FEDERAÇÃO DO DESPORTO AQUÁTICO PROMOVE CAMPANHA DE NOVOS TALENTOS PARA MODALIDADE

A Federação do Desporto Aquático da Guiné-Bissau lançou um programa com duração de seis meses, para a captação de novos talentos para a modalidade de Natação, em algumas regiões no interior do país, através do torneio náutico.

Esta ação, que vai decorrer entre junho e dezembro de 2024, tem como objetivo avaliar adolescentes e jovens, de 6 a 15 e 16 a 28, de ambos os sexos, visando formar atletas de alto rendimento para uma carreira internacional futuramente.

Esta iniciativa que visa preparar, desenvolver e dinamizar esta modalidade com vista a assegurar o acompanhamento dos atletas para o próximo ciclo olímpico 2024-2028, vai ainda permitir a Federação do Desporto Aquático realizar o Campeonato Nacional desta modalidade para selecionar os melhores atletas de ambos os sexos para as competições internacionais futuramente.

Neste quadro, a instituição federativa nacional já realizou a prospecção e retenção dos atletas na ilha de Bubaque e noPefine da Areia, região de Biombo. Posteriormente a Federação do Desporto Aquático vai realizar esta iniciativa na Ilha de Bolama, depois em Cacheu, São Domingos, Canchungo e Varela. Estas são as zonas escolhidas para fazer captação pelo organismo.

A informação foi transmitida esta terça-feira, 09 de julho, a seção desportiva do Jornal O Democrata, pelo Diretor Técnico Nacional da Federação do Desporto Aquático, Roger Té, durante uma entrevista, onde abordou as ações que estão a ser desenvolvidas pelo órgão internamente.

“Dificuldades em infraestruturas e financeiras dificultarammuito a realização das nossas atividades. Posteriormente tivemos apoio da Federação Internacional de Desportos Aquáticos (World Aquatics), através de um programa que nos permitiu realizar esta ação de captação de novos talentos que futuramente vão nos permitir organizar um Campeonato Nacional para escolhermos os melhores atletas da Guiné-Bisatle de ambos os sexos”, explicou Roger Té.

Segundo explicação de Té, a Guiné-Bissau vai participar no mês de outubro no Campeonato Africano da Zona-2 de Júnior e Sênior na Nigéria. Já no mês de dezembro do ano em curso, a Guiné-Bissau participará no Campeonato do Mundo da modalidade na Budapeste, Hungria. Té assegurou que na base deste campeonato nacional é que serão selecionados os atletas nacionais para participar nestas competições internacionais.

Té, que foi atleta de atletismo, não especificou o numero total que a federação nacional pretende obter durante esta campanha de prospecção, mas assegura que estão satisfeitos pelos números já alcançados em Bubaque e Pefine da Areia, graças a participação massiva dos jovens que tem sonho de se tornarem atletas profissionais.

O Diretor Técnico Nacional da Federação do Desporto Aquático, que realçou a presença de jovens raparigas nesta prospecção de novos talentos, lembrou que estes futuros atletas podem trabalhar com os serviços dos BombeirosHumanitários de Bissau no caso de um naufrágio acontecer no país.

Esta federação nacional vai ter um atleta nos Jogos Olímpicos Paris2024, que iniciam este mês na capital francesa. Trata-se de Pedro Fernandes Rogeri, que atualmente está fora do país a preparar a participação nesta competição onde vai representar a Guiné-Bissau.

Segundo explicação de Té, o atleta nacional de natação já participou em várias competições internacionais representando a Guiné-Bissau. Pedro Fernandes Rogeri participou no Campeonato Africano da Zona-2 em 2022 no Senegal, em 2023 participou no Campeonato do Mundo no Japão e no mês de março de 2024 participou nos jogos Africanos na Gana.

Por: Alison Cabral

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *