
O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló exonerou Cipriano Mendes Pereira, do cargo do Secretário de Estado das Comunidades, através do Decreto n.° 31 /2024, datado de 17 de agosto (sábado).
O governante agora exonerado é dirigente do Movimento para Alternância Democrática – Grupo dos 15 (MADEM-G15), uma formação política que vive uma crise política interna.
O político foi nomeado para o cargo que deixa agora no dia 20 de dezembro de 2023, por decreto presidencial n.° 77/2023, depois da queda do governo de Coligação Plataforma Aliança Inclusiva – Terra Ranka.
Nhina, como é chamado pelos seus próximos é também deputado da Nação eleito na lista do MADEM no círculo eleitoral 20 (região de Cacheu) e decidiu participar na reunião do Conselho Nacional do MADEM-G15.
Os membros do Conselho Nacional que reuniram ontem sob a liderança do Coordenador nacional, Braima Camará aprovaram a retirada de confiança política ao Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, proposta por um grupo de dirigentes do MADEM-G15, pelas “reiteradas violações das leis da República”.
Um grupo de dirigentes ‘inconformados’ composto por maioria dos vice-presidentes do MADEM, realizaram o primeiro Congresso extraordinário durante o qual foi eleita Hadja Satu Camará, nova Coordenadora Nacional do Movimento para a Alternância Democrática – Grupo 15 (Madem-G 15).
Por: Assana Sambú