A Seleção de Futebol da Guiné-Bissau ficou hoje inserida no grupo I da fase de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN’2025), a realizar-se em Marrocos. Os “Djurtus”, como é conhecida a seleção da Guiné-Bissau, terão como adversários as seleções do Mali, de Moçambique e da Eswatini.
O sorteio para a fase de qualificação para o maior torneio de futebol da África foi realizado em Joanesburgo (África do Sul), pela Confederação Africana de Futebol (CAF), entidade que dirige o futebol no continente.
A Guiné-Bissau, orientada pelo técnico luso-sãotomense, Luís Boa Morte, vai tentar garantir pela, quinta vez consecutiva, a presença no CAN. Nas últimas quatro participações, os Djurtus marcaram a presença sob batuta do antigo selecionador nacional, Baciro Candé.
De acordo com a CAF, as eliminatórias estão programadas para começar em setembro de 2024, de modo a determinar as 24 nações que competirão no maior evento futebolístico do continente africano.
Apenas os dois primeiros classificados de cada grupo avançam para a fase final, sendo que no Grupo K , só existe uma vaga, isto porque o Marrocos, anfitriã da prova, já tem a qualificação garantida.
A competição terá lugar em Marrocos, de 21 de dezembro de 2025 a 18 de janeiro de 2026.
De recordar que na sua apresentação em Bissau, o novo selecionador nacional, Luís Boa Morte, disse que tem como objetivo qualificar a seleção da Guiné-Bissau para a Taça das Nações Africanas (CAN’2025), que vai ser organizada por Marrocos.
“A nossa ambição é marcar presença no próximo CAN, que é algo que está ao nosso alcance”, afirmou Luís Boa Morte, salientando que a presença da Guiné-Bissau nesta competição deve ser olhada como natural.
Divisão dos grupos:
Groupo A: Tunisia, Madágascar, Comores, Gâmbia;
Groupo B: Morocos, Gabão, República Centro Africana, Lesotho;
Groupo C: Egito, Cabo Verde, Mauritânia, Botswana;
Groupo D: Nigeria, Benin, Líbia, Rwanda;
Groupo E: Algeria, Guiné Equatorial, Togo, Liberia;
Groupo F: Ghana, Angola, Sudão, Niger
Groupo G: Costa do Marfim, Zâmbia, Serra Leoa, Chade;
Groupo H: RD Congo, Guiné-Conacry, Tanzania, Etiópia;
Groupo I: Mali, Moçambique, Guiné-Bissau, Eswatini;
Groupo J: Camarões, Namíbia, Quénia, Zimbabwe;
Groupo K: África do Sul, Uganda, Congo, Sudão do Sul;
Groupo L: Senegal, Burkina Faso, Malawi, Burundi.
Por: Alison Cabral
Fonte: Inforpress CV