A Guiné-Bissau e a Libéria querem aprofundar e fortalecer a cooperação bilateral em diversas áreas, nomeadamente, educação, saneamento, agricultura e o turismo, como também concertar as posições concernentes a situação política na sub-região, sobretudo os desafios em matéria de segurança no espaço da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e no Sahel.
A intenção foi manifestada esta quarta-feira, 15 de maio de 2024, pelos dois chefes de Estado, Umaro Sissoco Embaló da Guiné-Bissau e Joseph Nyuma Boakai da Libéria, durante a declaração conjunta no Palácio da República no quadro da visita de amizade e do trabalho de algumas horas feita pelo chefe de Estado liberiano a Bissau.
Na ocasião, o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, disse que a visita de amizade e trabalho que o seu homólogo liberiano efectuou hoje a Guiné-Bissau, é a expressão de excelentes relações de amizade e da cooperação que existem entre os dois países, porque os laços fraternos que unem os dois povos, são sólidos e antigos, sendo que a Libéria é um dos países africanos que mais apoiou a Guiné-Bissau na luta pela independência nacional.
O Chefe de estado guineense, disse que a presença do presidente da Libéria no país, escreve-se no quadro da cooperação bilateral que querem aprofundar e fortalecer em mais diversos domínios. Acrescentou que durante a conversa com o seu homólogo, abordaram várias outras questões de interesse comum nomeadamente, a situação politica na sub-região, sobretudo os desafios em matéria de segurança no seio dos países membros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e no Sahel, bem como a situação no continente africano e no resto de mundo.
“Decidimos manter contactos permanentes e trocar opiniões de maneira regular, com vista maior defendermos os objectivos da paz, estabilidade e desenvolvimento dos nossos dois povos”, sublinhou.
“ESTAMOS DISPOSTOS A SUPORTAR A LIDERANÇA DA GUINÉ-BISSAU NA ÁFRICA E NAS NAÇÕES UNIDAS” – PR LIBÉRIA
Por seu lado, o Presidente da República da Libéria, Joseph Nyuma Boakai, disse que tem como agenda nesta visita discutir com seu homólogo os domínios, da educação, do saneamento, da agricultura e do turismo. Acrescentando que os dois países têm muita coisa em comum nas áreas do desenvolvimento para o bem- estar dos dois povos.
Chefe de Estado da Libéria, garantiu que o seu país está pronto para suportar e apoiar a liderança da Guiné-Bissau, quer na região africana, mesmo junto das Nações Unidas, procurando a estabilidade, a paz e o bem-estar para o mundo. Adiantou que quer encorajar a dinâmica de unir os dois povos para que juntos possam avançar.
“Queremos agradecer pela liderança no que toca a um diálogo sólido na região da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), União Africana e Nações Unidas para uma estabilidade duradoura para os povos. Também queremos afirmar aqui, que já podemos criar a comissão entre os dois paises que irá trabalhar para o interesse das duas nações no sentido de melhorarmos a condição dos nossos povos”, sublinhou.
Por. Aguinaldo Ampa