Guines-Liga: FLAMENGO DE PEFINE ALCANÇA SEGUNDA VITÓRIA E BENFICA CHEGA A 20 JOGOS SEM PERDER 

O Flamengo de Pefine regressou às vitórias no Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão (Guines-Liga), após vários jogos sem vencer nesta prova organizada pela Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF).

Em partida da 20ª jornada da Guines-Liga realizada no último fim de semana, o Flamengo de Pefine recebeu e venceu o Nuno Tristão FC Bula por 2 a 0, no Estádio Lino Correia em Bissau, alcançando assim a segunda vitória em 20 jogos já realizados no campeonato da presente temporada.

Os pupilos orientados por Mamadu Indjai “Effenberg”, que vinha de nove jogos sem uma vitória, conseguiram importante vitória nesta luta pela manutenção da Guines-Liga com várias equipas. Apesar do triunfo, esta equipa sediada no bairro de Pefine em Bissau continua no último lugar da tabela classificativa.   

Os dois tentos de Pefine foram apontados por RobilsonGomes e Bubacar Bodjam nos minutos 49 e 83 da segunda parte. De salientar que a primeira vitória de Pefine aconteceu no jogo diante do Sporting Clube de Bafatá em partida da 10ª jornada da Guines-Liga.

Apesar da forte crítica dos adeptos e simpatizantes à volta da Direção do Flamengo de Pefine, nota-se uma enorme preocupação dos filhos de Pefine relativa à posição que a equipa ocupa na tabela classificativa.

O Flamengo de Pefine, que foi a equipa sensação do Campeonato Nacional de Futebol da primeira divisão “Guines-Liga” na época passada, está a enfrentar uma crise de resultados esta época desportiva 2023-2024, ocupando o último lugar da classificativa com apenas 14 pontos.

Enquanto, o Nuno Tristão FC Bula, que está no meio da tabela, mantém-se com 24 pontos. Bula que foi campeão nacional em 2014, não está a realizar um campeonato nesta presente temporada futebolística na Guiné-Bissau.

Agora restam apenas 10 jogos para o fim da competição e vários clubes estão a lutar para garantir a permanência na prova. Além de Pefine, quatro equipas estão na zona crítica da tabela, nomeadamente Sporting Clube de Bafatá, Binar FC, Tigres de São Domingos e Os Balantas de Mansoa.

Na 20ª jornada da Guines-Liga que encerrou no domingo último 28 de abril de 2029, o Sporting Clube de Bafatá, que vinha de uma derrota na semana passada frente ao FC Canchungo, empatou no seu reduto com os Balantas de Mansoa 0 a 0.

Segundo relatos da imprensa desportiva, foi uma partida em que a equipa leonina de Bafatá entrou melhor, mas não soube aproveitar as oportunidades para marcar golo e o resultado ficou em 0 a 0 durante os 90 minutos regulamentares.

Com este resultado, o Sporting Clube de Bafatá soma 18 pontos na tabela contra os 15 dosBalantas de Mansoa, penúltimo lugar da classificação da prova.

Em Bissau, o Binar FC, que não vence há seis jogos na Guines-Liga, somou o segundo empate consecutivo na prova. Depois do empate na semana passada frente Os Balantas de Mansoa, esta equipa nortenha empatou nesta 20ª jornada frente ao FC Cuntum.

Nos últimos seis jogos realizados, o Binar FC perdeu quatro e dois empates, sendo uma equipa em crise de resultados positivos a par com os Tigres de São Domingos. Por seu turno, o FC Cuntum, que está no lugar cimeiro da tabela, também não vence há três jogos consecutivos.

A última vitória de Cuntum foi na 17.ª jornada diante do Flamengo de Pefine por 2 a 1. Nos últimos três jogos esta equipa empatou com o Clube Desportivo e Recreativo de Gabú, a União Desportivo Internacional de Bissau(UDIB) e o Binar FC.

Com este empate, o FC Cuntum tem agora 27 pontos na tabela classificativa, enquanto o Binar FC tem 18 pontos.

Em Gabú, a formação regressou às vitórias, depois da derrota na jornada anterior em Bissau frente ao Benfica. O Clube Desportivo e Recreativo de Gabú recebeu e venceu os Tigres de São Domingos por 2 a 0.

A formação de São Domingos continua em crise  numa altura que restam 10 jogos para o fim desta prova. Esta equipa, que está na zona da fronteira entre a Guiné-Bissau e o Senegal, não vence há vários jogos na competição e está numa situação critica na tabela.

Em 20 jogos realizados até agora, os Tigres de São Domingos conseguiram 4 vitórias, 5 empates e 11 derrotas, ficando assim somente à frente das equipas dos Balantas de Mansoa e o Flamengo de Pefine.

Com o triunfo, Gabú tem agora 33 pontos na tabela classificativa, enquanto os Tigres de São Domingos continua na zona crítica da tabela com apenas 17 pontos.

Em Bissau, o Sport Bissau e Benfica, continua imparável na prova da presente temporada desportiva no país. A equipa orientada por Romualdo José da Silva, “Aldo”, completou no último sábado 20 jogos sem perder.

Considerado o jogo mais aguardado desta 20.ª jornada da prova entre a União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB) e o Sport Bissau e Benfica, acabou com o triunfo das Águias por 1 a 0.

Em partida realizada no Estádio Lino Correia em Bissau, nas imediações do Palácio da República, com um número considerável de adeptos dos nas bancadas, os encarnados foram eficazes no capítulo da finalização e acabaram por vencer o jogo, somando mais três pontos na luta pelo título nacional.

Foi uma partida de futebol em que a UDIB teve as maiores ocasiões de golos, mas os seus jogadores não souberam aproveitar para fazer golos, principalmente na primeira parte.

Embora o Benfica tivesse o controle de posse de bola, não fez uma grande partida de futebol, principalmente na primeira parte. Na única oportunidade flagrante que teve na segunda parte, as Águias fizeram o único golo da partida.

O golo do clube liderado por Wilson Pereira Batista foi marcado por Sidraque, após uma perda de bolas de um das defesas da UDIB.

Em 20 jogos realizados na Guines-Liga, o Benfica que foi vice-campeão nacional da época passada, lidera a tabela classificativa da prova com 50 pontos, graças a 15 vitórias e 5 empates competição. Enquanto, a UDIB, que empatou na jornada anterior, mantém-se com 34 pontos na tabela classificativa da prova.

As Águias orientadas por Romualdo José da Silva, “Aldo”, continuam sendo a única invicta da Guines-Liga, mostrando claramente superioridade às restantes equipas que disputam a prova.

Após este triunfo frente a UDIB, os Encarnados alargaram a vantagem de 5 pontos em relação ao segundo classificado, o FC Canchungo, o atual campeão nacional.

Os Lobos de Canchungo, que tem lutado “mano a mano”, com o Benfica na luta pelo título nacional, empatou 0 a 0 na visita ao Sonaco. Segundo a imprensa local, foi uma partida equilibrada entre as duas equipas e acabou num empate.

O FC Canchungo, que venceu em dificuldade o Sporting Clube de Bafatá na semana passada, mantém-se no segundo lugar 45 pontos na tabela classificativa da Guines-Liga, enquanto, o FC Sonaco tem agora 24 pontos, estando no meio da tabela.

Sendo uma das três equipas que não foram ainda derrotadas pelo Benfica, a par de Nuno Tristão FC de Bula e o Clube de Futebol os Balantas de Mansoa, o FC Canchungo atrasou nesta jornada nesta luta “mano a mano” com os encarnados.

Em Nhacra, arredores de Bissau, a formação foi a equipa sensação nesta segunda volta do Campeonato Nacional. Os Arados de Nhacra somaram 9 pontos nos últimos três jogos na prova.

Após a derrota com o Benfica na 16.ª jornada da Guines-Liga em casa, os Arados de Nhacra venceram os seus últimos três jogos na competição. Depois de derrotarem o Nuno Tristão FC Bula e os Portos de Bissau, Nhacra venceu nesta 20.ª jornada o FC Pelundo por 3 a 0.

Em partida realizada, a formação sediada na região de Oiofoi superior ao adversário e conseguiu somar três pontos na tabela classificativa. Com esta vitória, os Arados de Nhacra têm agora 27 pontos na tabela, ocupando o oitavo lugar. Enquanto, a formação de Pelundo, mantém-se com 27 pontos e foi alcançado pelos Arados de Nhacra.

A 20.ª jornada da Guines-Liga abriu na última sexta-feira, 26 de abril, com o jogo entre Sporting Clube da Guiné-Bissau e os Portos de Bissau. A partida terminou com triunfo da formação leonina por 3 a 2.

Os Estivadores, que prometeram muito no início da época desportiva com a contratação da nova equipa técnica liderada pelo jovem treinador Ivanilson Inácio Missanga, vulgarmente conhecido por “Ata”, estão a realizar um campeonato aquém de expectativa.

Após o triunfo por 2 a 0 diante do Sporting Clube de Bafatá em partida  17.ª jornada da Guines-Liga, os Portos de Bissau não venceram os seus últimos três jogos na prova. Empatou com o FC Sonaco e perdeu frente aos Arados de Nhacra e o Sporting Clube da Guiné-Bissau na última jornada.

Com esta derrota frente a formação leonina, os Portos de Bissau mantêm-se com 23 pontos na tabela classificativa. Em caso de os resultados negativos continuarem, esta formação dos Estivadores ficará na zona crítica da tabela classificativa.

Enquanto, o Sporting Clube da Guiné-Bissau, equipa com maior numero do campeonatos conquistados na Guiné-Bissau, regressou às vitorias na prova e tem agora 33 pontos na tabela, juntamente com o Gabú.

O Sport Bissau e Benfica e FC Canchungo envolveram-se em mais um duelo para a conquista do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão “Guines-Liga” da presente temporada na Guiné-Bissau, como sucedeu na época passada.

As duas equipas ocupam os dois primeiros lugares da tabela classificativa da competição e com larga distância em relação aos restantes adversários da Guines-Liga.

Resultados completos da 20.ª jornada da Guines-Liga:

Sporting 3 Portos de Bissau 2

UDIB 0 Benfica 1

Gabú 2 São Domingos 0

Sonaco 0 Canchungo 0

Nhacra 3 Pelundo 0

Pefine 2 Bula 0

Bafatá 0 Mansoa 0

Binar 0 Cuntum 0

Classificação:

1 – Benfica tem 50 pontos,

2 – Canchungo tem 45 pontos,

3 – UDIB tem 34 pontos,

4 – Gabú tem 33 pontos

5 – Sporting tem 33 pontos,

6 – Pelundo tem 29 pontos,

7 – Cuntum tem 27 pontos,

8 – Nhacra tem 27 pontos,

9 – Sonaco tem 24 pontos,

10 – Bula tem 24 pontos,

11 – Portos de Bissau tem 23 pontos,

12 – Bafatá tem 18 pontos,

13 – Binar tem 18 pontos,

14 – São Domingos tem 17 pontos,

15 – Mansoa tem 15 pontos,

16 – Pefine tem 14 pontos.

Por: Alison Cabral

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *