Jogos Olímpicos París2024: BUBACAR MANÉ ELIMINADO NO PRIMEIRO COMBATE DE JUDO DEVIDO A PENALIZAÇÃO

Após a eliminação do nadador guineense Pedro Rogery na estreia da Guiné-Bissau nos Jogos Olímpicos Paris2024 na quinta-feira última, mais um atleta nacional ficou de fora desta grande competição desportiva do mundo a decorrer na França.

Trata-se do judoca Bubacar Mané que foi eliminado no seu primeiro combate nos Jogos Olímpicos esta manhã na capital francesa Paris. Mané, que participou pela primeira vez na competição, foi eliminado por um atleta senegalês devido uma penalização.

De acordo com a informação divulgada pelo Comité Olímpico do país (COGB) a que a secção desportiva do Jornal O Democrata teve acesso. Mané acumulou durante o combate três cartões amarelos e no prolongamento acabou por receber a cartolina vermelha que ditou a sua eliminação da prova.

Com esta penalização, o judoca guineense da categoria dos 100kg ficou de fora dos 16avos da final dos Jogos Olímpicos Paris2024.

Em declaração à Rádio Difusão Nacional (RDN), o judoca guineense, Bubacar Mané, reconheceu que, na verdade, o combate foi difícil, “porque nos conhecemos muito bem, o combate foi muito fechado”.

“Deixar fechar em judo é penalidade, queria limitar a cair. Mas hoje, infelizmente as coisas não passaram como previstas,  não consegui atingir o objetivo que esperava”, notou o judoca, para de seguida assegurar que para ele, “é uma honra estar aqui, o caminho foi muito difícil, estava bem acompanhado.  Hoje estamos aqui não por azar, mas é assim a lei do esporte é assim”.

“Foi um pouco diferente do campeonato da África,  mas igual estou a pagar por penalidade. Mas como dizia, é a lei do esporte as vezes ganhamos, outras vezes perdemos. Hoje não era o meu dia”, disse.

Por seu turno, o treinador do atleta, Queba Darame, lamentou a eliminação de Bubacar Mané, mas prometeu que na futura edição dos Jogos Olímpicos, a Federação de Judo vai trabalhar para aumentar o números dos atletas nesta prova de forma a dignificar a Guiné-Bissau.

Segundo explicações de Darame, embora não se apurou para à próxima fase, o atleta guineense está bem disposto, uma vez que conseguiu realizar os seus sonhos de combater nas olimpíadas.

Amanhã, sábado, mais um atleta guineense vai entrar em ação nos Jogos Olímpicos e será o dia em que o atleta Seco Camará vai competir no Atletismo. No dia 04 e 05, atletas nacionais da modalidade de Luta Livre vão competir nos Jogos Olímpicos, Diamantino Luna Fafé e Bacar Ndum. 

Os dois atletas da luta são considerados a grande esperança da Guiné-Bissau para obter uma medalha nos Jogos Olímpicos Paris2024. Diamantino Luna Fafé na categoria de 57kg vai competir no dia 04 de agosto pelas 16h15 e Bacar Ndum na categoria de 74kh vai competir no dia 05 de agosto pelas 09h00 de manhã.

Já no dia 06 de agosto a modalidade Taekwondo vai entrar em ação, através do atleta guineense, Paivou Gomis, que também participa pela primeira vez nesta prova.

De salientar que o nadador guineense Pedro Rogery, o primeiro atleta da Guiné-Bissau a competir nos Jogos Olímpicos Paris2024, venceu na sua série de 50 metros livres masculinos , mas não conseguiu passar à fase seguinte da prova.

Pedro Rogery, que participou pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, com tempo de 28’34 (vinte oito segundos e trinta e quatro centésimas), uma marca que não lhe permitiu qualificar-se para as meias-finais dos 50 metros livres.

Por: Alison Cabral

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *