Futebol: BOA MORTE ASSUME AMBIÇÃO DE MARCAR PRESENÇA NO CAN 2025 EM MARROCOS

O Selecionador Nacional de Futebol, o luso-são tomense Luís Boa Morte, disse que tem como objetivo qualificar a seleção da Guiné-Bissau para a Taça das Nações Africanas (CAN’2025), que vai ser organizada por Marrocos, embora ainda não tenha sido feito o sorteio de grupos para a fase do apuramento para o maior torneio de futebol em África.

“A nossa ambição é marcar presença no próximo CAN, que é algo que está ao nosso alcance, independentemente de não ter sido feito o sorteio do grupo”, afirmou Luís Boa Morte, salientando que a presença da Guiné-Bissau nesta competição deve ser olhada como natural.

Boa Morte falava esta sexta-feira, 31 de maio de 2024, em conferência de imprensa da sua apresentação pública como novo Selecionador de Futebol da Guiné-Bissau para os próximos três anos, sucedendo no cargo Baciro Candé.

Morte, que recentemente terminou a sua passagem no Fulham da Inglaterra como adjunto treinador, lembrou que a Guiné-Bissau marcou presenças consecutivas nas últimas quatro edições do CAN, por isso, a presença da seleção nacional nesta prova deve ser encarada de forma natural.

Relativamente ao Campeonato do Mundo de Futebol, o novo Selecionador Nacional, afirmou que não é impossível a seleção nacional alcançar este objetivo de qualificar-se para o maior torneio de futebol, mas lembra de que existem muitas dificuldades para alcançar este feito.

“Todos nós queremos estar presentes no Campeonato do Mundo, conseguindo a qualificação, mas sabemos as dificuldades que teremos de enfrentar para chegar ao Campeonato do Mundo, mas não é impossível. Neste sentido nós vamos continuar a trabalhar e pensar nos dois próximos jogos para a qualificação para o próximo mundial e depois em setembro, outubro e novembro trabalhamos para o apuramento para o CAN 2025”, disse.

Embora já realizasse dois jogos amigáveis frente a sua congênere de Sudão no mês de março em Marrocos, Boa Morte vai agora estrear nas partidas oficias como Selecionador Nacional de Futebol. Nos dias 06 e 10 de junho a Guiné-Bissau vai realizar a dupla jornada, ou seja, a terceira e quarta jornada da fase do apuramento para o próximo Campeonato do Mundo.

No dia 06 de junho para terceira jornada, a seleção nacional vai defrontar a Etiópia e na quarta jornada defrontará a poderosa seleção do Egito. Os dois jogos vão ser realizados no Estádio Nacional 24 de setembro em Bissau.

Fazendo abordagem sobre estes dois jogos, Boa Morte realçou os resultados alcançados pela seleção nacional nas duas primeiras jornadas.

Morte, que foi jogador do Sporting Clube de Portugal, lembrou que o Etiópia e o Egito são boas seleções africanas, mas promete jogar em busca de três pontos, principalmente no jogo frente a seleção do Etiópia.

Além de Boa Morte, foram ainda apresentados todos os restantes técnicos que acompanharão o novo Selecionador Nacional nesta nova aventura. Os restantes elementos da equipa técnica são: Ricardo Estrelado e Aneximenes Pereira, selecionadores adjuntos, Lula Pinto, preparador físico e Carlos Fernandes, treinador de guarda redes.

Presente no ato, o presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), Carlos Mendes Teixeira “Caíto” deixou uma palavra de incentivo ao novo Selecionador Nacional, mostrando disponível para acompanhar e ajudar naquilo que for necessário no sentido de realizar o seu trabalho.

“Quero deixar uma palavra de inventivo ao selecionadornacional e dizer que a federação, o governo e o povo da Guiné-Bissau está com ele”. Estamos disponíveis paraacompanhar e estamos disponíveis para ajudar naquilo for necessário, por isso, ele está em casa, porque é lusófono, falamos a mesma língua e dizer-lhe que a bola está no campo”, disse.

Conhecido entre amigos por “Caíto Teixeira”, o líder federativo tranquilizou o selecionador nacional que não existe pressão a volta da sua contratação, uma vez que o futebol da Guiné-Bissau precisa de uma nova dinâmica e visão.

“O Luís Boa Morte não é milagreiro, veio para a Guiné-Bissau para trabalhar, para introduzir as ideias e visões que ele entender serem melhores para a seleção nacional, por isso, temos que dar o tempo e espaço para ele poder passar as suas ideias”, sublinhou Caíto Teixeira.

Falando na presença do ministro da Cultura Juventude e Desportos, Augusto Gomes, o presidente do órgão que gere o futebol nacional, promete não imiscuir-se nos trabalhos do Selecionador Nacional de Futebol durante o exercício do seu trabalho.

Presidindo a cerimonia da apresentação, o titular dos desportos, Augusto Gomes, lembrou que a Guiné-Bissau decidiu apostar em Boa Morte em resposta às exigências do povo guineenses no sentido de melhorar a prestação da Guiné-Bissau nas competições internacionais, nomeadamente no CAN.

Inserido no grupo A da zona africana de apuramento para o Mundial’2026, a Guiné-Bissau empatou a 1-1 na jornada inaugural com o Burkina Faso e venceu na segunda jornada a seleção do Djibuti por 1 a 0, graças ao golo de Mauro Rodrigues.

A Guiné-Bissau ocupa a segunda posição juntamente com a seleção do Burkina Faso, ambos com quatro pontos, a dois do líder Egito, que tem 6 pontos. Serra Leoa e Etiopia ocupamquarto e quinto lugares, ambos com um ponto cada.   

O Djibuti é sexto e último posicionado, ainda sem qualquer ponto somado.

O primeiro classificado de cada um dos nove grupos de qualificação da zona africana apura-se para a fase final do torneio, podendo o segundo posicionado disputar um play-off.

Além da sua participação no apuramento para o mundial, a Guiné-Bissau vai novamente fazer a sua caminhada para o CAN 2025 a realizar-se em Marrocos.

Luis Boa Morte, é o quinto treinador português a orientar a seleção de futebol da Guiné-Bissau depois de Guilherme Farinha, Luís Norton de Matos, Carlos Manuel que orientou “os Djurtus” uma única vez, num jogo contra os Camarões e Paulo Torres.

Por: Alison Cabral

Foto: AC

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *