Elves Baldé é a grande novidade na convocatória do Selecionador Nacional de Futebol, Boa Morte, para os próximos dois jogos referentes à terceira e quarta jornadas do Grupo A da zona africana de apuramento para o Mundial’2026 a realizar-se no próximo mês de junho de 2024.
Baldé, extremo formado na Academia do Sporting Clube de Portugal, mereceu pela primeira vez a confiança do novo Selecionador Nacional, Boa Morte, para esta dupla jornada que dá acesso a maior competição a nível do futebol mundial. O extremo formado no Sporting Clube de Portugal e campeão europeu de sub-19 por Portugal, joga atualmente pelo Sporting Clube de Farense na primeira liga de futebol.
As duas partidas da data FIFA, organismo que gere o futebol mundial, decorrem no dia 06 de junho e o dia 10 do mês mesmo em Bissau. No dia 06 de junho a Guiné-Bissau recebe a visita da Etiopia e no dia 10 defronta a seleção do Egipto.
Na lista dos eleitos para a dupla jornada que dão acesso ao Mundial divulgada esta terça-feira, 21 de maio de 2024, na página oficial da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, destaque vai ainda para os regressos de Fali Candé, Carlos Mané, Dalcio Gomes, Prosper Mendy e Romário Baldé.
O selecionador nacional chamou 25 jogadores, no qual se destacam também a ausência de nomes como Edgar Ié, Marciano Sanca Tchami, Nanu e Houboulang Mendes. Boa Morte, que substituiu Baciro Candé recentemente no cargo do Selecionador Nacional, vai defrontar estas duas seleções de forma oficial, depois de dois jogos amigáveis com a seleção do Sudão no mês de março do ano curso.
O novo selecionador luso-são tomense, que ainda não foi apresentado de forma oficial aos guineenses, vai tentar colocar a Guiné-Bissau pela primeira vez numa fase do Campeonato do Mundo de Futebol.
Os convocados da seleção nacional:
Guarda-redes: Jonas Mendes, Fernando Embadje e Manuel Baldé
Defesas: Jeferson Encada, Fali Candé, Opa Sangante, Marcelo Djalo, Sori Mané, Sambinha e Prosper Mendy
Médios: Bura, Janio Bikel, Alfa Semedo, Dalcio Gomes, Morreto Cassamá, Famana Quizera, Carlos Mané, Elvis Baldé
Avançados: Mauro Teixeira, Mama Baldé, Franculino Djú, Zé Turbo, Jardel da Silva, Romario Baldé e Toni Brito e Silva.
A Guiné-Bissau já disputou dois jogos do Grupo A da zona africana de apuramento para o Mundial’2026.
Na primeira partida a Guiné-Bissau, na altura treinada por Baciro Candé, empatou com a seleção do Burkina Faso por 1 a 1 e no segundo jogo a Seleção Nacional venceu Djibouti por 1 a 0.
A seleção do Egipto comanda a liderança com 6 pontos, seguida por Burkina Faso e a Guiné-Bissau, ambos com 4 pontos. Serra Leoa e o Etiopia têm um ponto cada. O Djibuti é sexto e último posicionado, ainda sem qualquer ponto somado.
O primeiro classificado de cada um dos nove grupos de qualificação da zona africana apura-se para a fase final do torneio, podendo o segundo lugar disputar um play-off.
O Mundial’2026, que terá a participação pela primeira vez de 48 seleções, contra as habituais 32, vai decorrer no Canadá, Estados Unidos e México, de 8 de junho a 19 de julho de 2026.
Por: Alison Cabral