Qualificação CAN’2025: DJURTUS CHEGARAM AO PAÍS COM AMBIÇÃO MÁXIMA PARA VENCER ESWATINE

A seleção nacional de futebol “Djurtus” chegou hoje à capital Bissau com “ambição” para iniciar a fase de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN’2025), com uma vitória diante da sua congénere de Eswatine para o grupo I desta maior competição de futebol em África.

Dos 25 jogadores convocados pelo selecionador nacional, o luso santomense Luís Boa Morte, para a dupla jornada do apuramento para o próximo CAN, a maioria já se encontra na Guiné-Bissau para iniciar a preparação do jogo com a Eswatine no dia 05 de setembro em Bissau.

De acordo com uma fonte da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) contactada pela secção desportiva do jornal O Democrata, apenas três jogadores selecionados por Luís Boa Morte não chegaram ainda ao país. Trata-se de Mama Baldé, Marcelo Djaló e Opa Sangante.

A fonte assegurou que os três jogadores deverão estar no país ainda esta terça-feira, ou seja à noite, para tomar parte no jogo entre as duas seleções africanas.

Em declarações aos jornalistas no aeroporto internacional Osvaldo Vieira em Bissau, o avançado da seleção nacional, Carlos Mané, assegurou que o jogo diante da Eswatine não será fácil, mas garantiu que os jogadores vão dar o seu melhor no sentido de garantir os três pontos da partida.

“Não será uma partida fácil para nós como toda gente sabe, mas vamos dar o nosso melhor para garantir os três pontos na primeira jornada”, afirmou Carlos Mané, salientando que a seleção da Eswatine tem uma boa equipa, mas mostrou-se confiante que a Guiné-Bissau vai vencer o jogo.

Visivelmente confiante, Mané realçou que o grupo de trabalho liderado por Luís Boa Morte tem bons jogadores, por isso é fundamental a Guiné-Bissau aproveitar os seus talentos para dar alegria ao povo nesta nova fase de qualificação do CAN.

O grupo de trabalho da seleção nacional integra duas novas caras. Trata-se de Manuel Djaló e Gilberto Batista, respetivamente. Os dois jovens jogadores mereceram a aposta do técnico nacional e foram convocados, pela primeira vez, para a seleção.

Na sua curta declaração à imprensa, Gilberto Batista, que joga no Moreirense da primeira liga portuguesa de futebol, disse que é uma felicidade enorme vestir pela primeira vez a camisola da seleção nacional.

“Foi fácil aceitar o convite para representar a seleção da Guiné-Bissau, porque é meu país, por isso estou com alegria enorme por estar presente neste grupo de trabalho”, justificou Batista, ladeado pelos jornalistas.

Batista espera por isso um trabalho árduo da seleção nacional no jogo com a Eswatine, tendo em vista os jogos da Guiné-Bissau nesta fase de qualificação para a próxima edição do CAN a realizar-se em Marrocos.

O jovem defesa central, formado no Sporting Clube de Portugal, que chegou a ser convocado pela antiga equipa técnica liderada por Baciro Candé em 2022, acabou por declinar o convite de jogar pela Guiné-Bissau a favor de Portugal.

Na lista dos 25 jogadores convocados pela equipa técnica, houve alteração devido à lesão de Marciano Sanca Tchami. O jovem avançado que joga no Bétis de Espanha ficou de fora e entrou para o seu lugar  o defesa direito do Sport Bissau e Benfica, Sene Camará.

Camará, de 20 anos de idade, já tinha sido convocado nos últimos dois jogos da Guiné-Bissau do apuramento para o mundial 2026, diante da Etiópia e do Egito, mas acabou por não ser utilizado pelo selecionador nacional em ambas as partidas.

De acordo com o gabinete de comunicação da FFGB, a seleção vai ainda treinar esta tarde no Estádio Nacional 24 de setembro. Amanhã, fará o último treino às 14h00 e depois o selecionador nacional fará a antevisão desta parte. A seleção da Eswatine também já chegou ao país. A comitiva adversária chegou ao país ontem.

Os “Djurtus”, como são conhecidos os rapazes de Luís Boa Morte, procuram a quinta qualificação consecutiva para o CAN. O país está inserido no grupo I do apuramento para esta maior competição de futebol africana e vai defrontar a sua congénere da Eswatine no dia 05 de setembro no Estádio Nacional 24 de Setembro em Bissau.

Cinco dias depois do primeiro jogo, a primeira jornada de fase da qualificação para o CAN, a Guiné-Bissau desloca-se até Maputo para defrontar a sua congénere de Moçambique, um país lusófono que conhece muito bem.    

Por: Alison Cabral

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *