Guines-Liga: “O BENFICA FOI JUSTO VENCEDOR DO TÍTULO” – diz o treinador

O treinador do Sport Bissau e Benfica, Romualdo José da Silva, que conquistou o seu primeiro troféu como técnico pelos encarnados, afirmou que as “Águias foram um justo campeão nacional”, admitindo que o Benfica foi a equipa mais consistente, somou mais pontos e menos derrotas durante toda a temporada 2023-2024.

“O Benfica foi justo vencedor do Campeonato Nacional da primeira divisão (Guines-Liga). Foi a equipa mais consistente durante toda a prova.Somou mais pontos, sofreu  menos derrotas, marcou mais golos, tendo o melhor marcador da competição. Para além  desse feito, os encarnados de Bissau tiveram a melhor defesa da prova”, afirmou Romualdo José da Silva, salientando que o Benfica provou logo no início que seria campeão.

“Corrigimos os erros da época passada (2022-2023) e melhoramos muitas coisas nesta que já terminou. Será uma época [inesquecível] e memorável em todas as vertentes. Foi uma época muita especial para mim, por se tratar do primeiro troféu para mim como treinador”, enfatizou.

José da Silva falava durante uma entrevista concedida esta terça-feira, 06 de agosto, à seção desportiva do Jornal O Democrata na sede do clube encarnado, no centro da capital Bissau,  para falar do balanço da época desportiva que vai terminar no próximo domingo.

Satisfeito pelo título conquistado, o técnico guineense enalteceu o trabalho realizado pela Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF), organismo que realizou a prova, e o Conselho de Arbitragem da Federação de Futebol do país, bem como a confiança  depositada na sua pessoa pelo presidente do Benfica, Wilson Pereira Batista, para assumir o comando deste clube histórico do país.

“Quero agradecer a Deus, a todas as pessoas à minha volta, à minha família e à Direção do Benfica, principalmente ao presidente do clube pela coragem que teve de convidar-me para assumir o comando técnico desta equipa. Eu era o treinador que não tinha dados provas no Campeonato Nacional, mas acreditou sempre na minha pessoa para dar a minha contribuição no Benfica. Por isso, tenho que agradecê-lo”, insistiu.

Conhecido no mundo de futebol por “Aldo”, o treinador das Águias reconheceu que o Benfica teve dificuldades em jogar nos campos do interior da Guiné-Bissau, que não oferecem conforto aos jogadores do clube para revelarem os seus talentos, mas os encarnados conseguiram arrancar três vitórias nos campos do interior do país.

Aldo conseguiu fazer história nesta presente época desportiva, terminando a primeira volta da Guines-Liga sem derrota. Em 15 jogos disputados na primeira volta, o Benfica venceu 10 e empatou 5. Na segunda volta da prova, as Águias foram derrotas apenas pelos Tigres de São Domingos por 1 a 0, em São Domingos.

Satisfeito com esta proeza à frente do Benfica, Aldo afirmou que o clube que mais criou dificuldades a sua equipa em todos jogos que disputou na Guines-Liga foi o Binar FC, no jogo da segunda volta disputado no Estádio Lino Correia em Bissau. Nesta partida, o clube estava a vencer por 1 a 0, mas o Binar FC  empatou o jogo 1 a 1 perto dos 90 minutos e o Benfica apenas venceu a partida no tempo extra por 2 a 1.

Perspectivando o seu futuro para a temporada 2024-2024, o treinador o Benfica assegurou que é muito cedo falar do seu futuro, uma vez que está focado no jogo do final da Taça da Guiné-Bissau frente à União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB) no próximo domingo em Bissau.

“É muito cedo falar do meu futuro, porque vamos  jogar primeiro o final da Taça da Guiné, por isso estou muito focado no jogo da final da Taça, para fazer a dobradinha”, sublinhou Aldo.

O treinador guineense afirmou que a possibilidade de continuar no Benfica é mais evidente, porque todos os treinadores na Guiné-Bissau gostam de treinar um clube para ter sucesso desportivo.

Relativamente a sua ambição futura, Aldo pensa melhorar o seu nível de conhecimento como treinador que lhe permite treinar as ligas profissionais nos outros países.

Aldo, que tem como ídolo o treinador espanhol Pep Guardiola, que orienta o Manchester City, pediu apoio dos intervenientes no setor para que possa ter outra licença de treinador que lhe permita concretizar os seus sonhos.

Aldo foi jogador do Benfica por três temporadas, tendo vencido um Campeonato Nacional sob o comando do treinador Pedro Dias. Voltou ao clube na época 2022-2023, assumindo o cargo do treinador e na segunda temporada venceu o Campeonato Nacional. Para além do Campeonato Nacional, o Benfica está ainda na Taça da Guiné e  o Aldo pode fazer proeza esta época desportiva, se conquistar a Taça Guiné.   

Em 30 jogos realizados na Guines-Liga, o treinador encarnado venceu 21, empatou 8 e perdeu um diante dos Tigres de São Domingos, tornando-se num dos clubes que mais conquistou vitórias e teve o maior número de pontuação esta época desportiva.

Aldo iniciou a carreira como treinador na equipa de FC Cuntum em 2021-2022. Devido às boas indicações que deixou na equipa na reta final da prova transferiu-se para o Benfica.

Para além de treinador de futebol, o técnico guineense é o professor de educação física com a formação na Escola Nacional de Educação Física e Desportos (ENEFD).

Como jogador jogou no FC Cuntum, onde iniciou a carreira, Sport Bissau e Benfica e o Sporting Clube da Guiné-Bissau. Trabalhou com vários treinadores nacionais, Bucar Sanhá, João Pontes, Candeias, Pedro Dias, Marcelo Mendonça e Samba Sanhá.

Por: Alison Cabral

Foto: AC

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *