
O novo embaixador do Reino de Espanha na Guiné-Bissau, Henrique Conde León, garantiu esta terça-feira, 27 de agosto de 2024, que a Espanha está determinada a continuar a acompanhar a Guiné-Bissau, lado a lado, no seu caminho até à consolidação política e ao progresso socioeconómico.
Assegurou que enquanto Embaixador do Reino de Espanha na Guiné-Bissau fará tudo o que estiver ao seu alcance para o bem-estar do povo guineense, tendo reiterado o compromisso e a firme vontade de fortalecer os laços de amizade entre a Guiné-Bissau e o Reino de Espanha nos domínios da política económica, comercial, cooperação, segurança e justiça.
O diplomata espanhol falava esta terça-feira aos jornalistas depois de ter entregue as cartas credenciais ao presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, no Palácio da Presidência, em Bissau.
Aos jornalistas, Henrique Conde Leon afirmou que as relações bilaterais entre os dois Estados atravessam um bom momento, que ficou demostrado com a visita à Guiné-Bissau do ministro dos Negócios Estrangeiros, União Europeia e Cooperação em janeiro de 2023 e um mês depois o presidente guineense Embaló fez uma viagem oficial à Espanha, sendo a primeira de um chefe de estado da Guiné-Bissau, desde a sua independência.
“As minhas primeiras palavras são de agradecimento às autoridades e ao povo guineense, pela cautelosa receção dispensada em pouco tempo da minha estadia na Guiné-Bissau. Sinto-me em casa. Transmiti ao Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, saudações e bons desejos a sua majestade o Rei de Espanha, Felipe VIº, para as autoridades e para o povo guineense. Começo no meu posto como embaixador, com a firme vontade de fortalecer os laços de amizade de dois países amigos, Espanha e Guiné-Bissau, em todas as ordens, política, económica, comercial, cooperação, segurança, justiça e cultura”, sublinhou.
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A