A Associação Colaboração de Bôrem parceria com a ONG MELDA Meninas Líderes em defesa do meio Ambiente plantaram, com o patrocínio da empresa de telecomunicações Orange Bissau, cem árvores na berma da estrada que liga a secção de Bôr ao setor de Prabis, região de Biombo, norte da Guiné-Bissau.
A iniciativa insere-se no âmbito da celebração do Dia Mundial do meio ambiente que hoje, 05 de junho de 2024, se assinala, como o objetivo de tornar a cidade e os bairros periféricos mais verdes e sustentáveis.
Na sua intervenção, em representação da Orange Bissau, a diretora de responsabilidade social, Yasedhara Cynira Casimiro Gomes, lembrou que a plantação de árvores faz parte de um dos principais eixos da empresa para ajudar na proteção do meio ambiente.
“A plantação das árvores visa reforçar, impactar todas as ações sociais que estão a ser desenvolvidas, porque servirá de uma proteção para a geração vindoura e do ecossistema em geral”, disse e prometeu continuar a promover ações de género na Guiné-Bissau.
Informou que 60% das antenas da empresa funcionam com painéis solares como forma de cuidar e tratar do ecossistema, para garantir que as pessoas vivam melhor na sociedade e desafiou as comunidades locais a envolverem-se seriamente na luta pela proteção do meio ambiente.
Por sua vez, a vice-coordenadora da Associação Colaboração, Grezelena Solange Silva Nosoliny, enfatizou que a organização é uma parceira do ambiente, razão pela qual todos os moradores se envolveram para o bem-estar do meio ambiente, porque “todos os seres humanos e vivos precisam do meio ambiente e todos devemos cuidar dele”.
“A plantação das árvores vai ajudar no ecossistema e melhorar o ar que respiramos”, insistiu e mostrou-se disponível em continuar a colaborar com todos os seus parceiros em prol do desenvolvimento do país e apelou a toda a sociedade em geral a continuar a cuidar e a amar o ambiente.
A coordenadora da ONG´s MELDA líderes de defesa do ambiente, Saudia Pina Mango, explicou que a organização foi criada para promover a inclusão das mulheres na tomada de decisões em prol do desenvolvimento sustentável.
Afirmou que a Orange Bissau impacta o meio ambiente através das instalações das suas antenas em diferentes partes do país, onde faz o desmatamento de árvores que lá se encontram, por isso deve estar disponível em ajudar e cuidar do meio ambiente, reforçando o desenvolvimento sustentável da Guiné-Bissau.
Apelou à empresa Orange Bissau a continuar com a iniciativa para permitir um meio ambiente mais sustentável e continuar a desenvolver uma consciência ambiental aos seus colaboradores.
“Todos os recursos humanos vêm do ambiente”, lembrou.
Por: Noemi Nhanguan