeira volta da prova. Com esta vitória, o Benfica tem agora 41 pontos na tabela classificativa, enquanto, o Sporting mantém-se com 27 pontos.
O Benfica continua a ser a equipa dominante nesta competição, vencendo quase todos os seus jogos na Guines-Liga, embora tenha empatado 5 jogos nesta primeira volta da competição organizada pela Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF).
Nos restantes jogos da 17.ª jornada já disputados: o FC Canchungo ganhou 1 a 0 o Binar, Bula perdeu frente ao Sonaco por 1 a 0 e Cuntum venceu o Flamengo de Pefine por 2 a 1. São Domingos empatou 1 a 1 diante dos Arados de Nhacra e Pelundo venceu Os Balantas de Mansoa por 3 a 1, na sua deslocação a região de Cacheu.
A jornada encerra amanhã com dois jogos: Portos joga frente ao Sporting Clube de Bafatá e a União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB) joga frente ao Gabú.
Por : Alison Cabral