Os chefes do Estado-Maior General das Forças Armadas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) refletiram profundamente sobre a situação político-militar, sobretudo as questões internacionais da defesa e de segurança com eventuais implicações para a comunidade lusófona.
A 25ª reunião dos responsáveis do exército dos países lusófonos realizada numa das unidades hoteleiras de Bissau, de 20 e 21 de maio, juntou oito dos noves responsáveis principais das forças armadas da CPLP, designadamente, da Guiné-Bissau, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. No final da reunião, a Guiné-Bissau passou a assumir a presidência rotativa dos chefes de Estado-Maior General das Forças Armadas da CPLP, bem como do Centro de Análises Estratégicos.
Presidindo a cerimónia do encerramento da reunião, o chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, General Biague Na N’Tan, disse na sua intervenção que a reunião de Bissau fortalece o entendimento sobre a necessidade de trabalhar em coordenação para uma resposta rápida aos desafios, de defesa e de segurança, presentes e futuros, a nível global, regional e sub-regional.
Na N’Tan disse creditar que os objetivos projetados para a vigésima quinta reunião foram todos alcançados e isso reflecte o compromisso que os países da CPLP têm de encarrar, com dinamismo nomeadamente, a situação de segurança a nível da comunidade.
“É com marcado orgulho e honra que a Guiné-Bissau assumiu a Presidência das Reuniões dos Chefes de Estado-Maior General da CPLP. As Forças Armadas da Guiné- Bissau expressam a sua profunda gratidão e continuam disponíveis para contribuir na afirmação da nossa comunidade. Gostaria de agradecer o valioso contributo dado por Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas de São Tomé e Príncipe, Brigadeiro- General João Pedro Soares Gomes Cravid, durante o seu mandato”, disse, para de seguida, manifestar o seu profundo agradecimento pela presença dos seus homólogos.
Assegurou que a contribuição dos seus homólogos nos debates sobre os diferentes temas ajudou no reforço do sentimento de unidade dos Estados-Membros da CPLP e do Secretariado Permanente para Assuntos da Defesa e do Centro de Estudos Estratégicos pela dinâmica imprimida na realização desta reunião.
Por seu lado, o presidente cessante da Reunião dos Chefes de estado maior da CPLP, Brigadeiro General, João Pedro Soares Gomes Cravid, disse que a comunidade da CPLP é uma grande familia de povos unidos por laços de amizade, partilha e cooperação, sendo que tem na sua agente uma herança histórica comum, decorrente de uso da língua portuguesa, assim como por uma visão compartilhada da democracia, segurança e do desenvolvimento.
João Pedro Soares Gomes Cravid, lembrou que o seu pais acolheu a vigésima quarta reunião da comunidade da CPLP em 2023 com elevada amizade, cortesia e hospitalidade, no qual representou uma grande honra enquanto presidente cessante, expressando assim em seu nome e de todos quanto servem o país e as forças armadas sinceros agradecimento por todo esforço conjunto, com vista ao sucesso daquela magna reunião.
“Quero desejar os meus parabéns a Guiné-Bissau pela presidência agora assumida e desejar ao General Biague Nan Tam, particular sucesso na missão designada, bem como enaltecer a calorosa e excelente recessão e hospitalidade que nos tem sido proporcionado desde que desembarcamos na linda cidade de Bissau”, sublinhou.
Por: Aguinaldo Ampa