APU-PDGB ALERTA QUE SE O PR NÃO VOLTAR ATRÁS PODE ENFRENTAR UM “BLOCO FORTE” DE PARTIDOS

O Vice-presidente de Assembleia do Povo Unido-Partido Democrático daGuiné-Bissau (APU-PDGB), Augusto Gomes, advertiu esta quarta-feira, 17 de julho de 2024, que se o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, não voltar atrás para marcar as eleições presidenciais ainda  este ano, enfrentará um “bloco forte” de partidos, nomeadamente a Coligação PAI-Terra Ranka, o Movimento para a Alternância Democrática (MADEM G-15) e a Assembleia do Povo Unido-Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) e que isso “não será bom para ele”.

Anunciou aos jornalistas que, em breve, haverá uma reação de um bloco de partidos políticos, nomeadamente Aliança Kumba Lanta e o Fórum para Salvação da Democracia e de uma forma concerta e abrangente a Plataforma da Aliança Inclusiva (PAI Terra-Ranka),  sobre a marcação das eleições, porque “estamos em permanência concertação”.

Augusto Gomes disse que a APU-PDGB continua a esperar do Presidente da República a marcação das eleições presidenciais para este ano, porque “mesmo tendo  marcado as eleições legislativas, ainda é tempo de o chefe de Estado voltar atrás para fazer boas coisas”.

O dirigente da APU-PDGB afirmou  que as responsabilidades do Presidente da República vai no sentido de harmonizar as leis e trabalhar para a unidade nacional, através das leis que regem a República da Guiné-Bissau, pois  deve dar prioridade às questões essenciais do país,  a realização das eleições presidenciais até ao final de 2024.

“Esta reação é da APU-PDGB e está em conformidade com as dos partidos políticos  auscultados: a Coligação PAI TerraRanka, o Movimento para a Alternância Democrática (MADEM G-15)”, enfatizou. 

O político expressou a sua solidariedade ao Partido da Renovação Social “liderado legitimamente” por Fernando Dias da Costa.

“Penso que aquilo que aconteceu  viola e fere bastante a  democracia guineense, provoca uma sangria naquilo que são as evidências dos partidos políticos do país, porque vimos as manipulações para que o PRS chegasse a uma situação de bicefalia”, criticou.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *