
O Flamengo de Pefine, que foi equipa sensação do Campeonato Nacional de Futebol da primeira divisão “Guines-Liga” na época passada, está a enfrentar uma crise de resultados esta época desportiva 2023-2024, após o cumprimento da 17.ª jornada da prova organizada pela Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF)
A equipa liderada por Fernando Jorge Pinto, que ficou em quarto lugar na época passada, alcançando a sua melhor classificação de sempre nesta prova, está no último lugar da tabela classificativa da Guines-Liga, com apenas 10 pontos.
Em 17 jogos realizados, o Flamengo de Pefine perdeu 9, empatou 7 e conseguiu somente uma vitória, numa altura que faltam 13 jogos para o fim da prova.
Matematicamente estão 39 pontos em disputa entre as equipas da primeira divisão, mas nota-se uma enorme preocupação dos dirigentes e da equipa técnica do Flamengo de Pefine sobre a crise de resultados que se instalou neste clube sediado no bairro de Pefine.
Em partida da 17.ª jornada que encerrou no domingo, 07 de abril, o Flamengo de Pefine, perdeu frente ao FC Cuntum, por 2 a 1, em partida realizada no Estádio Lino Correia em Bissau.
Frente aos Cavalos Brancos de Cuntum, o Flamengo de Pefine entrou melhor no jogo e até fez o primeiro golo da partida, mas acabou por sair derrotado na partida que contou com pouco número de adeptos nas bancadas do Lino Correia.
Após o jogo, o treinador do Flamengo, MamaduIndjai, disse que os resultados da sua equipa não correspondem às prestações do seu clube no campeonato. Embora preocupado com a crise deresultados, Indjai prometeu dialogar com a Direção do Clube em busca de uma solução para manter o clube na primeira divisão.
Uma fonte próxima do treinador guineense informou à secção desportiva do Jornal O Democrata que MamaduIndjai está a ponderar deixar o comando técnico do Flamengo de Pefine devido aos maus resultados na Guines-Liga.
Conhecido no mundo de futebol por “Effenberg”, o treinador de Pefine foi contratado no inicio da presente época desportiva, após a saída de Vanilson Inácio Missanga “Ata”, que agora trabalha nos Portos de Bissau.
De salientar que Indjai, esteve como adjunto treinador doBraima Soares Cassamá “Samer”, na época em que o Pefine conseguiu a subida ao primeiro escalão do Campeonato Nacional em 2016-2017.
Com esta derrota frente ao FC Cuntum, o Flamengo de Pefine mantém-se com 10 pontos, enquanto Cuntum tem agora 24, graças a 6 vitórias, 6 empates e 5 derrotas.
Sediada no bairro de Cuntum em Bissau, esta equipa não iniciou bem a Guines-Liga, mas melhorou bastante no meio da prova e conseguiu importantes triunfos que lhe permitiram garantir lugares cimeiros na competição.
Além do Flamengo de Pefine, várias outras equipas estão nos lugares críticos da tabela classificativa numa altura que o campeonato nacional entrou na segunda volta. Trata-se do Clube de Futebol Os Balantas de Mansoa, Sporting Clube de Bafatá, Tigres de São Domingos e Binar FC.
Apesar de faltarem 13 jogos por disputar na Guines-Liga estes quatro clubes estão a lutar para garantir a permanência nesta prova. Para além da crise dos resultados alguns destes clubes estão com problemas internos, nomeadamente Os Balantas de Mansoa, Sporting Clube de Bafatá, e Binar FC.
Nesta da 17.ª jornada da Guines-Liga, Os Balantas de Mansoa, que conseguiram uma importante vitória na semana passada frente aos Portos de Bissau por 2 a 0, foi derrotada no último sábado em Pelundo por 3 a 1, diante deste clube local.
O histórico clube nacional, Os Balantas de Mansoa, perdeu oportunidade de ultrapassar o Sporting Clube de Bafatá nesta jornada, uma vez que o clube leonino do leste da Guiné-Bissau perdeu frente aos Portos de Bissau.
Os Balantas de Mansoa, que já foram campeões nacionais, tem enfrentado problemas internos que levaram o clube histórico a mergulhar nesta crise de resultados nos últimos anos. Com esta derrota diante de Pelundo, Os Balantas de Mansoa mantêm-se com 13 pontos, enquanto, o FC Pelundo faz agora 26.
A formação de Pelundo, que empatou na semana passada na sua deslocação ao reduto do FC Canchungo, regressou às vitorias frente aos Balantas de Mansoa.
Já o Sporting Clube de Bafatá, que perdeu na semana passada frente ao Nuno Tristão FC Bula, voltou a perder nesta 17.ª jornada da prova diante dos Portos de Bissau. Em partida realizada no Lino Correia, os Leões do Leste do país perderam por 2 a 0 frente aos Estivadores, uma equipa que também estava em crise de resultados.
Bafatá, que já foi campeão nacional, está a lutar para conseguir a permanência. Recentemente o seu treinador Infamara Dabó “Vando”, despediu-se do cargo, alegando problemas internos e o clube mergulhou na crise de resultados.
Com esta derrota, o Sporting Clube de Bafatá mantém-se com 14 pontos e está a frente apenas de equipas como Os Balantas de Mansoa e o Flamengo de Pefine. Enquanto, os Portos de Bissau conseguiram sacudir a pressão à volta do clube com esta vitória e tem agora 22 pontos.
No norte da Guiné-Bissau, os Tigres de São Domingos conseguiram alcançar um ponto nesta 17.ª jornada da Guines-Liga no jogo disputado frente aos Arados de Nhacra no último sábado.
Os Tigres de São Domingos, que foram derrotados por 5 a 0 na semana passada diante do FC Sonaco, no leste do país, conseguiram um empate 1 a 1 na partida em que foram superiores ao adversário.
Segundo relatos da imprensa, São Domingos dominou o jogo diante dos Arados de Nhacra, mas os seus jogadores não souberam aproveitar as oportunidades para fazer golos e Nhacra conseguiu empatar o numa das oportunidades que teve ao longo da partida.
Com este empate, os Tigres de São Domingos têm agora 16 pontos na tabela classificativa, mas continuam na zona crítica, enquanto, os Arados de Nhacra fizeram 18 pontos.
O Binar FC deslocou-se a cidade de Canchungo, e foi derrotado por 1 a 0 pela equipa local, atual campeão nacional, em partida realizada no campo Mamadú Bobó Djaló. Foi uma partida bastante equilibrada, mas o FC Canchungo acabou por vencer pela margem mínima frentea uma equipa que luta pela manutenção na prova.
Com esta derrota, o Binar FC soma a terceira derrota consecutiva nesta competição e os adeptos estão bastante preocupados com a crise de resultados que se instalou no clube.
Por seu lado, o FC Canchungo, que tem lutado “mano a mano” com o Sport Bissau e Benfica pelo título, conseguiu reduzir a vantagem do Benfica para três pontos na tabela classificativa.
Com esta vitória, os Lobos de Canchungo têm agora 38 pontos, enquanto, Binar FC mantém-se com 16 na tabela classificativa da Guines-Liga.
A 17.ª jornada da Guines-Liga ficou marcada com otriunfo de Benfica frente ao seu eterno rival, o Sporting Clube da Guiné-Bissau por 1 a 0 em partida realizada no sábado último em Bissau. Foi um jogo bastante equilibrado, mas o Benfica teve maior posse de bola e acabou por vencer a partida.
O único golo da partida foi marcado por Rachid na conversão de uma grande penalidade que deu vitória às Águias e os três pontos na tabela da classificação.
Com este triunfo, o Benfica continua sem perder esta época 2023-2024. Com esta vitória, o Benfica tem agora 41 pontos, enquanto, o Sporting mantém-se com 27.
Além deste jogo entre os dois grandes, a 17.ª jornada ficou ainda marcada pelo triunfo da União Desportiva Internacional de Bissau(UDIB) frente ao Clube Desportivo e Recreativo de Gabú, que está a ser uma das equipas sensações da prova, graças ao seu desempenho.
A formação do leste do país que vinha de resultados positivos foi derrotada em partida do fecho da jornada diante da UDIB. Com este triunfo a UDIB sobe ao terceiro lugar da prova com 30 pontos, enquanto, Gabúdesce para a quarta posição com 29 pontos.
Resultados completos da 17.ª jornada da Guines-Liga:
Benfica 1 Sporting 0
UDIB 4 Gabú 1
Portos de Bissau 2 Bafatá 0
Bula 0 Sonaco 1
Pelundo 3 Mansoa 1
Cuntum 2 Pefine 1
Canchungo 1 Binar 0
São Domingos 1 Nhacra 1
Classificação:
1- Benfica tem 41 pontos,
2 – Canchungo tem 38 pontos,
3 – UDIB tem 30 pontos,
4 – Gabú tem 29 pontos,
5 – Sporting tem 27 pontos,
6 – Pelundo tem 26 pontos,
7 – Cuntum tem 24 pontos,
8 – Sonaco tem 22 pontos,
9 – Portos de Bissau tem 22 pontos,
10 – Bula tem 21 pontos,
11 – Nhacra tem 18 pontos,
12 – Binar tem 16 pontos,
13 – São Domingos tem 16 pontos,
14 – Bafatá tem 14 pontos,
15 – Mansoa tem 13 pontos,
16 – Pefine tem 10 pontos.
Por: Alison Cabral