Guines-Liga: PORTOS DE BISSAU PERDE EM GABÚ E ACENTUA A CRISE DE RESULTADOS 

Os Portos de Bissau, que prometeram muito no início da época desportiva, mergulharam  numa crise de  resultados e não vencem há cinco jogos do Campeonato Nacional de futebol “Guines-Liga” da presente temporada desportiva na Guiné-Bissau

Após o empate com o FC Sonaco, os Estivadores perderam diante dos Arados de Nhacra, do Sporting Clube da Guiné-Bissau, do Flamengo de Pefine e no último fim de semana sofreu mais uma derrota frente ao Clube Desportivo e Recreativo de Gabú.

Em partida da 22ª jornada da Guines-Liga realizada no setor de Gabú, concretamente no campo Leandro Vaz, os Portos de Bissau foram goleados por 4 a 0, acentuando a crise de resultados.

Os Estivadores continuam na zona crítica da tabela, com fortes possibilidades de descerem de divisão, a 8 jogos do fim da prova organizada pela Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF).

A equipa técnica dos Estivadores liderada por Ivanilson Inácio Missanga, vulgarmente conhecido por “Ata”, está muito preocupada com a crise de resultados que se instalou no clube, mas promete trabalhar para garantir a manutenção.

Com esta vitória, Gabú chega aos 36 pontos, enquanto os Portos de Bissau mantêm-se com  23.

Gabú, que perdeu na jornada anterior na  visita ao reduto de Bula, conseguiu importante triunfo na luta pelo título nacional.

Nas outras partidas da 22ª jornada, os Tigres de São Domingos regresseram aos triunfos após 11 jogos sem vencer.

O clube sediado na fronteira entre a Guiné-Bissau e o Senegal deslocou-se até à capital Bissau e venceu o FC Cuntum por 1 a 0.

Em partida realizada no Estádio Lino Correia em Bissau, a formação dos Cavalos Brancos de Cuntum, que veio de uma goleada na semana passada frente ao Sport Bissau e Benfica, somou  a segunda derrota consecutiva, perdendo 6 pontos.

Os  Tigres de São Domingos, que estão na zona crítica da tabela, conseguiram um importante triunfo na luta pela manutenção. O único golo da partida foi apontado por Vítor Cá, aos 60 minutos da partida.

Com este triunfo em Bissau, os Tigres de São Domingos têm 20 pontos e relançam a luta pela manutenção com as equipas que estão na zona crítica da tabela classificativa, enquanto, o FC Cuntum mantém-se com 27 pontos.

Em Bissau, o Flamengo de Pefine somou a terceira vitória seguida e anima a Guines-Liga entre clubes que estão na zona crítica da tabela classificativa, nomeadamente o Sporting Clube de Bafatá, o Clube de Futebol Os Balantas de Mansoa, o Binar FC, os Tigres de São Domingos, o Flamengo de Pefine e os Portos de Bissau.

Nos últimos três jogos, o Flamengo de Pefine venceu o Nuno Tristão FC Bula, os Portos de Bissau e o FC Pelundo, que lhe permitiu somar 9 pontos em três jogos.

O clube sediado no bairro de Pefine em Bissau mostra-se empenhado para garantir a manutenção e que vários dirigentes têm trabalhado à volta da equipa para  permitir  que a equipa técnica garanta este objetivo.

O Flamengo de Pefine entrou a perder o jogo, mas conseguiu virar o jogo e venceu por 3 a 2, frente ao FC Pelundo, em partida da abertura da jornada.

Com este resultado, o Flamengo de Pefine chega aos 20 pontos e o FC de Pelundo mantém-se com 32 .

Em Nhacra, região de Oio, os Arados de Nhacra receberam e empataram com o Clube de Futebol os Balantas de Mansoa 1 a 1.

As duas equipas vizinhas perderam na jornada anterior, mas o histórico Clube de Futebol os Balantas de Mansoa encontra-se no último lugar de tabela classificativa. Mansoa começou a ter problemas devido à crise de resultados, porque os seus diretos rivais na luta pela manutenção venceram nesta jornada. Trata-se do Pefine e dos Tigres de São Domingos.

Os Arados de Nhacra, que têm sido uma equipa  sensação da prova, não venceram nas  duas últimas partidas, mas continuam no meio da tabela. Com empate o diante de Mansoa, Nhacra faz 28 pontos, enquanto o Clube de Futebol os Balantas de Mansoa tem 16.

Em Bissau, a União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB), um dos candidatos à conquista da Guines-Liga empatou frente ao Nuno Tristão FC Bula 2 a 2, nesta 22ª jornada.

A equipa orientada pelo antigo jogador de futebol, Bentem Culubali, somou quatro pontos nas duas jornadas  anteriores e isola-se no terceiro lugar da tabela, perseguindo o Benfica e o Canchungo, primeiro e segundo lugar da prova respetivamente.

Embora esteja num dos lugares cimeiros da tabela, a UDIB perdeu a oportunidade de chegar aos 40 pontos que lhe permitiriam aproximar-se os líderes da competição.

Os rapazes da avenida até entraram melhor na partida, mas não souberam controlar a vantagem e acabaram por empatar com o clube nortenho, no Lino Correia, no domingo último.

A UDIB continua na terceira posição com 38 pontos, enquanto o Bula sobe para 28, na classificação.

Em Sonaco, a formação local atingiu os 30 pontos, graças às duas vitórias seguidas na Guines-Liga. Após a vitória em Mansoa na jornada anterior, a formação do leste da Guiné-Bissau conseguiu somar a segunda vitória consecutiva neste ultimo fim de semana.

O FC Sonaco recebeu e venceu o aflito do Sporting Clube de Bafatá por 1 a 0, num jogo com um número considerável dos adeptos no campo, segundo os relatos da imprensa local.

Após dois empates nas jornadas anteriores, a formação leonina de Bafatá voltou a deixar escapar três pontos, complicando a situação do clube na luta pela manutenção.

Com esta derrota, o Sporting Clube de Bafatá mantém-se com 19 pontos e foi ultrapassado na tabela classificativa por Pefine e por São Domingos, os rivais na luta pela manutenção da prova. 

O FC Sonaco está tranquilo na tabela com 30 pontos e atrás seguem o Cuntum e os Arados Nhacra e  o Bula.

Em Bissau, o FC Canchungo venceu o Sporting Clube da Guiné-Bissau no último sábado e está na luta  “mano a mano” com o Benfica pelo título.

Após a vitória diante dos Arados de Nhacra na jornada anterior, o campeão em título viajou à capital do país e derrotou os Leões da Guiné-Bissau por 2 a 1, perante uma boa assistência dos adeptos nas bancadas do Lino Correia.

O Sporting Clube da Guiné-Bissau, clube com maior número de campeonatos conquistados, soma  duas derrotas consecutivas e foi ultrapassado na tabela classificativa por Gabú.

Com este resultado, FC Canchungo tem  51 pontos na tabela classificativa e continua na perseguição ao Sport Bissau Benfica, atual líder da tabela classificativa, que encerra a jornada amanhã. O Sporting Clube da Guiné-Bissau mantém-se com 33 pontos.

A 22ª jornada da Guines-Liga encerra amanhã, terça-feira, 21 de maio, com a partida entre o Binar FC e o Sport Bissau e Benfica. O Benfica continua a ser única equipa que ainda não perdeu na prova.

Eis os resultados dos jogados já realizados da Guines-Liga da 22ª jornada da Guines-Liga:

UDIB 2 Bula 2

Cuntum 0 São Domingos 0

Nhacra 1 Mansoa 1

Pefine 3 Pelundo 2

Sonaco 1 Bafatá 0

Sporting 1 Canchungo 2

Gabú 4 Portos de Bissau 0

Por: Alison Cabral

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *