GOVERNO DEFENDE A CRIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS QUE INCENTIVAM A PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS NA VIDA PÚBLICA

A Ministra da Comunicação Social e Porta-voz do Governo, que também acumula a pasta da Cultura, Juventude e Desportos, Maria Conceição Évora, defendeu que é essencial apoiar os esforços da juventude criando políticas que incentivem a participação ativa e significativa dos jovens em todos os aspectos da vida pública.  

A governante falava esta segunda-feira, 12 de agosto de 2024, na cerimónia de comemoração do dia Internacional da Juventude sob o lema: “Dos Cliques ao Progresso: Percursos Digitais dos Jovens para o Desenvolvimento Sustentável”.

O Dia Internacional da Juventude é uma data instituída por resolução da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999, em resposta à recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa, de 8 a 12 de agosto de 1998, de formas a chamar atenção dos governantes para as questões da juventude. 

A ministra afirmou na sua comunicação que o dia internacional da Juventude convida toda a sociedade a refletir sobretudo agir em prol do futuro da nação guineense. Acrescentou que o lema escolhido este ano para a comemoração do dia internacional da juventude destaca a importante relação entre a digitalização e a aceleração de progressos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) destacando as contribuições fundamentais dos jovens no processo de transformação.    

Maria Conceição Évora destacou a importância dos jovens como agentes de mudança e transformação da sociedade guineense.

A governante avançou que o dia internacional da juventude se afirma como oportunidade de chamar atenção da comunidade internacional para as questões juvenis e também procurar realçar a importância da juventude para o progresso da sociedade e do desenvolvimento sustentável.

Por sua vez, Abulai Djaura, presidente da Rede Nacional das Associações Juvenis (RENAJ), em nome da juventude guineense, defendeu que o dia internacional da juventude representa e convida a toda sociedade em geral a uma reflexão conjunta sobre o papel que a juventude joga para o desenvolvimento de qualquer sociedade.

Abulai Djaura disse que não há um mundo próspero, que possa evoluir e que possa alcançar e cumprir os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável sem aposta na juventude.

Abulai Djaura defendeu que a juventude guineense contínua a enfrenta enormes dificuldades que vão desde o acesso ao ensino de qualidade, acesso ao nível sanitário, falta de emprego e empregabilidade, vulnerabilidade de quadros políticos e dificuldades no que tem a ver com as políticas claras que possam apoiar as iniciativas empreendedoras.   

Perante esta situação, Djaura convidou ao governo no sentido de apostar cada vez mais na juventude para a transformação social, económica e política de Guiné-Bissau, para de seguida encorajar todos os jovens a continuarem a trabalhar para o bem da Guiné-Bissau independentemente das dificuldades.

Por: Carolina Djeme

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *