O Sport Bissau e Benfica teve de sofrer para levar de vencida a equipa de Binar FC, em jogo do encerramento da 22.ª jornada do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão “Guines-Liga” da presente temporada futebolística na Guiné-Bissau.
As Águias que continuam a ser a única equipa desta competição organizada pela a Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF), que não perdeu após a conclusão da 22.ª jornada da Guines-Liga, venceu hoje esta equipa nortenha por 2 a 1, numa partida de futebol muito difícil, mesmo durante os 90 minutos regulamentares.
A partida realizada no Estádio Lino Correia em Bissau, casa emprestada pela formação de Binar FC, contou com a presença considerável dos adeptos nas bancadas e começou de forma equilibrada, onde a equipa nortenha não dominou completamente os encarnados nos primeiros 15 minutos desafio.
Apesar de ter o controlo da posse de bola, o Benfica não conseguiu fazer jogadas que lhe permitissem desbloquear a curtinha defensiva de Binar FC que estava bastante sólida, graças às intervenções recorrentes do seu treinador.
A equipa de Binar FC, que está numa zona critica da tabela classificativa, teve algumas oportunidades para criar perigo a baliza contrária, mas sem sucesso. As Águias tentaram ainda desequilibrar o jogo, mas sem sucesso e o resultado terminou em 0 a 0 na primeira parte, o que deixou impacientes os benfiquistas nas bancadas do Lino Correia.
Já no segundo tempo, o Benfica, treinado por Romualdo José da Silva, “Aldo”, entrou de forma diferente, fazendo uma maior circulação de bola, mas o seu adversário continuou a defender praticamente com 11 jogadores, uma situação que continuava a dificultar a penetração dos jogadores encarnados.
Passados 55 minutos da partida, o Benfica e o jogo, criando dificuldades aos jogadores de Binar, após as mudanças táticas e substituições efectuadas pelas equipa técnica das Águias da Guiné-Bissau.
Aos 60 minutos da partida o Benfica conseguiu abrir o marcador, após o grande cruzamento de Sidraque pela esquerda que permitiu o jovem avançado Adulai Jalo fazer o golo, dando assim alegria aos adeptos encarnados.
Quando tudo parecia que o Benfica iria tomar as iniciativas do jogo, foi a equipa de Binar a tomar o controle de posse de bola, mas não criou perigos à baliza contrária.
Aos 72 minutos da partida o Benfica teve uma nova oportunidade para fazer o seu segundo golo, após nova assistência de Sidraque pela esquerda, mas o seu médio centro, Abu Queita, não soube aproveitar esta brilhante oportunidade.
Volvidos 7 minutos da parida, a formação de Binar FC igualou a partida, após um erro dos jogadores do Benfica, principalmente os seus defesas que permitiu ao adversário da equipa nortenha restabelecer o marcador.
O golo de Binar FC foi apontado por Lampard, após assistência do seu colega pela direita do seu ataque.
Após o golo do empate, os encarnados voltaram a reassumir o controlo de posse de bola em busca da vitória. Aos 90+5 minutos as Águias conseguiram fazer o seu segundo golo por intermedio de Edmundo, na sequência do lance na grande área do adversário, que permitiu ao Benfica somar três pontos.
Com este triunfo, o Benfica chega aos 56 pontos na liderança da tabela classificativa, sendo a única clube que ainda continua invicta, numa altura em que restam oito jogos para o fim do Campeonato Nacional da época desportiva 2023/2024.
Enquanto, a formação de Binar, que fez uma grande exibição frente ao Benfica, não vence há vários jogos da competição e esta numa posição critica da tabela com apenas 19 pontos. Após a realização desta jornada, a equipa do Binar foi ultrapassada na tabela pelas equipas de Flamengo de Pefine e Tigres de São Domingos, que venceram os respectivos jogos no último fim de semana.
No final da partida, o treinador do Binar FC, Amadu Seide considerou que o resultado foi justo, porque o Benfica conseguiu marcar dois golos. O jovem técnico lamentou as oportunidades desperdiçadas pelos seus jogadores durante todo o jogo.
Relativamente a situação critica do seu clube, Seide lembrou que restam ainda oito jogos para o fim da prova e vai trabalhar para conseguir a manutenção na prova.
Por seu lado, o treinador do Benfica, Romualdo José da Silva, “Aldo”, que continua a fazer história no clube onde foi jogador, o agora treinador mostrou-se satisfeito por conseguir um triunfo frente a uma equipa que criou enormes dificuldades ao seu clube.
Conhecido entre amigos por “Aldo”, assegurou aos adeptos que vai trabalhar para o Benfica terminar a competição sem derrota. Contudo, o técnico encarnado não gostou do trabalho da equipa de arbitragem devido a algumas decisões que tomou durante o jogo.
A 22.ª jornada da Guines-Liga ficou marcada com a terceira vitória consecutiva de Flamengo de Pefine na prova. Nos últimos três jogos, esta equipa sediada no bairro de Pefine venceu o Nuno Tristão FC, Portos de Bissau e FC Pelundo.
Quem conseguiu um triunfo nesta jornada foi a equipa dos Tigres de São Domingos, após 11 jogos sem vencer. Esta equipa nortenha deslocou-se até Bissau e venceu a formação de FC Cuntum.
Na proxima jornada, o Benfica vai deslocar-se até ao norte da Guiné-Bissau para defrontar a formação dos Tigres de São Domingos. Enquanto, a formação de Binar FC vai deslocar-se ao leste da Guiné-Bissau para jogar com o Sonaco FC.
Os resultados completos da 22.ª jornada da Guines-Liga:
Binar 1 Benfica 2
UDIB 2 Bula 2
Cuntum 0 São Domingos 0
Nhacra 1 Mansoa 1
Pefine 3 Pelundo 2
Sonaco 1 Bafatá 0
Sporting 1 Canchungo 2
Gabú 4 Portos de Bissau 0
Classificação da Guines-Liga
1 – Benfica tem 56 pontos,
2 – Canchungo tem 51 pontos,
3 – UDIB tem 38 pontos,
4 – Gabú tem 36 pontos,
5 – Sporting tem 33 pontos,
6 – Pelundo tem 32 pontos,
7 – Sonaco tem 30 pontos,
8 – Nhacra tem 28 pontos,
9 – Bula tem 28 pontos,
10 – Cuntum tem 27 pontos,
11 – Portos de Bissau tem 23 pontos,
12 – São Domingos tem 20 pontos,
13 – Pefine tem 20 pontos,
14 – Bafatá tem 19 pontos,
15 – Binar tem 19 pontos,
16 – Mansoa tem 16 pontos.
Por: Alison Cabral
Foto: AC