O grupo musical Memu Sunhu (Mesmo Sonho) lançou, no início deste mês, o seu primeiro álbum intitulado “KUNSADA”, que contém 10 fixas musicais com temas sobre o amor, relacionamento e experiência de vida.
O álbum produzido pela editora KLASSZIK E NATY PRO, tem os seguintes temas: AFTER PATRY que teve a participação de COTCHE T, ALELUIA, DONT BREAK, MON BEBE, I ABO SÓ, MEMU SUNHU, MOKAN DI MOKU, NA LUTA, NAKUPENDA E PA É FALA. O grupo investiu e inovou o audiovisual com vídeos inspiradores e relacionados com os temas das músicas.
Para o coordenador do grupo, a ideia é de contribuir ainda mais para a edificação e moldagem da sociedade, usar a música como ferramenta de ensinamento, reflexão e diversão para a sociedade, bem como a política e desenvolvimento do mercado musical na Guiné-Bissau.
BIOGRAFIA
Memu Sunhu (Mesmo Sonho) começou, em 2022, como um projeto musical criado e coordenado pelo designer gráfico, Sogna Rafordino Queiros Neves. O grupo é composto por sete elementos, nomeadamente quatro músicos, Ninanca Alfredo Carlos Banca (Werton Baby), Desejado Carlos Gomes Sadjó (Jadoh Decz), Sadibo Coté (Wizard HTF) e Malam Djudju Mané (Piazza Prince), um produtor musical, Duramane Kamará (Natty Pro), um vídeo maker, Ansumane Fati (Mane Faty), e um designer gráfico e coordenador de projetos Sogna Rafordino Queiros Neves (Dino Produções).
Há menos um ano, o grupo conseguiu impor-se no mercado e ter aceitação do público guineense até no exterior pela fusão de diversos géneros musicais que também incorporam os sons populares da Guiné Bissau, cativantes e inovadores no cenário musical guineense, tendo conseguido realizar tournées a nível nacional e internacional.
Em 2022, o projeto tornou-se num “Grupo musical” com o agenciamento musical de uma conceituada produtora KLASSZIK, um contrato que tem a validade de 5 anos. Para além do álbum, o grupo conta com os temas musicais soltos de sucesso como: KONTAN- que teve a participação do conceituado músico, Manecas Costa, NHA MINDJER, IKUMA NA KUMA, WONTANARA, OKINKA PAMPA, MEMU SUNHU, I TEM NA BISSAU, NA LUTA, PA É FALA, CETA, INESQUECÍVEL e MON BEBE.
O grupo figurou no top 30 da tendência musical no You Tube em Portugal, com o tema “PA É FALA”. Em 2022, foi um dos 100 POWERLIST da BANTUMEN.
Em abril de 2023 realizou a campanha solidária denominada “Memu sunhu”, para angariação de fundos para apoiar hospitais e orfanatos. O primeiro show do grupo foi em 2022, em Bissau. Em 2022 e 2023 foi homenageado pelo No Sta Djuntu na categoria de “Grupo e Projecto Musical”.
Por: Epifânia Mendonça