A União Desportiva Internacional de Bissau(UDIB) venceu a Taça da Guiné em futebol da época desportiva 2023-2024, sucedendo o FC Canchungo, que ganhou este troféu na temporada passada.
Os rapazes da avenida Amílcar Cabral bateram o Sport Bissau e Benfica, atual campeão nacional, por 3 a 1 e conquistaram a Taça da Guiné na marcação das grandes penalidades.
A partida realizada no Estádio Lino Correia em Bissau, assistida por multidões de adeptos e amantes de futebol, incluindo o secretário de Estado da Ordem Público, José Carlos Macedo “Zé Carlos”, terminou empatada 1 a 1 nos 90 minutos regulamentares.
Foi um jogo bastante equilibrado entre as duas equipas que militam na primeira divisão do futebol nacional, embora as Águias tivessem maior controlo de posse de bola no jogo. Apesar de várias ocasiões no jogo para ambas formações, a primeira parte terminou empatada 0 a 0.
Já na segunda parte, a partida foi diferente, uma vez que as duas equipas entraram com objetivo de fazer rapidamente para estar na frente do marcador com lances de golos nas duas balizas.
Aos 71 minutos do desafio, a equipa da UDIB beneficiou de uma grande penalidade que fez vibrar os seus adeptos e dirigentes nas bancadas de Lino Correia, mas foi desperdiçada pelo seu jogador Edy Pedro Lopes.
Após perder a oportunidade de estar na frente do marcador neste último jogo da época desportiva 2023-2024, o Benfica assumiu o controlo do jogo, criando enormes dificuldades a defensiva da UDIB.
Com esta investida, o campeão nacional abriu o marcador aos 86 minutos por intermedio do jovem avançado Edmundo Monteiro, após um erro grosseiro do guarda-redes da UDIB, Emil Djata.
Estando em frente o marcador, o treinador do Benfica, Romualdo José da Silva “Aldo”, fez alterações no jogo, tirando os jogadores ofensivos metendo jogadores defensivos. Quando todos os adeptos estavam a espera do árbitro para terminar o jogo, a UDIB igualou a partida, deixando incrédulos os adeptos do Benfica.
O golo da UDIB foi apontado por Desiré Mendes no tempo extra da partida que fez os adeptos do clube vibraram nas bancadas de Lino Correia. Após o golo do empate a equipa da arbitragem terminou a partida.
As duas equipas foram para o prolongamento e o Benfica novamente assumiu o controlo do jogo, mas a equipa da UDIB bloqueou completamente as investidas dos encarnados. Na partida do prolongamento, o Benfica esteve perto de fazer o segundo golo, mas o guardião da UDIB fez uma enorme defesa evitando o golo das Águias.
Apesar ter estado melhor na maior parte do jogo, o Benfica não gostou do trabalho da equipa de arbitragem. Foram visíveis as constantes críticas da equipa técnica do Benfica ao arbitro central que levou um dos adjuntos treinadores a ser expulso da partida.
As duas equipas foram chamados a marcação das grandes penalidades e a UDIB teve maior sucesso, acabando por vencer a partida por 3 a 1. Com esta vitória, o Benfica perdeu a oportunidade de fazer dobradinha na presente época desportiva.
Apesar das criticas a equipa de arbitragem, não houve incidentes na partida e o Benfica mostrou fair-play após a derrota nesta final da Taça da Guiné, que foi realçado pelo presidente da UDIB, Fidelis Forbs.
Em declaração aos jornalistas após o jogo, o treinador do Benfica, Romualdo José da Silva “Aldo”lamentou as perdas das grandes penalidades dos jogadores e afirma que a UDIB foi justo vencedor. Conhecido entre amigos por “Aldo”, o técnico encarnado diz que agora o clube vai começar a preparar-se para próxima época desportiva.
Por seu turno, o treinador da UDIB, Bentem Culubali, reconheceu que o Benfica é uma grande equipa pelo trabalho que tem desenvolvido nos últimos 10 anos no futebol nacional, mas mostrou-se contente pela conquista do seu clube.
Culubali, que foi jogador e treinador do Benfica, realçou o desempenho do seu guarda redes na marcação das grandes penalidades, uma vez que foi determinante na conquista da Taça da Guiné.
De salientar que nos dois jogos realizados no Campeonato Nacional da primeira divisão desta época desportiva, o Benfica saiu vencedor em ambas a partidas. Com esta derrota, o Benfica sofreu a sua segunda derrota está temporada.
A primeira derrota que o Benfica sofreu foi no Campeonato Nacional frente aos Tigres de São Domingos na segunda volta competição. A partida foi disputada no recinto dos Tigres de São Domingos e o Benfica perdeu por 1 a 0.
O Benfica, campeão nacional vai defrontar a UDIB, vencedor da Taça da Guiné no jogo da Super Taça que abrirá a próxima temporada 2024-2025.
Por: Alison Cabral