Primeiro-ministro: “BOLANHAS REABILITADAS EM ENCHEIA PRODUZIRÃO CERCA DE TRÊS MIL TONELADAS E GARANTIRÃO A SEGURANÇA ALIMENTAR”

O Primeiro-ministro, Rui Duarte Barros, afirmou esta sexta-feira, 17 de maio de 2024, que as bolanhas reabilitadas pela Ação Ianda Guiné na secção de Encheia, vão produzir cerca de 3 mil toneladas de arroz que ajudarão bastante na segurança alimentar. Por outro lado, o consumo de água potável, através do sistema de abastecimento e distribuição de água construído no quadro deste projeto será melhorado.

Rui Duarte Barros falava na cerimónia da inauguração e apresentação oficial de diversas infraestruturas e ações levadas a cabo pela União Europeia, através do seu programa Ianda Guiné, no setor de Encheia, nomeadamente um sistema de abastecimento e distribuição de água rural, conectando 11 tabancas, um conjunto de 5 novas pontes, 29 quilómetros de pistas rurais novas e reabilitadas, beneficiando mais de 7.500 pessoas.

Destacou que essa iniciativa evidencia os trabalhos feitos nos setores da agricultura e rizicultura de mangal, com particular destaque para as infraestruturas de gestão de água nas bolanhas.

O Chefe do governo disse que as infraestruturas realizadas, através do programa Ianda Guiné, aliviaram a comunidade de Encheia e que a única contrapartida da União Europeia para este projeto é de a população local gerir bem as infraestruturas, garantindo o bom funcionamento e o escoamento dos produtos para o centro da cidade.

Rui Duarte Barros informou que os setores que estão a beneficiar do projeto Ianda Guiné, nomeadamente infraestruturas, saúde, água, arroz e educação são áreas em que o país enfrenta enormes dificuldades.

Agradeceu, neste particular, à União Europeia que “está a ajudar muito a população guineense em diferentes áreas e zonas”, admitindo que “aqueles que não beneficiaram hoje podem ter a certeza que na próxima vez vão conseguir deoutros programas”.

“No passado, quando saí da tabanca de Biambe para Encheia, as dificuldades na travessia eram muitas. Hoje, é uma realidade ter estas pistas rurais de terra batida que irão permitir aos populares desta zona deslocarem-se facilmente, sobretudo as mulheres que circulam diariamente com os produtos”, sublinhou.

Por seu lado, o Embaixador da União Europeia no país, Artis Bertulis, informou que desde 2019, o Programa Ianda Guiné tem avançado em metas significativas, apoiando a sociedade civil guineense nos setores agropecuário, infraestruturas, saúde, segurança alimentar e direitos humanos.

Revelou que os 27 investiram numa intervenção nacional integrada, focando em fortalecer a resiliência e criação de oportunidades socioeconómicas, especialmente para mulheres e jovens nas zonas rurais.

O diplomata destacou a modernização de mais 2 mil hectares de bolanhas e a proteção de mais de 100 hectares de mangais, aumentando significativamente a produção de arroz na recente temporada de 2023 a 2024.

“Este investimento sustentável para as comunidades garante a segurança alimentar, implementação de técnicas inovadoras, com equipamentos eficazes e acompanhamento constante”, enfatizou.

Por: Aguinaldo Ampa 

Foto: A.A

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *