Jogos Olímpicos Paris2024: DIAMANTINO LUNA FAFÉ ELIMINADO NO COMBATE DE ESTREIA DA LUTA LIVRE

O atleta guineense da Luta Livre 57kg, Diamantino Luna Fafé, considerado grande esperança da Guiné-Bissau para conquistar uma medalha olímpica, foi eliminado esta quinta-feira, 08 de agosto de 2024, no combate de estreia nos Jogos Olímpicos Paris2024.

Luna Fafé foi derrotado esta manhã na capital francesa pelo albanês, Zelimkhan Abakarov, por 7 a 6, embora o atleta guineense e a delegação da Guiné-Bissau alegam que a equipa de arbitragem que dirigiu a luta beneficiou o adversário de Fafé.

Fafé, que até começou bem a luta, levando melhor o adversário a vencer por 5 a 0, mas acabou por ser penalizado com cartões amarelos e o árbitro da partida retirou-lhe um ponto a favor de Abakarov, durante o combate nas oitavas da categoria 57kg.

Embora tenha respeitado o resultado, o atleta guineense transmitiu ao jornalista da Rádio Difusão Nacional (RDN), Irama Turé, que o árbitro fez roubo, porque “a Guiné-Bissau é um país pequeno em relação a Albânia”.

“O que aconteceu durante o combate é a diferença entre os países, porque o nosso é pobre”, afirmou Diamantino Luna Fafé, salientado que está firme e determinado para continuar a lutar pela Guiné-Bissau.

Apesar de ter perdido o seu primeiro combate, a Federação da Luta da Guiné-Bissau (FLGB) estava a espera que o albanês, Zelimkhan Abakarov, vencesse a próxima luta para permitir Luna Fafé continuar nos Jogos Olímpicos Paris2024, mas o albanês acabou por perder minutos depois do seu combate com Fafé.

Em reação, o treinador de Diamantino Luna Fafé, Augusto Midana, disse que estava esperançoso na qualificação do atleta, mas lembrou que sempre a Guiné-Bissau foi penalizada nestas competições internacionais. 

Midana, que participou como atleta nos Jogos Olímpicos, afirmou que os próprios espectadores presentes no recinto ficaram chocados após a eliminação de Diamantino Luna Fafé.

A secção desportiva do Jornal O Democrata contatou o presente da FLGB, João Bernardino Soares da Gama, que confirmou a eliminação do atleta  e assegurou que a instituição federativa vai trabalhar para preparar o combate do jovem prodígio lutador, Bacar Midana, sobrinho do campeão Augusto Midana.

Conhecido por Bacar Ndum, o atleta guineense vai combater na prova de 74kg pelas 09 da manhã, tempo da Guiné-Bissau.

Os dois atletas da luta eram considerados a grande esperança da Guiné-Bissau para obter uma medalha nos Jogos Olímpicos Paris2024, mas Diamantino Luna Fafé acabou por ser eliminado, no seu primeiro combate. 

Os Jogos Olímpicos de 2024 decorrem de 26 de julho a 11 de agosto, e os Paraolímpicos, de 28 de agosto a 8 de setembro.

Nos últimos Jogos Olímpicos Tóquio 2021, a Guiné-Bissau participou com quatro atletas, dois de luta, um de judo e um de atletismo. 

Trata-se de Augusto Midana, Diamantino Luna Fafé, Taciana Baldé e Seco Camará.

Por: Alison Cabral

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *