RIO MANSOA FC É O NOVO CLUBE DE FUTEBOL DA GUINÉ-BISSAU

Nasceu, no setor de Mansoa, no Norte da Guiné-Bissau, um novo clube de futebol lançado recentemente. Trata-se de Rio Mansoa FC, que foi criado em 2023 pelo jornalista desportivo Alfa Umaro Djaló.

O novo clube de futebol que disputa o campeonato da Liga Regional de Oio foi criado com objetivo de resgatar os novos talentos futebolistas nas diferentes secções do setor de Mansoa dando-lhes oportunidades para mostrarem os seus potenciais e potencializar os mais jovens para o mercado nacional e internacional.

O Rio Mansoa FC, que almeja ainda lutar contra a delinquência juvenil naquele setor nortenho do país, vai também contar nas suas fileiras com outras modalidades desportivas, com destaque para a luta livre.

A informação foi transmitida esta quinta-feira, 02 de maio, à secção desportiva do Jornal O Democrata, pelo próprio presidente do clube, Alfa Umaro Djaló, um dos mentores da fundação de Rio Mansoa FC, durante uma entrevista telefônica a partir do setor de Mansoa.

“Desde 2016 o Clube de Futebol Os Balantas de Mansoa só compete em nível da camada sênior e não compete nas camadas júnior, juvenil e feminino, uma situação que motivou o aumento da delinquência juvenil, por isso, decidimos criar este projeto desportivo que esta a ser trabalho desde abril de 2023 com o objetivo de inserir os jovens no mercado futebolístico nacional e internacional”, disse.

“Rio Mansoa FC já se inscreveu na Liga Regional de Oio, mas será um clube que terá o seu foco no capítulo de formar os jovens talentos futebolísticos nas diferentes competições nacionais onde os jovens poderão revelar os seus dotes futebolísticos, explicou Alfa Umaro Djaló, salientado que o clube não vai somente trabalhar na modalidade de futebol, mas também dará atenção às outras modalidades, como a luta livre.

Segundo as explicações do presidente deste clube sediado em Mansoa, o Rio Mansoa FC não só vai formar jogadores para o mercado nacional e internacional, mas também vai agenciar jogadores que saírem deste projeto desportivo em qualquer localidade que a pratique futebol.

Relativamente a fundos para desenvolver este projeto desportivo, Umaro Djaló, assegurou que é muito cedo falar da proveniência dos fundos, limitando-se somente a dizer que o mais importante é fazer um projeto credível que futuramente vai trazer os financiadores.

”Não vamos anunciar se temos financiadores ou não temos, mas temos expectativas que o trabalho que estamos a desenvolver vai trazer financiadores”, sublinhou o presidente.

Questionado pelo Democrata sobre o espaço onde o Rio Mansoa vai passar a desenvolver o seu projeto, Alfa Umaro Djaló disse que o clube não ainda dispõe de campo próprio mas vai endereçar uma carta a Direção do Clube de Futebol Os Balantas de Mansoa no sentido ter acesso o estádio Corca Sow, no âmbito de uma parceria nesta primeira fase.

Criado em 05 de abril de 2023, o Rio Mansoa FC já tem uma direção que tomou posse no passado dia 28 de abril no setor de Mansoa. Com a criação deste clube liderado por Alfa Umaro Djaló, o setor de Mansoa conta a partir de agora com dois clubes de futebol.

No ato de posse dos novos corpos sociais do clube, a Direção de Rio Mansoa apresentou os equipamentos da equipa e o cartão biométrico para os associados.

Por: Alison Cabral

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *