A quatro jornadas do seu final, o Campeonato Nacional de Futebol da primeira divisão, denominado “Guines-Liga” está ao rubro. O Sport Bissau e Benfica e o FC Canchungo estão na luta pelo título de campeão nacional da presente temporada desportiva 2023-2024 na Guiné-Bissau.
As duas equipas, que já foram campeões nacionais, encontram-se separadas por quatro pontos com vantagem para as Águias comandadas por Romualdo José da Silva “Aldo”.
Em partida da 26 ª jornada da Guines-Liga, disputada no último fim de semana, as duas equipas históricas do país venceram os seus respectivos jogos, somando cada um mais três pontos nesta competição organizada pela Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF).
A equipa encarnada, líder da tabela classificativa da prova, recebeu e venceu o FC Pelundo, por 3 a 0, no Estádio Lino Correia, em Bissau, perante um número considerável de adeptos nas bancadas deste recinto desportivo que fica nas imediações do Palácio da República da Guiné-Bissau.
Os três golos do Benfica foram apontados por Adulai Jaló, Jean Calmente e Abu Queita. As Águias foram superiores ao FC Pelundo durante a partida e acabaram por levar três pontos nesta partida.
Os encarnados, que somente perderam um jogo desde o início da presente época desportiva, continuam a mostrar a sua superioridade em relação à maioria das equipas que disputam a competição que agora está na fase final.
Com esta vitória diante de Pelundo em Bissau, em partida da 26ª jornada da Guines-Liga, o Benfica soma três vitorias seguidas na prova após a sua primeira derrota consentida frente os Tigres de São Domingos, na jornada 23 por 1 a 0, após um erro do seu guardião.
Após este triunfo, os encarnados mantêm-se na liderança da tabela classificativa da competição com 65 pontos, enquanto, a formação de Pelundo mantém-se com 33.
A formação nortenha, que está no meio da tabela classificativa, somou a terceira derrota consecutiva na Guines-Liga.
Em Canchungo, o a equipa local campeã em título, deslocou-se até à capital do país e venceu ao FC Cuntum por 4 a 0, em partida da 26ª jornada da Guines-Liga, que lhe permitiram continuar a perseguir o Benfica nesta luta “escaldante” para conquista do título.
Perante um considerável número de adeptos, os Lobos de Canchungo, orientados por João Dembi “Cassaco”, um dos treinadores mais experiente do campeonato nacional, foram superiores ao adversário, o que lhes permitiu fazer uma goleada de 4 a 0.
Os golos do atual campeão nacional em título foram apontados por Oliveira António Sá “Baguera”, que bisou, Leonardo Nhassé e Adama Silá.
Embora após a equipa de Cuntum sofrer o primeiro golo na primeira parte, tentou equilibrar o jogo, mas sem sucesso, porque acabou por estar a jogar com 10 jogadores na partida, após a expulsão do seu guarda-redes Romário Portal, aos 27 minutos da primeira parte.
A par do Benfica, o FC Canchungo tem sido uma equipa que não facilita os seus adversários mesmo jogando fora do seu reduto. Os Lobos, que perderam somente um jogo na Guines-Liga frente à formação de Gabú pretende revalidar o título que conquistou na época passada 2022-2023.
Com este resultado, FC Canchungo chega aos 61 pontos e continua na segunda posição, encurtando a distância para 4 pontos com o líder da prova o Benfica. Por seu turno, a formação, que na jornada anterior venceu o FC Pelundo,mantém-se com 30 pontos na tabela classificativa.
Na próxima jornada, a 27ª da Guines-Liga, as duas equipas vão defrontar-se e tudo indica que será uma partida crucial para o título. O líder da tabela classificativa, o Benfica viaja até ao recinto do adversário, o FC Canchungo.
As duas equipas empataram 2 a 2 na primeira volta da competição, em partida disputada no Lino Correia. Em caso do triunfo do Benfica vai dilatar a vantagem para 7 pontos em relação ao Canchungo e fica a uma vitória para ser campeão nacional da presente temporada.
Em caso da vitória do FC Canchungo diante do Benfica, vai encurtar a distância para um ponto na tabela classificativa e qualquer deslize das Águias no jogo seguinte, poderá assumir a liderança da competição.
Para além da luta “mano a mano” pelo título, aqueceu também enorme briga para conseguir a manutenção entre várias equipas, incluindo o histórico Clube de Futebol Os Balantas de Mansoa, que foi campeão três vezes na Guiné-Bissau.
Além de Mansoa, várias equipas ainda não conseguiram garantir a permanência na Guines Liga, nomeadamente o Sporting Clube de Bafatá, Binar FC, Arados de Nhacra, FC Pelundo, Os Tigres de São Domingos, Portos de Bissau, Flamengo de Pefine e FC Cuntum.
Embora faltem 12 pontos para disputar entre 16 clubes que disputam a Guines-Liga, mais quatros equipas estão numa zona bastante critica da tabela classificativa. Estas equipas são: Os Tigres de São Domingos, Clube de Futebol Os Balantas de Mansoa, Sporting Clube de Bafatá e o Binar FC.
Destas quatros equipas somente Os Tigres de São Domingos, a única que derrotou o Benfica e que não somou pontos nesta 26ª da Guines-Liga e as três formações todos somaram pontos. O histórico Balantas de Mansoa deslocou-se até Bissau e venceu a União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB), por 2 a 1.
Com esta vitória, a formação sediada no setor de Mansoa conseguiu regressar às vitorias e saiu do fundo da tabela classificativa. O clube nortenho, continua na zona critica com 23 pontos, mas está a frente do Sporting Clube de Bafatá e do Binar FC.
Já a formação do Sporting Clube de Bafatá, que viu o seu treinador, Tony Fundungo, abandonar o cargo devido a desorganização desta equipa, empatou 0 a 0 diante do seu vizinho Gabú.
A formação leonina da segunda capital do país conseguiu somar um ponto nesta jornada na luta para conseguir a manutenção na prova. Só nesta equipa desportiva já viu dois treinadores apresentarem as respetivas demissões, alegando as crises internas dentro clube.
O primeiro treinador que abandonou o cargo foi Infamara Dabó “Vando” e o segundo foi Tony Fundungo, recentemente.
Com este empate, Sporting Clube de Bafatá tem agora 23 pontos na tabela classificativa, estando somente a frente da equipa de Binar FC.
Já a formação de Binar FC conseguiu também somar um ponto nesta jornada. Esta equipa que depara com osproblemas internos empatou 1 a 1 frente ao Nuno Tristão FC Bula.
Em 26 jogos disputados, a formação de Binar FC venceu 4, empatou 9 e perdeu 12 jogos. Esta equipa é obrigada a vencer os restantes jogos, se não será condenada a baixar de divisão. Com este empate, o Binar FC tem agora 21 pontos na tabela classificativa.
Por seu turno, os Tigres de São Domingos, equipa que cortouo treinador do Benfica o sonho de terminar o campeonato sem derrota, foram derrotados no seu reduto pelos Portos de Bissau por 1 a 0, que conseguiu sacudir a pressão a volta da equipa.
Os Tigres de São Domingos perderam a oportunidade de somar três pontos na tabela classificativa no sentido de distanciarem-se dos seus diretos adversários nesta luta para garantir a manutenção.
Após a derrota diante dos Portos de Bissau, a equipa técnica do clube mostrou-se preocupada com a situação do clube, mas mostrou-se determinado para conseguir alcançar a manutenção na Guines-Liga.
Com esta derrota, os Tigres de São Domingos continuam com 24 pontos, enquanto os Portos de Bissau têm agora 30 pontos na tabela classificativa. O clube, que prometera muito no início da época desportiva, conseguiu regressar às vitorias após 6 jogos sem vencer.
A 26 ª jornada da Guines-Liga ficou marcada com o Congresso Eletivo na Federação de Futebol da Guiné-Bissau(FFGB), no último sábado, 29 de junho.
Num processo de muita polêmica na sequência da exclusão da candidatura de Adilé Sebastião pela Comissão Organizadora, o presidente do órgão, Carlos Mendes Teixeira “Caíto”, foi reeleito para mais um mandato.
Mendes Teixeira acabou por ser candidato único já que um outro concorrente, Dembo Sissé, presidente da Liga Guineense dos Clubes de Futebol(LGCF) apresentou a sua desistência, poucos minutos antes do início da votação que decorreu nos arredores de Bissau.
Resultados completos da 26ª jornada da Guines-Liga:
UDIB 1 Mansoa 2
Benfica 3 Pelundo 0
Binar 1 Bula 1
Sporting 3 Nhacra 1
Gabú 0 Bafatá 0
Cuntum 0 Canchungo 4
Pefine 4 Sonaco 1
São Domingos 0 Portos de Bissau 1
Classificação da Guines-Liga:
1 – Benfica tem 65 pontos,
2 – Canchungo tem 61 pontos,
3 – UDIB tem 42 pontos,
4 – Sporting 42 pontos,
5 – Gabú tem 40 pontos,
6 – Bula tem 35 pontos,
7 – Sonaco tem 34 pontos,
8 – Pelundo tem 33 pontos,
9 – Nhacra 32 pontos,
10 – Cuntum 30 pontos, menos um jogo,
11 – Portos de Bissau 30 pontos,
12 – Pefine tem 29 pontos,
13 – São Domingos tem 24 pontos,
14 – Mansoa 23 pontos,
15 – Bafatá tem 23 pontos,
16 – Binar tem 21 pontos
Por: Alison Cabral