Futebol: BOCUNDJI CÁ TRABALHA COM CLUBES FRANCESES PARA INSERÇÃO DE FUTEBOLISTAS GUINEENSES EM FRANÇA

O antigo futebolista internacional guineense, Bocundji Cá, recebeu convites de vários clubes franceses, com destaque de Lille e Stade de Reims, para a captação e  inserção de jovens futebolistas da Guiné-Bissau em França, y é considerado por muitos como um dos principais campeonatos europeus de futebol.

Neste quadro, Cá viajou recentemente, na companhia de Juca Fernandes, com três jovens promessas futebolistas guineenses para cumprirem estágio no  Stade de Reims da França e Vizela de Portugal, com o objetivo de ingressarem nestes dois clubes europeus futuramente.

Trata-se de Mendelev, Selozinho  e Braima Gomes, respetivamente. Mendelev oriundo da Academia Bocundji Cá e Selozinho da Academia Effenberg, farão estágio de captação no Stade de Reims e Braima Gomes fará estagio no Vizela.

A informação foi transmitida esta terça-feira, 09 de abril, a secção desportiva do Jornal O Democrata pelo próprio Bocundji Cá, durante uma entrevista telefônica a partir da França, com o objetivo explicar como surgiu este projeto de captação de jovens futebolistas nacionais para mercado francês.

“Estes jovens já iniciaram o processo de estagio (testes) que vão decorrer durante 15 dias ou um mês no máximo, para que futuramente consigam os seus objetivos como jogadores profissionais. Também visitamos as instalações de Lille, onde reunimos com o presidente do clube Olivier Létang. Apresentamos-lhe o projeto que tenho para a Guiné-Bissau, juntamente com Juca Fernandes”, disse.

“Durante o encontro, a equipa de Lille abriu-nos as suas portas no sentido trazermos jovens talentosos para o seu clube. Antes da final da presente época desportiva, vamos trazer três ou quatro jogadores nacionais para fazerem testes no Liile. A garantia que foi-nos dada pelo presidente do clube”, explicou Bocundji Cá.

Segundo explicações de Cá, este projeto de captação dos jovens talentosos futebolistas guineenses não vai somente beneficiar a sua academia em Bissau, mas também todos os centros de formação que trabalham na componente de formação dos jogadores a nível do território nacional.

Cá, que jogou vários anos na França nos clubes como Nantes, Nancy, Tours, Stade de Reims  entre outros, garante que não tem dificuldades de inserir jogadores no mercado francês, porque vários treinadores dos clubes atualmente foram os seus companheiros na altura que ainda jogava.

“A relação que tenho no futebol em França é muito enorme, uma vez que tenho companheiros em vários clubes, por isso, não tenho nenhumas dificuldades para trazer os jogadores para este mercado no sentido de jogarem futebol”, acrescentou.

Relativamente aos três jovens que estão no estagio em França e Portugal, o antigo capitão da seleção da Guiné-Bissau assegurou que estão a progredir bastante, embora lamente a fraca condição física dos atletas guineenses. Contudo, Cá se mostrou confiante que futuramente vão melhorar as suas condições físicas.

Além destes dois clubes Lille e Stade de Reims, BocundjiCá e Juca Fernandes terão ainda encontro com outros clubes franceses nomeadamente Nantes, Valenciennes, Angers, Rennes, Brest, Lorient e Lyon, clube onde joga ointernacional guineense, Mama Baldé.

Cá lançou em 2017 uma academia com o nome Bocundji Cá que conta com mais de 200 miúdos e jovens futebolistas em diferentes escalões de formação, nomeadamente sub-7, sub-10, sub-12, sub-14, sub-16, sub-17 e sub-18.

Por: Alison Cabral

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *