Congresso Extraordinário: INCONFORMADOS ELEGEM FÉLIX NANDUNGUE COMO PRESIDENTE DO PARTIDO DA RENOVAÇÃO SOCIAL

Félix Blutna Nandungue, foi eleito no sábado, 29 de junho de 2024, com 679 votos a favor, como Presidente do Partido da Renovação Social (PRS). Foram no total 753 delegados inscritos, provinientes de diferentes regiões e da diáspora, na qual votaram  699 delegados e dos quais registou-se cinco votos em branco, 15 votos nulos e zero abstenção.

Nandungué que também é deputado da nação, eleito no círculo eleitoral n°. 02, setor de Bedanda, região de Tomabali, sul da Guiné-Bissau, é atualmente o diretor-geral da Administração dos Portos da Guiné-Bissau (APGB) e foi eleito como o líder do partido do milho e arroz naquele que é o primeiro congresso extraordinário realizado por uma comissão transitória para a gestão do partido instituido por altos dirigentes do PRS inconformados com a gestão do presidente interino, Fernando Dias da Costa. 

Os renovadores vivem neste momento a maior crise interna na sua história desde a sua criação há mais de 20 anos, causando assim a divisão do partido fundado pelo falecido Presidente, Kumba Yalá. A crise levou a realização de dois congresso quase simultâneos, ou seja, na sexta-feira, 28 de junho, a direção liderada por Fernando Dias da Costa organizou o seu congresso extraordinário no espaço Paian, em Bandim, no qual elegeram-no como presidente do partido. 

No sábado, os altos dirigentes inconformados elegeram o deputado, Félix Blutna Nandungue, também presidente do partido, no congresso extraordinário, realizado no ilhéu de Gardete, arredores do setor de Prabis, região de Biombo, sob o lema “Congresso Extraordinário para Reposição da Legalidade, Reforço da Unidade e Coesão Interna no PRS”.

No total havia três candidatos a desfilar para o cargo do presidente daquela formação política, nomeadamente, Félix Blutna Nandungue, Aladje Soco e Ribana Nqueck, mas momento antes de início da votação duas candidaturas desistiram a favor do Félix Nandungue, sendo o único candidato presente aos votos.

NANDUNGUE ELEGE DIÁLOGO COMO ARMA PRINCIPAL PARA UNIR OS MILITANTES E DIRIGENTES DOS RENOVADORES 

Após a divulgação dos resultados pelo presidente da mesa de Assembleia, Maurício Sanca, o candidato vencedor, Félix Blutna Nandungue, disse que o diálogo será a arma principal para garantir a união no seio dos renovadores, porque é o único caminho rumo aos embates eleitorais. Acrescentou que irá fazer tudo para sentar na mesma mesa com a outra parte no sentido de se juntarem para o bem da família dos renovadores.

O novo presidente eleito garantiu que fará tudo para que o PRS continue forte no cenário político guineense. Acrescenta que aquela formação politica continuará ser parceiro privilegiado da Guiné-Bissau para o desenvolvimento que todos almejam.

“Quero aqui agradecer  aos militantes que depositaram a confiança em mim para dirigir este partido até ao próximo congresso ordinário. Quero ainda agradecer a equipa que me acompanhou durante essa caminhada que hoje culminou com a minha eleição como presidente do partido”, sublinhou.

De salientar que, com este resultado, Félix Blutna Nandungue, passa a dirigir o partido de milho e arroz para os próximos 18 meses, porque, de acordo com os estatutos, o congresso ordinário será realizado em 2026.

Por: Aguinaldo Ampa 

Foto: A.A

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *