O presidente da Câmara Municipal de Loulé em Portugal, Vitor Aleixo, que se encontra de visita ao país, anunciou, depois do encontro com o primeiro-ministro Rui Duarte Barros, que vai disponibilizar uma ajuda em materiais de apoio médico ao setor de Bissorã.
Em declaração aos jornalistas, Vitor Aleixo disse que foi um encontro de muita troca de informações e que algumas pistas de colaboração ficam abertas para o futuro.
A cidade de Loulé tem uma geminação com o setor de Bissorã, região de Oio, norte da Guiné-Bissau desde março de 2001 e no âmbito desta deslocação à Guiné-Bissau pretende assinar um protocolo para que quatro alunos de Bissorã possam estudar na Universidade do Algarve, com bolsas de estudo atribuídas pelo Município de Loulé.
“Tenho a confiança e esperança que coisas positivas virão desta geminação entre Loulé e Bissorã”, precisou.
Vitor Aleixo afirmou que a delegação, que o acompanha nesta visita, vai aproveitar esta oportunidade para transmitir às autoridades regionais e administrativas locais as boas práticas que o Município de Loulé tem tido na área da ação climática, onde se destaca em Portugal por ter políticas para o aproveitamento da energia solar, o uso eficiente da água no circuito urbano para a valorização e a conservação da biodiversidade.
“Temos promovido políticas práticas para nos adaptarmos nestes planos todos. Penso que este também é um problema geral da Guiné-Bissau, em particular de Bissorã”, indicou.
Acompanha Vitor Aleixo uma delegação empresarial portuguesa para a prospeção do mercado guineense para futuros investimentos e que, antes, deverá manter encontros com diferentes instituições públicas e privadas.
O munícipe lamentou a morte do Presidente Kumba Ialá, tendo informado que o Município de Loulé batizou uma importante Rua da cidade com o nome do falecido Presidente Kumba Ialá.De acordo com o programa de visita da delegação da Câmara de Loulé , a missão desloca-se amanhã, sábado, ao Setor de Bissorã para uma visita de dois dias, em que manterá encontros com a administração local.
Por: Filomeno Sambú