PRESIDENTE DA FFGB RECONHECE QUE O FUTEBOL FEMININO MERECE ATENÇÃO DAS AUTORIDADES NACIONAIS 

O presidente da Federação Nacional de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), Carlos Mendes Teixeira “Caíto”, reconheceu que o futebol feminino merece atenção das autoridades nacionais e da instituição federativa nacional que dirige, como também enalteceu ainda as boas prestações do futebol feminino nos últimos anos nas competições internacionais.

“Não podemos fugir daquilo que é a verdade. Sabemos que é preciso mais atenção ao futebol feminino, o que não tem sido o caso, porque é notório”, afirmou Caíto Teixeira, lembrando que “hoje temos uma grande seleção feminina de futebol que precisa de mais amparo e mais atenção, isso é uma verdade”, acrescentou na sua declaração aos jornalistas no domingo último, 11 de agosto de 2024, no final do jogo da Taça da Guiné entre o Benfica e a UDIB no Estádio Lino Correia, em Bissau, como objetivo de fazer balanço da época desportiva 2023-2024, que terminou com a realização deste jogo entre as duas equipas históricas da Guiné-Bissau.

CAITO FELICITA BENFICA E UDIB PELA CONQUISTA DA GUINES-LIGA E TAÇA DA GUINÉ

Carlos Mendes Teixeira “Caíto”, felicitou o Sport Bissau e Benfica e a União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB) pela conquista do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão (Guines-Liga) e da Taça da Guiné da presente época desportiva 2023-2024, respetivamente.

“Uma palavra de agradecimento a todos os intervenientes de futebol começando pelos os jogadores, presidentes dos clubes, adeptos, simpatizantes e a Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF) e o executivo para mais uma época extraordinária, porque é preciso estar em sintonia para que as coisas corram da melhor forma possível”, disse.

“Neste sentido é para parabenizar a equipa do Benfica pelo seu “fair-play” demonstrado em campo, uma vez que venceu o título nacional em masculino e feminino, mas hoje perdeu a Taça da Guiné, porque foi um campeão que aceitou a derrota de uma forma normal. Felicitar ainda a UDIB pela conquista da Taça da Guiné em futebol e penso que vamos chegar a uma época desportiva no sentido de tirarmos as ilações sobre o que correu bem e mal para projetar a próxima temporada”, declarou Carlos Mendes Teixeira “Caíto”.

Na ocasião, o presidente do organismo que tutela o futebol nacional também enalteceu o trabalho dos jornalistas desportivos na cobertura e divulgação das informações desportivas nos respetivos órgãos de comunicação social do país.

Para além deste final da Taça Guiné entre o Benfica e a UDIB, foi realizado no último fim de semana, o jogo da final do Campeonato Nacional da segunda divisão feminina.

A ocasião serviu para Teixeira abordar vários assuntos ligados ao futebol nacional, com destaque para o futebol feminino do país.

O presidente da FFGB, reconheceu que o futebol feminino merece atenção das autoridades do país e da instituição federativa nacional, como também enalteceu ainda as boas prestações do futebol feminino nos últimos anos nas competições internacionais.

Reconheceu ainda as dificuldades do futebol feminino, lembrando aos amantes de futebol que a FFGB não pode sozinho assumir todas as despesas das várias seleções nacionais, incluindo as das seleções femininas da Guiné-Bissau.

“Sabemos que o executivo tem várias prioridades e não podemos sistematicamente sufocar o governo. As seleções nacionais não são da FFGB, porque é importante que esta afirmação seja bem clara, mas estamos a trabalhar naquilo que é a nossa prioridade”, acrescentou Teixeira durante na longa conversa com a imprensa.

Em representação do executivo no final da Taça da Guiné, o secretário de Estado da Ordem Pública, José Carlos Macedo “Zé Carlos”, realçou o trabalho desenvolvido pela FFGB e a LGCF pela competitividade e o espetáculo de futebol demonstrado pelos clubes ao longo do Campeonato Nacional, que terminou recentemente.

“Quero felicitar do fundo de coração em nome do governo o esforço da federação de futebol e da Liga dos Clubes pelo brilhante campeonato nacional que realizaram este ano, em particular pelos jogos que eu assisti, em Bissau, Mansoa, Gabú, Bafatá e Canchungo, que foram muito competitivos. Por isso, quero felicitar estes dois órgãos porcontinuarem a desenvolver o futebol nacional”, apelou José Carlos Macedo “Zé Carlos”.

A época desportiva 2023-2024 já terminou no último fim de semana. O Benfica de Bissau foi campeão nacional, a UDIB venceu a Taça da Guiné em futebol. O Sporting Clube de Bafatá e o Binar FC desceram de divisão esta época desportiva.

O jovem avançado Adulai Jaló foi o melhor marcador do Guines-Liga com 16 golos. Com três golos marcados nas eliminatórias da Taça Guiné a jovem promessa totaliza 19 golos na temporada 2023-2024.

Já o FC Cumura e a Háfia FC Bafatá conseguiram garantir pela primeira vez a subida de divisão. As duas equipas vão jogar na primeira divisão da próxima época desportiva 2024-2025. No jogo para decidir o campeonato nacional da segunda divisão, o FC Cumura venceu por 4 a 1 em Bissau.

Na categoria feminina, o Benfica foi campeão nacional da primeira divisão e FC Cumura foi campeão nacional da segunda divisão.

Por: Alison Cabral

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *