O antigo vice-presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) para a área das Infraestruturas e Cooperação Internacional, Adilé Sebastião, anunciou que vai apresentar a sua candidatura à presidência do organismo que dirige o futebol nacional para o próximo Congresso Ordinário do órgão.
Conhecido entre amigos em Bissau por “Caby”, o empresário de futebol é o segundo dirigente desportivo que já manifestou a sua intenção de concorrer ao cargo de presidente da FFGB. O primeiro foi o presidente do órgão, Carlos Mendes Teixeira “Caíto”.
A informação foi avançada à seção desportiva do Jornal O Democrata por uma fonte próxima de Adilé Sebastião. A fonte assegurou que nos próximos dias, Adilé Sebastião vai regressar à Guiné-Bissau para ultimar o processo da sua candidatura.
“Posso confirmar que o Adilé Sebastião vai avançar com a candidatura à presidência da FFGB e em breve vai regressar à Guiné-Bissau para ultimar o processo da sua candidatura à liderança desta instituição federativa nacional”, disse.
A fonte afirmou que um dos objetivos de Adilé Sebastião, caso assuma a liderança do organismo, é mudar o paradigma do futebol nacional, através de vários projetos que serão desenvolvidos nos próximos 4 anos à frente da FFGB.
Sebastião, que sempre foi crítico à gestão da liderança de Manuel Irénio Nascimento (Manelinho), foi apoiante do atual presidente da FFGB, Carlos Mendes Teixeira “Caíto”, no último Congresso Ordinário do órgão, onde Mendes Teixeira foi eleito.
Após o congresso, Sebastião assumiu o cargo de vice-presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) para a área das Infraestruturas e Cooperação Internacional. Volvido um ano, renunciou ao cargo, alegando motivos “pessoais e profissionais”.
Três anos após a sua renúncia, o mentor da Academia “Fidjus di Bideras” assumiu-se como um dos candidatos à presidência da FFGB. O Congresso Ordinário do organismo está marcado para o dia 29 de junho do ano em curso.
O pleito para eleger o novo presidente da FFGB estava marcado para dia 07 de setembro de 2024, mas a nova data foi escolhida numa Assembleia Geral Extraordinária do órgão realizada no passado dia 20 de abril, nos arredores de Bissau.
Num universo de 49 associados da FFGB presente na Assembleia Geral Extraordinário, 41 associados votaram a favor da antecipação do Congresso Ordinário da instituição federativa e 8 associados contra.
De salientar que no mês de novembro último, o presidente da FFGB, Carlos Mendes Teixeira “Caíto”, tinha anunciado a recandidatura à liderança do organismo que tutela desde 2020.
Mendes Teixeira foi eleito em setembro de 2020 presidente da FFGB, sucedendo no cargo Manuel de Nascimento Lopes “Manelinho”, que esteve 8 anos à frente daquele órgão.
Na altura, Teixeira obteve 36 votos, num universo de 48 associados do organismo presentes no ato, correspondentes a 76% dos votos, contra 12 do empresário Fernando Tavares, 24% de votos.
Por: Alison Cabral