Qualificação CAN’2025: MALI E MOÇAMBIQUE EMPATAM E ENTREGAM A LIDERANÇA À GUINÉ-BISSAU 

As seleções do Mali e do Moçambique empataram 1 a 1 ontem, em partida do grupo I do apuramento para o Campeonato Africano das Nações (CAN’2025) em futebol na capital maliana, Bamoko, no jogo da primeira jornada do acesso a esta competição. 

Os Mambas, como é conhecida a seleção de Moçambique, foi a primeira a abrir o marcador nesta partida que iniciou 19h00 desta sexta-feira, com um golo apontado pelo jogador do Sporting Clube de Portugal, Geny Catamo, aos 37 minutos da primeira parte. 

Com este golo do jovem leonino, a seleção moçambicana terminou a primeira parte em vantagem, criando enorme pressão a seleção adversária, considerado como a favorita do grupo, onde está a seleção da Guiné-Bissau.

Já na segunda parte, a seleção do Mali entrou com outra postura com o objetivo de igualar a partida, assumindo o controlo de posse de bola nos minutos iniciais.

Aos 52 minutos, a seleção maliana conseguiu restabelecer a igualdade no marcador, graças ao golo apontado por Bissouma, depois da assistência de Doucouré.

Mesmo entrando melhor na segunda parte, a seleção do Mali não conseguiu mais fazer golo e o resultado ficou em 1 a 1. 

Após este empate entre as duas seleções, a liderança do grupo I foi entregue à seleção da Guiné-Bissau com três pontos na tabela classificativa do apuramento para o próximo CAN a realizar-se em Marrocos.

Os ‘Djurtus’, que procuram a quinta presença consecutiva na maior competição organizada pela  Confederação Africana de Futebol (CAF), venceram em casa a seleção de Eswatini por 1 a 0 na passada quinta-feira. 

Em partida da primeira jornada do grupo I realizada no Estádio 24 de Setembro em Bissau, a Seleção Nacional mostrou-se superior ao adversário, principalmente na primeira parte e conseguiu somar os primeiros três pontos no grupo.

O único golo da partida foi apontado por Bura, um dos capitães da seleção nacional, aos 13 minutos da partida, um tento que daria a vitória a Guiné-Bissau.

Embora a Seleção Nacional mostrasse ser uma equipa mais experiente, a seleção de Eswatini melhorou bastante na segunda parte, criando vários lances que poderiam dar em golo.

A partida acabou por terminar com o triunfo da Guiné-Bissau por 1 a 0, dando alegria aos adeptos guineenses que estavam no recinto do jogo. Foi uma partida sem grandes incidentes, embora na segunda parte a equipa de arbitragem que veio de Benin teve de dar uma cartolina amarela a alguns jogadores de ambas seleções.

Já na segunda jornada do grupo I que será realizada na próxima semana, a seleção de Moçambique vai ser adversário da Guiné-Bissau, de acordo com o calendário da CAF, que a secção desportiva do Jornal O Democrata consultou.

A partida entre as duas seleções lusófonas terá lugar na capital moçambicana na próxima terça-feira, 10 de setembro. 

Em declarações aos jornalistas após o jogo contra o Eswatini, o selecionador nacional, Boa Morte, enalteceu que a seleção moçambicana é uma equipa superior ao Eswatini, mas lembra que a Guiné-Bissau não vai temer o adversário, tanto em Maputo e bem como em Bissau.

Satisfeita com triunfo da Seleção Nacional, a ministra da Juventude Cultura e Desportos, Maria da Conceição Évora, espera que a Guiné-Bissau consiga trazer um resultado positivo nesta partida frente a seleção de Moçambique. 

Em curta declaração a O Democrata, Conceição Évora, que foi presidente do Atlético de Bissorã, acredita que a Guiné-Bissau vai marcar presença no próximo CAN.

Após a vitória de quinta-feira, a Seleção Nacional realizou nesta sexta-feira uma sessão de treinos no Estádio Nacional, longe da imprensa desportiva.

De acordo com o gabinete de comunicação da Federação Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), os Djurtus vão deixar o país na madrugada deste sábado, com destino a Moçambique para o jogo da segunda jornada do apuramento para o CAN”2025.

Após o cumprimento da primeira jornada do grupo I, a Guiné-Bissau lidera com três pontos na tabela classificativa, seguida de Moçambique e Mali, ambos com um ponto cada. No último lugar está a seleção de Eswatini com zero pontos.

A seleção de Eswatini vai defrontar a sua congénere do Mali na segunda partida do acesso ao próximo CAN.

Por: Alison Cabral

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *