A Universidade Amílcar Cabral (UAC) rubricou esta sexta-feira, 07 de junho de 2024, um acordo com a Universidade Tuskegee, do Alabama, dos Estados Unidos da América, no domínio da agricultura, da saúde, da educação e das infraestruturas.
Após a assinatura do acordo, no Palácio do Governo em Bissau, o primeiro-ministro, Rui Duarte Barros, assegurou que o acordo rubricado irá concretizar o trabalho levado a cabo há vários tempos entre ambas as partes para que hoje se tornasse uma realidade.
O chefe do governo informou que as áreas de intervenção da universidade americana, nomeadamente agricultura, saúde, educação e infraestruturas são de extrema importância não só para a Guiné-Bissau, como também reforçará a capacidade da Universidade Amílcar Cabral no sentido de criar as condições para formar quadros à altura para o desenvolvimento do país.
O Secretário de Estado do Ensino, Djibril Djaló, enfatizou na sua intervenção que o governo quer transformar a Universidade Amílcar Cabral num centro de referência daquilo que é o saber na Guiné-Bissau.
Afirmou que a assinatura do acordo é ‘um ato muito importante na vida daquela única Universidade pública do país que irá responder à preocupação do governo de criar condições para o seu funcionamento cabal”.
O governante informou que para a concretização do sonho de fazer aquela instituição universitária estatal funcionar.
Defendeu que é preciso contar com a colaboração de todos parceiros a nível nacional e internacional para a concretização desse sonho.
Anunciou que a Universidade americana pretende intervir na área de agricultura, formar quadros que possam substituir os funcionários do Ministério da Agricultura que já estão na idade de reforma para alavancar o setor agrícola.
Por seu lado, o representante da Universidade Tuskegee, Alabama, dos Estados Unidos de América, David De La Gueronniere Josué, disse que os acordos assinados são no domínio da Educação, da Saúde, da Agricultura e das infraestruturas, como também enviar alguns professores para lecionar na Universidade Amílcar Cabral e realizar intercâmbios entre estudantes das duas universidades.
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A