Visita ao Gana: SISSOCO AFIRMA QUE GANA FOI FAROL DA EMANCIPAÇÃO E ABRIU CAMINHO PARA A LIBERTAÇÃO DA ÁFRICA

O Presidente da República da Guiné-Bissau, UmaroSissoco Embaló, afirmou que o Gana ocupa um lugar especial no coração do povo guineense, tendo assegurado que o Gana foi o farol da emancipação africana e que abriu o caminho para a libertação e independência dos povos da África.

“Nossos dois países compartilham os mesmos valores e estão perseguindo os mesmos objetivos de paz, estabilidade política, crescimento econômico, desenvolvimento social e prosperidade”, disse o chefe de Estado guineense, durante o seu discurso esta segunda-feira, 08 de abril de 2024, no Palácio Presidencial do Gana, no âmbito de uma visita de Estado de dois dias iniciada hoje naquele país anglófono da África Ocidental.

A visita de Estado de 24 horas efetuada por Presidente Embaló ao seu homólogo ganês, Nana Addo DankwaAkufo-Addo, visa essencialmente fortalecer a cooperação bilateral entre os dois países em todas as áreas de interesse comum. Nesta visita, Embaló fez-se acompanhar do ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, Carlos Pinto Pereira, bem como elementos do seu Gabinete.

Os dois chefes de Estado depois de uma reunião “a porta fechada”, acordaram que a comissão mista criada entre os dois países vai reunir-se brevemente em Acra, capital do Gana e analisarão a questão do aprofundamento da cooperação nos cinco setores identificados, designadamente: a agricultura, pescas, educação, defesa e segurança.   

No seu discurso, Umaro Sissoco Embaló disse que foi no Gana que muitos lutadores pela liberdade e incluindo osda Guiné-Bissau, encontraram a inspiração, sobretudo o apoio político e material necessário para conduzir a luta heroica pela libertação de seus países da dominação e ocupação estrangeira.

“Estou aqui para reiterar nossa convicção de que juntos, trabalhando de mãos dadas, em um espírito de fraternidade, complementaridade e solidariedade, podemos alcançar muitos objetivos importantes”, disse, enfatizando, neste particular, que a Guiné-Bissau e o Gana continuarão a compartilhar conhecimento e experiência em campos importantes como educação, tecnologia, agricultura, empreendedorismo, economia e finanças, bem como na defesa e segurança.

“Na África Ocidental e no Sahel em particular, estamos a enfrentar muitos desafios. Lutar contra o terrorismo e o tráfico de drogas, promover a democracia e a boa governança estão entre os mais importantes. Continuaremos a trabalhar juntos dentro da CEDEAO e da União Africana para promovermos mais responsabilidade, eficiência e resultados, implementando as reformas necessárias”, assegurou. 

Embaló afirmou, no seu discurso, que o governo da Guiné-Bissau apoia as propostas do Gana para estabelecer instituições financeiras sólidas na África, destacando, um Banco Central Africano, um Banco de Investimento Africano, um Fundo Monetário Africano e uma Agência de Seguros Pan-Africana.

“Na África, precisamos alcançar a segurança alimentar e aumentar as nossas trocas comerciais intra-africanas, implementando a Área de Livre Comércio Continental Africana e aumentando o valor de nossos recursos naturais, criando mais fábricas locais, levando assim à criação de empregos, especialmente para a nossa juventude”, contou, acrescentando que a Guiné-Bissau e o Gana podem e devem desempenhar um papel importante na promoção de mais entendimento, boa vizinhança, resolução pacífica de conflitos e cooperação na África Ocidental e no resto do continente.

Refira-se que em maio de 2023, o Presidente do Gana, Nana Addo Dankwa Akufo-Addo, fez uma visita de Estado de três dias a Bissau, assinando na ocasião um acordo que estabelece uma Comissão Conjunta para a Cooperação com a Guiné-Bissau, que serviu como quadro jurídico para abordar as ambições comerciais e de investimento entre os dois países.

Por: Assana Sambú

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *