Qualificação CAN’2025: DUAS ESTREIAS NA CONVOCATÓRIA PARA DUPLA JORNADA DO APURAMENTO 

O Selecionador Nacional de Futebol, o luso-são tomense, Luís Boa Morte anunciou hoje a lista dos convocados para a dupla jornada da fase da qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN’2025) a realizar-se em Marrocos.

Na lista divulgada na página oficial do Facebook da Federação Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), que a secção desportiva do Jornal O Democrata consultou, Manuel Issufe Djaló e Gilberto Batista são as grandes novidades na convocatória do técnico nacional, Boa Morte.

Dois jogadores que atuam na UNA Strassen e Moreirense, merecem pela primeira vez, a confiança do Selecionador Nacional, Luís Boa Morte para integrar a convocatória para a fase final do CAN. Batista, que chegou a ser convocado pela antiga equipa técnica liderada por Baciro Candé em 2022, acabou por declinar a  jogar pela Guiné-Bissau a favor de Portugal.

Boa Morte, que chegou ao país recentemente na companhia da restante equipa técnica com excepção de Aneximenes Pereira, que chegará nos próximos dias, chamou 25 jogadores para os dois jogos do apuramento para o CAN.

Nesta lista da convocatória com duas novidades, destaque vai ainda para cinco regressos na convocatória do Selecionador Nacional em relação aos últimos dois jogos de fase do apuramento para o Mundial 2026.

Trata-se de Esmiraldo Sá “Jardel”, Carlos Mané, Dálcio Gomes, Zidane Banjaqui e Nanú.

Já em relação ausência destaque vai para Prosper Mendy, Tony Silva, Morreto Cassamá, Jonas Mendes, Bacari Sissé e Sene Camará. Sissé e Camará são dois jogadores que atuam no Campeonato Nacional do país (Guines-Liga). 

Nesta convocatória hoje divulgada pelo técnico luso-são tomense, não está convocado nenhum jogador que atua no país, uma vez que a Guines-Liga terminou recentemente.

Os “Djurtus”, como é conhecida a Selecção da Guiné-Bissau, que vai a procura da quinta qualificação consecutiva para o CAN, está inserida  no grupo I do apuramento para esta maior competição de futebol africana e vão defrontar a sua congénere de Eswatine no dia 05 de setembro no Estádio Nacional 24 de Setembro em Bissau.

Cinco dias depois do primeiro jogo, a primeira jornada de fase da qualificação para o CAN, a Guiné-Bissau vai deslocar-se até Maputo para defrontar a sua congénere de Moçambique.

Aqui está a lista de convocados do Selecionador Nacional de Futebol, Luís Boa Morte, divulgada esta quarta-feira, 28 de agosto: 

Guarda-redes: Fernando Embadje, Manuel Djaló e Manuel Issufe Djaló;

Defesas: Jefferson Encada, Fali Candé, Opa Sangante, Marcelo Djaló, Sori Mané, Sambinha, Nanú, Gilberto Batista; 

Médios: Bura, Janio Bikel, Alfa Semedo, Dálcio Gomes, Carlos Mané e Zidane Banjaqui; 

Avançados: Famana Quizera, Mama Baldé, Franculino Djú, Zé Turbo, Marciano Sanca Tchami, Jardel, Elves Baldé e Romario Baldé.

De salientar que o novo Selecionador Nacional de Futebol, Boa Morte, que fez a sua estreia oficial como técnico dos “Djurtus” no jogo diante da Etiópia com o empate 0 a 0 em Bissau, agora está a fazer a sua estreia em partida da qualificação para o próximo CAN, a maior competição de futebol do continente.

Em dois jogos oficiais como técnico nacional, Boa Morte empatou ambos, embora a Guiné-Bissau realizasse notáveis em partidas realizadas no único estádio com condições para receber os jogos internacionais no país.

O Comité Executivo da Confederação Africana de Futebol(CAF), entidade que tutela o futebol em África, decidiu atribuir o CAN 2025 a Marrocos.

Marrocos possui estádios de nível mundial. Aliás, as suas infraestruturas têm sido bastante elogiadas, inclusive pelos dirigentes da FIFA, dada a qualidade, isso para não falar das excelentes estradas por todo o Reino.

Por: Alison Cabral

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *